/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
As dificuldades na aprendizagem da Matemática no ensino fundamental: desenvolvido com os professores do município de Capanema-PA
Mathematics learning is fundamental for the cognitive development of students in elementary school, being a discipline that often presents challenges for both students and teachers. The objective of this research is to identify and analyze the main learning difficulties in mathematics in Elementary...
Autor principal: | SILVA, Nádia Monteiro Santiago |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5988 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-5988 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-59882023-08-12T03:05:43Z As dificuldades na aprendizagem da Matemática no ensino fundamental: desenvolvido com os professores do município de Capanema-PA SILVA, Nádia Monteiro Santiago BRITO, Maria Augusta Raposo de Barros http://lattes.cnpq.br/2901548863922915 Matemática Ensino Aprendizagem Dificuldades Mathematics Teaching and learning Difficulties CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Mathematics learning is fundamental for the cognitive development of students in elementary school, being a discipline that often presents challenges for both students and teachers. The objective of this research is to identify and analyze the main learning difficulties in mathematics in Elementary School faced by Mathematics teachers in the municipality of Capanema/PA, and to propose a pedagogical strategy to overcome these difficulties. The predominantly qualitative methodology with a bibliographical review to reflect on the studies and theories related to learning Mathematics at this level of education, a questionnaire was answered in the Google Forms.app application, containing 20 open questions that offered the Mathematics teacher to use their words to answer the questions. Based on the literature review and data analysis, teachers cited alternative teaching methods, differentiated teaching resources or training programs for teachers to provide improvements in teaching and learning in mathematics. As a result, we hope that the proposed pedagogical strategy developed can help teachers in teaching Mathematics, improving student learning and promoting a more effective teaching in this discipline. A aprendizagem da Matemática é fundamental para o desenvolvimento cognitivo dos alunos no ensino fundamental, sendo uma disciplina que muitas vezes apresenta desafios tanto para os estudantes quanto para os professores. O objetivo desta pesquisa é para identificar e analisar as principais dificuldades de aprendizagem na matemática no Ensino Fundamental enfrentadas pelos professores de Matemática no município de Capanema/PA, e propor uma estratégia pedagógica para superar essas dificuldades. A metodologia predominantemente qualitativa com revisão bibliográfica para refletir sobre os estudos e teorias relacionadas à aprendizagem da Matemática nesse nível de ensino, foi respondido um questionário no aplicativo Google Forms.app, contendo 20 perguntas abertas que ofereceram ao professor de Matemática usar de suas palavras para responder as questões. Com base na revisão bibliográfica e na análise dos dados, os professores citaram métodos de ensino alternativos, recursos didáticos diferenciados ou programas de formação para os professores para proporcionar melhorias no ensino e na aprendizagem em matemática. Como resultando, esperamos que a proposta de estratégia pedagógica desenvolvida possa auxiliar os professores no ensino da Matemática, melhorando a aprendizagem dos alunos e promovendo um ensino mais efetivo nessa disciplina. 2023-08-11T20:02:38Z 2023-08-11T20:02:38Z 2023-06-20 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SILVA, Nádia Monteiro Santiago. As dificuldades na aprendizagem da Matemática no ensino fundamental: desenvolvido com os professores do município de Capanema-PA. Orientadora: Maria Augusta Raposo de Barros Brito. 2023. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Faculdade de Matemática. Polo Capanema, Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança-PA, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5988. Acesso em: . https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5988 Acesso Aberto |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Matemática Ensino Aprendizagem Dificuldades Mathematics Teaching and learning Difficulties CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
spellingShingle |
Matemática Ensino Aprendizagem Dificuldades Mathematics Teaching and learning Difficulties CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO SILVA, Nádia Monteiro Santiago As dificuldades na aprendizagem da Matemática no ensino fundamental: desenvolvido com os professores do município de Capanema-PA |
topic_facet |
Matemática Ensino Aprendizagem Dificuldades Mathematics Teaching and learning Difficulties CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Mathematics learning is fundamental for the cognitive development of students in elementary school, being a discipline that often presents challenges for both students and teachers. The objective of this research is to identify and analyze the main learning difficulties in mathematics in Elementary School faced by Mathematics teachers in the municipality of Capanema/PA, and to propose a pedagogical strategy to overcome these difficulties. The predominantly qualitative methodology with a bibliographical review to reflect on the studies and theories related to learning Mathematics at this level of education, a questionnaire was answered in the Google Forms.app application, containing 20 open questions that offered the Mathematics teacher to use their words to answer the questions. Based on the literature review and data analysis, teachers cited alternative teaching methods, differentiated teaching resources or training programs for teachers to provide improvements in teaching and learning in mathematics. As a result, we hope that the proposed pedagogical strategy developed can help teachers in teaching Mathematics, improving student learning and promoting a more effective teaching in this discipline. |
author_additional |
BRITO, Maria Augusta Raposo de Barros |
author_additionalStr |
BRITO, Maria Augusta Raposo de Barros |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
SILVA, Nádia Monteiro Santiago |
title |
As dificuldades na aprendizagem da Matemática no ensino fundamental: desenvolvido com os professores do município de Capanema-PA |
title_short |
As dificuldades na aprendizagem da Matemática no ensino fundamental: desenvolvido com os professores do município de Capanema-PA |
title_full |
As dificuldades na aprendizagem da Matemática no ensino fundamental: desenvolvido com os professores do município de Capanema-PA |
title_fullStr |
As dificuldades na aprendizagem da Matemática no ensino fundamental: desenvolvido com os professores do município de Capanema-PA |
title_full_unstemmed |
As dificuldades na aprendizagem da Matemática no ensino fundamental: desenvolvido com os professores do município de Capanema-PA |
title_sort |
as dificuldades na aprendizagem da matemática no ensino fundamental: desenvolvido com os professores do município de capanema-pa |
publishDate |
2023 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5988 |
_version_ |
1787155562402676736 |
score |
11.753735 |