Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

As dificuldades na aprendizagem da Matemática no ensino fundamental: desenvolvido com os professores do município de Capanema-PA

Mathematics learning is fundamental for the cognitive development of students in elementary school, being a discipline that often presents challenges for both students and teachers. The objective of this research is to identify and analyze the main learning difficulties in mathematics in Elementary...

ver descrição completa

Autor principal: SILVA, Nádia Monteiro Santiago
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5988
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-5988
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-59882023-08-12T03:05:43Z As dificuldades na aprendizagem da Matemática no ensino fundamental: desenvolvido com os professores do município de Capanema-PA SILVA, Nádia Monteiro Santiago BRITO, Maria Augusta Raposo de Barros http://lattes.cnpq.br/2901548863922915 Matemática Ensino Aprendizagem Dificuldades Mathematics Teaching and learning Difficulties CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Mathematics learning is fundamental for the cognitive development of students in elementary school, being a discipline that often presents challenges for both students and teachers. The objective of this research is to identify and analyze the main learning difficulties in mathematics in Elementary School faced by Mathematics teachers in the municipality of Capanema/PA, and to propose a pedagogical strategy to overcome these difficulties. The predominantly qualitative methodology with a bibliographical review to reflect on the studies and theories related to learning Mathematics at this level of education, a questionnaire was answered in the Google Forms.app application, containing 20 open questions that offered the Mathematics teacher to use their words to answer the questions. Based on the literature review and data analysis, teachers cited alternative teaching methods, differentiated teaching resources or training programs for teachers to provide improvements in teaching and learning in mathematics. As a result, we hope that the proposed pedagogical strategy developed can help teachers in teaching Mathematics, improving student learning and promoting a more effective teaching in this discipline. A aprendizagem da Matemática é fundamental para o desenvolvimento cognitivo dos alunos no ensino fundamental, sendo uma disciplina que muitas vezes apresenta desafios tanto para os estudantes quanto para os professores. O objetivo desta pesquisa é para identificar e analisar as principais dificuldades de aprendizagem na matemática no Ensino Fundamental enfrentadas pelos professores de Matemática no município de Capanema/PA, e propor uma estratégia pedagógica para superar essas dificuldades. A metodologia predominantemente qualitativa com revisão bibliográfica para refletir sobre os estudos e teorias relacionadas à aprendizagem da Matemática nesse nível de ensino, foi respondido um questionário no aplicativo Google Forms.app, contendo 20 perguntas abertas que ofereceram ao professor de Matemática usar de suas palavras para responder as questões. Com base na revisão bibliográfica e na análise dos dados, os professores citaram métodos de ensino alternativos, recursos didáticos diferenciados ou programas de formação para os professores para proporcionar melhorias no ensino e na aprendizagem em matemática. Como resultando, esperamos que a proposta de estratégia pedagógica desenvolvida possa auxiliar os professores no ensino da Matemática, melhorando a aprendizagem dos alunos e promovendo um ensino mais efetivo nessa disciplina. 2023-08-11T20:02:38Z 2023-08-11T20:02:38Z 2023-06-20 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SILVA, Nádia Monteiro Santiago. As dificuldades na aprendizagem da Matemática no ensino fundamental: desenvolvido com os professores do município de Capanema-PA. Orientadora: Maria Augusta Raposo de Barros Brito. 2023. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Faculdade de Matemática. Polo Capanema, Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança-PA, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5988. Acesso em: . https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5988 Acesso Aberto
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Matemática
Ensino
Aprendizagem
Dificuldades
Mathematics
Teaching and learning
Difficulties
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Matemática
Ensino
Aprendizagem
Dificuldades
Mathematics
Teaching and learning
Difficulties
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
SILVA, Nádia Monteiro Santiago
As dificuldades na aprendizagem da Matemática no ensino fundamental: desenvolvido com os professores do município de Capanema-PA
topic_facet Matemática
Ensino
Aprendizagem
Dificuldades
Mathematics
Teaching and learning
Difficulties
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Mathematics learning is fundamental for the cognitive development of students in elementary school, being a discipline that often presents challenges for both students and teachers. The objective of this research is to identify and analyze the main learning difficulties in mathematics in Elementary School faced by Mathematics teachers in the municipality of Capanema/PA, and to propose a pedagogical strategy to overcome these difficulties. The predominantly qualitative methodology with a bibliographical review to reflect on the studies and theories related to learning Mathematics at this level of education, a questionnaire was answered in the Google Forms.app application, containing 20 open questions that offered the Mathematics teacher to use their words to answer the questions. Based on the literature review and data analysis, teachers cited alternative teaching methods, differentiated teaching resources or training programs for teachers to provide improvements in teaching and learning in mathematics. As a result, we hope that the proposed pedagogical strategy developed can help teachers in teaching Mathematics, improving student learning and promoting a more effective teaching in this discipline.
author_additional BRITO, Maria Augusta Raposo de Barros
author_additionalStr BRITO, Maria Augusta Raposo de Barros
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author SILVA, Nádia Monteiro Santiago
title As dificuldades na aprendizagem da Matemática no ensino fundamental: desenvolvido com os professores do município de Capanema-PA
title_short As dificuldades na aprendizagem da Matemática no ensino fundamental: desenvolvido com os professores do município de Capanema-PA
title_full As dificuldades na aprendizagem da Matemática no ensino fundamental: desenvolvido com os professores do município de Capanema-PA
title_fullStr As dificuldades na aprendizagem da Matemática no ensino fundamental: desenvolvido com os professores do município de Capanema-PA
title_full_unstemmed As dificuldades na aprendizagem da Matemática no ensino fundamental: desenvolvido com os professores do município de Capanema-PA
title_sort as dificuldades na aprendizagem da matemática no ensino fundamental: desenvolvido com os professores do município de capanema-pa
publishDate 2023
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5988
_version_ 1787155562402676736
score 11.753735