Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Práticas educativas na educação infantil: um olhar a partir do estágio supervisionado em uma escola municipal de Augusto Corrêa/PA.

This experience report discusses the supervised internship and was motivated by the following guiding questions: What role does the supervised internship in Early Childhood Education play in training professionals who work with children from 0 to 5 years of age? How to organize a pedagogical practic...

ver descrição completa

Autor principal: AMORIM, Edinei Lisboa
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6196
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6196
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-61962023-09-21T03:06:25Z Práticas educativas na educação infantil: um olhar a partir do estágio supervisionado em uma escola municipal de Augusto Corrêa/PA. AMORIM, Edinei Lisboa FREITAS, Maria Natalina Mendes http://lattes.cnpq.br/0533783211813029 https://orcid.org/0000-0003-0034-5618 Estágio supervisionado Educação infantil Prática educativa Formação docente supervised internship early childhood education educational practice teacher training CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO This experience report discusses the supervised internship and was motivated by the following guiding questions: What role does the supervised internship in Early Childhood Education play in training professionals who work with children from 0 to 5 years of age? How to organize a pedagogical practice based on space and time so that these children can build and appropriate the cultural assets of humanity? It aims to present reflections produced on the experiences observed and constructed at the time of the development of the Supervised Internship in Early Childhood Education, which took place from 10/20/2021 to 11/08/2021, in a public school in the municipality of Augusto Corrêa - Pará. As a methodology, it uses the qualitative approach as an instrument of data collection observation, and records in the field notebook. The results demonstrate that the internship enabled the deepening and construction of important theoretical and practical references for teacher training from the perspective of their performance in the first stage of basic education. Este relato de experiência discute o estágio supervisionado e foi motivado pelas seguintes questões norteadoras: que papel desempenha o estágio supervisionado em Educação infantil na formação do profissional que trabalha com crianças de 0 a 5 anos de idade? Como organizar uma prática pedagógica a partir do espaço, do tempo para que essas crianças construam e se apropriem dos bens culturais da humanidade? Objetiva apresentar reflexões produzidas sobre as vivências observadas e construídas no momento do desenvolvimento do Estágio Supervisionado na Educação Infantil, ocorrido no período de 20/10/2021 a 08/11/2021, em uma escola da rede pública de ensino do município de Augusto Corrêa – Pará. Utiliza, como metodologia, a abordagem qualitativa, tendo como instrumento de coleta de dados a observação e registros no caderno de campo. Os resultados demonstram que o estágio possibilitou aprofundamento e a construção de referenciais teóricos e práticos importantes para a formação docente na perspectiva de sua atuação na primeira etapa da educação Básica. 2023-09-20T20:35:06Z 2023-09-20T20:35:06Z 2023-11-01 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação AMORIM, Edinei Lisboa. Práticas educativas na educação infantil: um olhar a partir do estágio supervisionado em uma escola municipal de Augusto Corrêa/PA. Orientadora: Maria Natalina Mendes Freitas. 2023. 14 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação. Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança-PA, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6196. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6196 Acesso Aberto
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Estágio supervisionado
Educação infantil
Prática educativa
Formação docente
supervised internship
early childhood education
educational practice
teacher training
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Estágio supervisionado
Educação infantil
Prática educativa
Formação docente
supervised internship
early childhood education
educational practice
teacher training
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
AMORIM, Edinei Lisboa
Práticas educativas na educação infantil: um olhar a partir do estágio supervisionado em uma escola municipal de Augusto Corrêa/PA.
topic_facet Estágio supervisionado
Educação infantil
Prática educativa
Formação docente
supervised internship
early childhood education
educational practice
teacher training
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This experience report discusses the supervised internship and was motivated by the following guiding questions: What role does the supervised internship in Early Childhood Education play in training professionals who work with children from 0 to 5 years of age? How to organize a pedagogical practice based on space and time so that these children can build and appropriate the cultural assets of humanity? It aims to present reflections produced on the experiences observed and constructed at the time of the development of the Supervised Internship in Early Childhood Education, which took place from 10/20/2021 to 11/08/2021, in a public school in the municipality of Augusto Corrêa - Pará. As a methodology, it uses the qualitative approach as an instrument of data collection observation, and records in the field notebook. The results demonstrate that the internship enabled the deepening and construction of important theoretical and practical references for teacher training from the perspective of their performance in the first stage of basic education.
author_additional FREITAS, Maria Natalina Mendes
author_additionalStr FREITAS, Maria Natalina Mendes
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author AMORIM, Edinei Lisboa
title Práticas educativas na educação infantil: um olhar a partir do estágio supervisionado em uma escola municipal de Augusto Corrêa/PA.
title_short Práticas educativas na educação infantil: um olhar a partir do estágio supervisionado em uma escola municipal de Augusto Corrêa/PA.
title_full Práticas educativas na educação infantil: um olhar a partir do estágio supervisionado em uma escola municipal de Augusto Corrêa/PA.
title_fullStr Práticas educativas na educação infantil: um olhar a partir do estágio supervisionado em uma escola municipal de Augusto Corrêa/PA.
title_full_unstemmed Práticas educativas na educação infantil: um olhar a partir do estágio supervisionado em uma escola municipal de Augusto Corrêa/PA.
title_sort práticas educativas na educação infantil: um olhar a partir do estágio supervisionado em uma escola municipal de augusto corrêa/pa.
publishDate 2023
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6196
_version_ 1787238496263471104
score 11.653393