Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Estimular, desenvolver e diferenciar os cinco órgãos dos sentidos: experiências com alunos do AEE no estágio supervisionado em ambientes não escolares

O presente Trabalho de Conclusão de Curso é resultante das experiências vivenciadas na sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE) da escola Municipal de Ensino Fundamental João Gomes, localizada no Município de Santa Luzia do Pará-PA (KM 47), no Estágio Supervisionado em Ambientes Não-Escol...

ver descrição completa

Autor principal: CARVALHO, Taynara Santos
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2023
Assuntos:
AEE
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6203
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6203
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-62032023-09-21T03:06:22Z Estimular, desenvolver e diferenciar os cinco órgãos dos sentidos: experiências com alunos do AEE no estágio supervisionado em ambientes não escolares CARVALHO, Taynara Santos CRUZ, Cristiane Bremenkamp http://lattes.cnpq.br/9016207306280257 https://orcid.org/0000-0003-0854-7687 Estágio Supervisionado Ambientes não-escolares AEE Cinco sentidos CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO O presente Trabalho de Conclusão de Curso é resultante das experiências vivenciadas na sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE) da escola Municipal de Ensino Fundamental João Gomes, localizada no Município de Santa Luzia do Pará-PA (KM 47), no Estágio Supervisionado em Ambientes Não-Escolares do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação, Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará. Os objetivos do trabalho centram-se em expor a importância do exercício do estágio na formação do pedagogo, assim como a indispensável atuação destes profissionais fora das instituições formais de ensino. Ademais buscou-se demonstrar como o trabalho com os cinco órgãos dos sentidos auxiliam no desenvolvimento sensório-motor de alunos com deficiência, e quais estratégias o pedagogo pode utilizar para trabalhar estes temas com os alunos. A metodologia que embasou a pesquisa é de cunho qualitativa aportada em Minayo (2007), tendo como método a observação participante sob a luz de Marietto (2018). Concluiu-se que o estágio supervisionado é parte indispensável do currículo do pedagogo, pois permite visualizar mais profundamente a relação entre teoria e prática, de forma a tornar possível a reflexão sobre os melhores apontamentos para a execução do saber-fazer do profissional da pedagogia. Da mesma forma, percebeu-se que trabalhar os cinco sentidos por meio da ludicidade – com o intuito de aprimorar a interpretação cognitiva através do uso dos sentidos, e o autoconhecimento com o corpo, por meio de atividades de pinturas e músicas – é uma importante ferramenta para auxiliar na formação de crianças com deficiência, – sobretudo as impactadas pelas carências educativas deixadas pela pandemia ocasionada pelo COVID-19 – mediante as informações obtidas durante a aplicação do plano de intervenção “O MUNDO DAS SENSAÇÕES: ESTIMULAR, DESENVOLVER E DIFERENCIAR OS CINCO ÓRGÃOS DOS SENTIDOS”, durante o estágio supervisionado na escola João Gomes. 2023-09-20T21:30:45Z 2023-09-20T21:30:45Z 2023-08-30 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação CARVALHO, Taynara Santos. Estimular, desenvolver e diferenciar os cinco órgãos dos sentidos: experiências com alunos do AEE no estágio supervisionado em ambientes não escolares. Orientadora: Cristiane Bremenkamp Cruz. 2023. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação. Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança-PA, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6203. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6203 Acesso Aberto
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Estágio Supervisionado
Ambientes não-escolares
AEE
Cinco sentidos
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Estágio Supervisionado
Ambientes não-escolares
AEE
Cinco sentidos
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CARVALHO, Taynara Santos
Estimular, desenvolver e diferenciar os cinco órgãos dos sentidos: experiências com alunos do AEE no estágio supervisionado em ambientes não escolares
topic_facet Estágio Supervisionado
Ambientes não-escolares
AEE
Cinco sentidos
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description O presente Trabalho de Conclusão de Curso é resultante das experiências vivenciadas na sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE) da escola Municipal de Ensino Fundamental João Gomes, localizada no Município de Santa Luzia do Pará-PA (KM 47), no Estágio Supervisionado em Ambientes Não-Escolares do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação, Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará. Os objetivos do trabalho centram-se em expor a importância do exercício do estágio na formação do pedagogo, assim como a indispensável atuação destes profissionais fora das instituições formais de ensino. Ademais buscou-se demonstrar como o trabalho com os cinco órgãos dos sentidos auxiliam no desenvolvimento sensório-motor de alunos com deficiência, e quais estratégias o pedagogo pode utilizar para trabalhar estes temas com os alunos. A metodologia que embasou a pesquisa é de cunho qualitativa aportada em Minayo (2007), tendo como método a observação participante sob a luz de Marietto (2018). Concluiu-se que o estágio supervisionado é parte indispensável do currículo do pedagogo, pois permite visualizar mais profundamente a relação entre teoria e prática, de forma a tornar possível a reflexão sobre os melhores apontamentos para a execução do saber-fazer do profissional da pedagogia. Da mesma forma, percebeu-se que trabalhar os cinco sentidos por meio da ludicidade – com o intuito de aprimorar a interpretação cognitiva através do uso dos sentidos, e o autoconhecimento com o corpo, por meio de atividades de pinturas e músicas – é uma importante ferramenta para auxiliar na formação de crianças com deficiência, – sobretudo as impactadas pelas carências educativas deixadas pela pandemia ocasionada pelo COVID-19 – mediante as informações obtidas durante a aplicação do plano de intervenção “O MUNDO DAS SENSAÇÕES: ESTIMULAR, DESENVOLVER E DIFERENCIAR OS CINCO ÓRGÃOS DOS SENTIDOS”, durante o estágio supervisionado na escola João Gomes.
author_additional CRUZ, Cristiane Bremenkamp
author_additionalStr CRUZ, Cristiane Bremenkamp
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author CARVALHO, Taynara Santos
title Estimular, desenvolver e diferenciar os cinco órgãos dos sentidos: experiências com alunos do AEE no estágio supervisionado em ambientes não escolares
title_short Estimular, desenvolver e diferenciar os cinco órgãos dos sentidos: experiências com alunos do AEE no estágio supervisionado em ambientes não escolares
title_full Estimular, desenvolver e diferenciar os cinco órgãos dos sentidos: experiências com alunos do AEE no estágio supervisionado em ambientes não escolares
title_fullStr Estimular, desenvolver e diferenciar os cinco órgãos dos sentidos: experiências com alunos do AEE no estágio supervisionado em ambientes não escolares
title_full_unstemmed Estimular, desenvolver e diferenciar os cinco órgãos dos sentidos: experiências com alunos do AEE no estágio supervisionado em ambientes não escolares
title_sort estimular, desenvolver e diferenciar os cinco órgãos dos sentidos: experiências com alunos do aee no estágio supervisionado em ambientes não escolares
publishDate 2023
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6203
_version_ 1787238497220820992
score 11.753735