Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Estratégias para a construção de uma cultura de acessibilidade atitudinal no curso de Licenciatura em matemática da UFPA

The main objective of this work is to reflect on the strategies that can be adopted in the construction of a culture of attitudinal accessibility in the degree course in Mathematics at UFPA. For this, an introductory study was carried out on some historical aspects and about the legislation of...

ver descrição completa

Autor principal: RODRIGUES, Giliardo dos Santos
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6148
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6148
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-61482024-02-16T14:23:42Z Estratégias para a construção de uma cultura de acessibilidade atitudinal no curso de Licenciatura em matemática da UFPA RODRIGUES, Giliardo dos Santos VAZ, Cristina Lúcia Dias Educação inclusiva Acessibilidade atitudinal Tecnologias assistivas CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA The main objective of this work is to reflect on the strategies that can be adopted in the construction of a culture of attitudinal accessibility in the degree course in Mathematics at UFPA. For this, an introductory study was carried out on some historical aspects and about the legislation of inclusive education, in addition to the dimensions and conceptions of accessibility. We also investigated how attitudinal accessibility happens in higher education institutions. In researching possible strategies for the construction of a culture of attitudinal accessibility, we sought in the literature some theorists who study the subject and also some reports of experiences carried out by institutions of higher education. Furthermore, we highlight how art, in particular cinema, can contribute to promoting attitudinal accessibility. The research methodology is a qualitative approach using bibliographical and documental research techniques. O principal objetivo deste trabalho é refletir sobre as estratégias que podem ser adotadas na construção de uma cultura de acessibilidade atitudinal no curso de licenciatura em Matemática da UFPA. Para isto, foi realizado um estudo introdutório sobre alguns aspectos históricos e sobre a legislação da Educação inclusiva, além das dimensões e concepções de acessibilidade. Também investigamos como a acessibilidade atitudinal acontece em instituições de ensino superior. Na pesquisa sobre as possíveis estratégias para a construção de uma cultura de acessibilidade atitudinal buscamos na literatura alguns teóricos que estudam o tema e também alguns relatos de experiências realizadas por instituições de ensino superior. Além disso, destacamos como a arte, em particular o cinema, pode contribuir para promover a acessibilidade atitudinal. A metodologia de pesquisa é de abordagem qualitativa com uso das técnicas de pesquisa bibliográfica e documental. 2023-09-19T13:42:10Z 2023-09-19T13:42:10Z 2022-12-20 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação RODRIGUES, Giliardo dos Santos. Estratégias para a construção de uma cultura de acessibilidade atitudinal no curso de Licenciatura em matemática da UFPA. Orientadora: Cristina Lúcia Dias Vaz. 2022. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Faculdade de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Naturais, Universidade Federal do Pará, Belém, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6148. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6148 Acesso Aberto
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Educação inclusiva
Acessibilidade atitudinal
Tecnologias assistivas
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
spellingShingle Educação inclusiva
Acessibilidade atitudinal
Tecnologias assistivas
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
RODRIGUES, Giliardo dos Santos
Estratégias para a construção de uma cultura de acessibilidade atitudinal no curso de Licenciatura em matemática da UFPA
topic_facet Educação inclusiva
Acessibilidade atitudinal
Tecnologias assistivas
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description The main objective of this work is to reflect on the strategies that can be adopted in the construction of a culture of attitudinal accessibility in the degree course in Mathematics at UFPA. For this, an introductory study was carried out on some historical aspects and about the legislation of inclusive education, in addition to the dimensions and conceptions of accessibility. We also investigated how attitudinal accessibility happens in higher education institutions. In researching possible strategies for the construction of a culture of attitudinal accessibility, we sought in the literature some theorists who study the subject and also some reports of experiences carried out by institutions of higher education. Furthermore, we highlight how art, in particular cinema, can contribute to promoting attitudinal accessibility. The research methodology is a qualitative approach using bibliographical and documental research techniques.
author_additional VAZ, Cristina Lúcia Dias
author_additionalStr VAZ, Cristina Lúcia Dias
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author RODRIGUES, Giliardo dos Santos
title Estratégias para a construção de uma cultura de acessibilidade atitudinal no curso de Licenciatura em matemática da UFPA
title_short Estratégias para a construção de uma cultura de acessibilidade atitudinal no curso de Licenciatura em matemática da UFPA
title_full Estratégias para a construção de uma cultura de acessibilidade atitudinal no curso de Licenciatura em matemática da UFPA
title_fullStr Estratégias para a construção de uma cultura de acessibilidade atitudinal no curso de Licenciatura em matemática da UFPA
title_full_unstemmed Estratégias para a construção de uma cultura de acessibilidade atitudinal no curso de Licenciatura em matemática da UFPA
title_sort estratégias para a construção de uma cultura de acessibilidade atitudinal no curso de licenciatura em matemática da ufpa
publishDate 2023
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6148
_version_ 1796836681909796864
score 11.753735