Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Gamificação no ensino da matemática: um estudo de caso

A gamificação é uma estratégia adotada para estimular o engajamento das pessoas nas mais variadas atividades, seja no ramo empresarial ou educacional, com o uso de elementos encontrados nos jogos. Este trabalho, procura-se responder a seguinte pergunta: o que é a gamificação e como sua aplicação imp...

ver descrição completa

Autor principal: MARTINS, Antony Breno Moreira
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5991
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-5991
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-59912023-08-12T03:05:54Z Gamificação no ensino da matemática: um estudo de caso MARTINS, Antony Breno Moreira LACERDA, Nelson Ned Nascimento http://lattes.cnpq.br/1902393822396052 Gamificação Ensino de Matemática Aplicativo Math Master CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA A gamificação é uma estratégia adotada para estimular o engajamento das pessoas nas mais variadas atividades, seja no ramo empresarial ou educacional, com o uso de elementos encontrados nos jogos. Este trabalho, procura-se responder a seguinte pergunta: o que é a gamificação e como sua aplicação impacta a aprendizagem da matemática no ensino fundamental? Para isso foi realizado uma revisão bibliográfica; onde busca os conceitos de gamificação e outras metodologias semelhantes para identificar melhor as suas diferenças; também foi abordado sobre os elementos dos games que podem ser inseridos no meio educacional, além de alguns aspectos que esta metodologia pode proporcionar. Por fim, foi realizado uma atividade de gamificação em uma escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio, no município de Bonito – PA, cujo resultados se encontra neste trabalho. 2023-08-11T20:54:19Z 2023-08-11T20:54:19Z 2023-06-20 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação MARTINS, Antony Breno Moreira. Gamificação no ensino da matemática: um estudo de caso. Orientador: Nelson Ned Nascimento Lacerda. 2023. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Faculdade de Matemática. Polo Capanema, Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança-PA, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5991. Acesso em: . https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5991 Acesso Aberto
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Gamificação
Ensino de Matemática
Aplicativo Math Master
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
spellingShingle Gamificação
Ensino de Matemática
Aplicativo Math Master
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
MARTINS, Antony Breno Moreira
Gamificação no ensino da matemática: um estudo de caso
topic_facet Gamificação
Ensino de Matemática
Aplicativo Math Master
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description A gamificação é uma estratégia adotada para estimular o engajamento das pessoas nas mais variadas atividades, seja no ramo empresarial ou educacional, com o uso de elementos encontrados nos jogos. Este trabalho, procura-se responder a seguinte pergunta: o que é a gamificação e como sua aplicação impacta a aprendizagem da matemática no ensino fundamental? Para isso foi realizado uma revisão bibliográfica; onde busca os conceitos de gamificação e outras metodologias semelhantes para identificar melhor as suas diferenças; também foi abordado sobre os elementos dos games que podem ser inseridos no meio educacional, além de alguns aspectos que esta metodologia pode proporcionar. Por fim, foi realizado uma atividade de gamificação em uma escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio, no município de Bonito – PA, cujo resultados se encontra neste trabalho.
author_additional LACERDA, Nelson Ned Nascimento
author_additionalStr LACERDA, Nelson Ned Nascimento
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author MARTINS, Antony Breno Moreira
title Gamificação no ensino da matemática: um estudo de caso
title_short Gamificação no ensino da matemática: um estudo de caso
title_full Gamificação no ensino da matemática: um estudo de caso
title_fullStr Gamificação no ensino da matemática: um estudo de caso
title_full_unstemmed Gamificação no ensino da matemática: um estudo de caso
title_sort gamificação no ensino da matemática: um estudo de caso
publishDate 2023
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5991
_version_ 1787155562847272960
score 11.753735