Artigo

As contribuições da Revista Brasileira de Educação Especial para o ensino de ciências.

This work aims to investigate what has been the focus of scientific productions on science teaching for people with disabilities in the Brazilian Journal of Special Education. It is a qualitative study that addressed the periods of expansion and consolidation of the magazine. Thus, all journal publi...

ver descrição completa

Autor principal: MACENA, Pâmila de Cássia Matos
Grau: Artigo
Publicado em: 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6009
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6009
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-60092023-08-22T03:05:15Z As contribuições da Revista Brasileira de Educação Especial para o ensino de ciências. MACENA, Pâmila de Cássia Matos OLIVEIRA, Gláucia Caroline Silva de http://lattes.cnpq.br/5657139166717129 https://orcid.org/0000-0001-5607-5835 Educação Inclusiva Ensino de ciências Levantamento bibliográfico Inclusive Education Inclusion in science teaching Inclusive Education in science teaching CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL This work aims to investigate what has been the focus of scientific productions on science teaching for people with disabilities in the Brazilian Journal of Special Education. It is a qualitative study that addressed the periods of expansion and consolidation of the magazine. Thus, all journal publications from 2005 onwards had their titles analyzed and thus, 20 works were selected. In general, the magazine presented an expansion of the diversity of articles in this area in the last decade and has strongly contemplated the theme that involves the teaching of physics and visual impairment and blindness. It is recommended that other themes can also be strengthened in the journal, such as teaching chemistry, geosciences, environment and sustainability. Throughout this work, it was possible to identify the low academic production on science teaching from an inclusive perspective in the Brazilian Journal of Special Education, taking into account the importance of the theme, which characterizes the need for more work in the area. Este trabalho tem por objetivo, investigar qual tem sido o foco das produções científicas do ensino de ciências para pessoas com deficiências na Revista Brasileira de Educação Especial. É um estudo de natureza qualitativa que abordou os períodos de expansão e consolidação da referida revista. Assim, todas as publicações da revista a partir de 2005 tiveram seus títulos analisados e assim, 20 trabalhos foram selecionados. De forma geral, a revista apresentou uma ampliação da diversidade de artigos nesta área na última década e apresenta fortemente contemplada pela temática que envolve o ensino de física e a deficiência visual e cegueira. Recomenda-se que outras temáticas também possam ser fortalecidas na revista como ensino de química, geociências, meio ambiente e sustentabilidade. Ao longo deste trabalho foi possível identificar a baixa produção acadêmica sobre o ensino de ciências na perspectiva inclusiva na Revista Brasileira de Educação Especial, levando em conta a importância da temática, o que caracteriza a necessidade de mais trabalhos na área. 2023-08-21T18:14:41Z 2023-08-21T18:14:41Z 2023-08-14 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo MACENA, Pâmila de Cássia Matos. As contribuições da Revista Brasileira de Educação Especial para o ensino de ciências. Orientadora: Gláucia Caroline Silva de Oliveira. 2023. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo. (Licenciatura em Ciências Naturais) – Faculdade de Ciências Naturais. Instituto de Estudos Costeiros, Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança-PA, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6009. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6009 Acesso Aberto
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Educação Inclusiva
Ensino de ciências
Levantamento bibliográfico
Inclusive Education
Inclusion in science teaching
Inclusive Education in science teaching
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
spellingShingle Educação Inclusiva
Ensino de ciências
Levantamento bibliográfico
Inclusive Education
Inclusion in science teaching
Inclusive Education in science teaching
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
MACENA, Pâmila de Cássia Matos
As contribuições da Revista Brasileira de Educação Especial para o ensino de ciências.
topic_facet Educação Inclusiva
Ensino de ciências
Levantamento bibliográfico
Inclusive Education
Inclusion in science teaching
Inclusive Education in science teaching
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
description This work aims to investigate what has been the focus of scientific productions on science teaching for people with disabilities in the Brazilian Journal of Special Education. It is a qualitative study that addressed the periods of expansion and consolidation of the magazine. Thus, all journal publications from 2005 onwards had their titles analyzed and thus, 20 works were selected. In general, the magazine presented an expansion of the diversity of articles in this area in the last decade and has strongly contemplated the theme that involves the teaching of physics and visual impairment and blindness. It is recommended that other themes can also be strengthened in the journal, such as teaching chemistry, geosciences, environment and sustainability. Throughout this work, it was possible to identify the low academic production on science teaching from an inclusive perspective in the Brazilian Journal of Special Education, taking into account the importance of the theme, which characterizes the need for more work in the area.
author_additional OLIVEIRA, Gláucia Caroline Silva de
author_additionalStr OLIVEIRA, Gláucia Caroline Silva de
format Artigo
author MACENA, Pâmila de Cássia Matos
title As contribuições da Revista Brasileira de Educação Especial para o ensino de ciências.
title_short As contribuições da Revista Brasileira de Educação Especial para o ensino de ciências.
title_full As contribuições da Revista Brasileira de Educação Especial para o ensino de ciências.
title_fullStr As contribuições da Revista Brasileira de Educação Especial para o ensino de ciências.
title_full_unstemmed As contribuições da Revista Brasileira de Educação Especial para o ensino de ciências.
title_sort as contribuições da revista brasileira de educação especial para o ensino de ciências.
publishDate 2023
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6009
_version_ 1787155565227540480
score 11.753735