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Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Gamificação no ensino da matemática: um estudo de caso
A gamificação é uma estratégia adotada para estimular o engajamento das pessoas nas mais variadas atividades, seja no ramo empresarial ou educacional, com o uso de elementos encontrados nos jogos. Este trabalho, procura-se responder a seguinte pergunta: o que é a gamificação e como sua aplicação imp...
Autor principal: | MARTINS, Antony Breno Moreira |
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Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2023
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oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-59912023-08-12T03:05:54Z Gamificação no ensino da matemática: um estudo de caso MARTINS, Antony Breno Moreira LACERDA, Nelson Ned Nascimento http://lattes.cnpq.br/1902393822396052 Gamificação Ensino de Matemática Aplicativo Math Master CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA A gamificação é uma estratégia adotada para estimular o engajamento das pessoas nas mais variadas atividades, seja no ramo empresarial ou educacional, com o uso de elementos encontrados nos jogos. Este trabalho, procura-se responder a seguinte pergunta: o que é a gamificação e como sua aplicação impacta a aprendizagem da matemática no ensino fundamental? Para isso foi realizado uma revisão bibliográfica; onde busca os conceitos de gamificação e outras metodologias semelhantes para identificar melhor as suas diferenças; também foi abordado sobre os elementos dos games que podem ser inseridos no meio educacional, além de alguns aspectos que esta metodologia pode proporcionar. Por fim, foi realizado uma atividade de gamificação em uma escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio, no município de Bonito – PA, cujo resultados se encontra neste trabalho. 2023-08-11T20:54:19Z 2023-08-11T20:54:19Z 2023-06-20 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação MARTINS, Antony Breno Moreira. Gamificação no ensino da matemática: um estudo de caso. Orientador: Nelson Ned Nascimento Lacerda. 2023. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Faculdade de Matemática. Polo Capanema, Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança-PA, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5991. Acesso em: . https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5991 Acesso Aberto |
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A gamificação é uma estratégia adotada para estimular o engajamento das pessoas nas mais variadas atividades, seja no ramo empresarial ou educacional, com o uso de elementos encontrados nos jogos. Este trabalho, procura-se responder a seguinte pergunta: o que é a gamificação e como sua aplicação impacta a aprendizagem da matemática no ensino fundamental? Para isso foi realizado uma revisão bibliográfica; onde busca os conceitos de gamificação e outras metodologias semelhantes para identificar melhor as suas diferenças; também foi abordado sobre os elementos dos games que podem ser inseridos no meio educacional, além de alguns aspectos que esta metodologia pode proporcionar. Por fim, foi realizado uma atividade de gamificação em uma escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio, no município de Bonito – PA, cujo resultados se encontra neste trabalho. |
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