/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Benefícios do uso de jogos no ensino e aprendizagem da matemática
This work presents a study about the use of games in the educational context. We sought, through bibliographic research, to present relevant information regarding the use and benefits of using games as a pedagogical resource in the teaching of mathematics. Such research is relevant considering...
Autor principal: | ARAÚJO, Silvia Cristina Santos do Rosário de |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6147 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6147 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-61472024-02-16T14:10:17Z Benefícios do uso de jogos no ensino e aprendizagem da matemática ARAÚJO, Silvia Cristina Santos do Rosário de SILVA, Paulo Vilhena da Jogos pedagógicos Lúdico Ensino e aprendizagem da matemática Aprendizagem significativa CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA This work presents a study about the use of games in the educational context. We sought, through bibliographic research, to present relevant information regarding the use and benefits of using games as a pedagogical resource in the teaching of mathematics. Such research is relevant considering that, in contact with educational games, students feel an extra motivation in learning a mathematical concept. There are countless benefits that recreational activities can provide to students, such as attention, concentration, socialization, reflection and others. The main benefit is learning in a meaningful and fun or enjoyable way. Among the various games that currently exist, we highlight as an example 4 of them: Chess, Queen, Tower of Hanoi and Tangram. Este trabalho apresenta um estudo realizado sobre a utilização de jogos no contexto educativo. Procurou-se, por meio de pesquisas bibliográficas, apresentar informações relevantes quanto ao uso e benefícios da utilização de jogos como recurso pedagógico no ensino da matemática. Tal investigação se mostra relevante, tendo em vista que a utilização de jogos no contexto escolar mostra-se como um importante recurso didático mediador entre o ensino e aprendizagem de conteúdos matemáticos. Assim, em contato com os jogos educativos, os alunos sentem uma motivação a mais na aprendizagem de um conceito matemático. São inúmeros os benefícios que as atividades lúdicas podem proporcionar aos alunos, tais como atenção, concentração, socialização, reflexão e outras. Sendo que o principal benefício é a aprendizagem de forma significante e divertida. Entre os diversos jogos que existem atualmente, destacamos a título de exemplificação 4 deles: o Xadrez, a Dama, a Torre de Hanói e o Tangram. 2023-09-19T13:36:07Z 2023-09-19T13:36:07Z 2022-10-26 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação ARAÚJO, Silvia Cristina Santos do Rosário de. Benefícios do uso de jogos no ensino e aprendizagem da matemática. Orientador: Paulo Vilhena da Silva. 2022. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Faculdade de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Naturais, Universidade Federal do Pará, 2022. Disponível em:https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6147. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6147 Acesso Aberto |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Jogos pedagógicos Lúdico Ensino e aprendizagem da matemática Aprendizagem significativa CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
spellingShingle |
Jogos pedagógicos Lúdico Ensino e aprendizagem da matemática Aprendizagem significativa CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA ARAÚJO, Silvia Cristina Santos do Rosário de Benefícios do uso de jogos no ensino e aprendizagem da matemática |
topic_facet |
Jogos pedagógicos Lúdico Ensino e aprendizagem da matemática Aprendizagem significativa CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
description |
This work presents a study about the use of games in the educational context. We sought,
through bibliographic research, to present relevant information regarding the use and benefits
of using games as a pedagogical resource in the teaching of mathematics. Such research is
relevant considering that, in contact with educational games, students feel an extra motivation
in learning a mathematical concept. There are countless benefits that recreational activities
can provide to students, such as attention, concentration, socialization, reflection and others.
The main benefit is learning in a meaningful and fun or enjoyable way. Among the various
games that currently exist, we highlight as an example 4 of them: Chess, Queen, Tower of
Hanoi and Tangram. |
author_additional |
SILVA, Paulo Vilhena da |
author_additionalStr |
SILVA, Paulo Vilhena da |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
ARAÚJO, Silvia Cristina Santos do Rosário de |
title |
Benefícios do uso de jogos no ensino e aprendizagem da matemática |
title_short |
Benefícios do uso de jogos no ensino e aprendizagem da matemática |
title_full |
Benefícios do uso de jogos no ensino e aprendizagem da matemática |
title_fullStr |
Benefícios do uso de jogos no ensino e aprendizagem da matemática |
title_full_unstemmed |
Benefícios do uso de jogos no ensino e aprendizagem da matemática |
title_sort |
benefícios do uso de jogos no ensino e aprendizagem da matemática |
publishDate |
2023 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6147 |
_version_ |
1796836681724198912 |
score |
11.753896 |