Artigo

O ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental I: a cachaça como “lugar de memória” no município de Abaetetuba/PA

This article approaches the theme of teaching History and its methodologies, which according to the Annales school, are important tools that help the educator. Having bibliographical research as a methodological indicator, this writing sought to highlight the importance of local culture through the...

ver descrição completa

Autor principal: FERREIRA, Erick Fernando Figueiredo
Grau: Artigo
Publicado em: 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6218
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6218
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-62182023-09-22T03:06:52Z O ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental I: a cachaça como “lugar de memória” no município de Abaetetuba/PA FERREIRA, Erick Fernando Figueiredo NASCIMENTO, Sérgio Bandeira do http://lattes.cnpq.br/7040227647321399 https://orcid.org/0000-0002-1366-5760 Cachaça Ensino de história História oral Lugares de memória Memória Liquor History teaching Oral history Memory places Memory CNPQ::CIENCIAS HUMANAS This article approaches the theme of teaching History and its methodologies, which according to the Annales school, are important tools that help the educator. Having bibliographical research as a methodological indicator, this writing sought to highlight the importance of local culture through the appreciation of the memory of the inhabitants of the Municipality of Abaetetuba/PA, indicating Cachaça as a “place of memory”. As a theoretical foundation, Silva and Silva (2009), Bittencourt (2004) and Nora (2012) were mainly used, who postulate in their works about the historical turn and the influence of this event on the work of historians. As final considerations, the article emphasizes the traditionalist view regarding the teaching of history in schools, which is something negative, since the records of historical events are told by great characters and only their deeds are shown, therefore, the importance and necessity of valuing memory and local culture, in order to keep alive the history that surrounds and collaborates for the construction of the citizen of Abbaetetubo, in addition to pointing to na eminent professional deconstruction that aims at na opening for the insertion of new methodological procedures for the teaching the discipline of History. O presente artigo aborda a temática do ensino de História e suas metodologias, as quais segundo a escola dos Annales, são ferramentas importantes que auxiliam o educador. Tendo como indicador metodológico a pesquisa bibliográfica, a presente escrita procurou evidenciar a importância da cultura local por meio da valorização da memória dos habitantes do Município de Abaetetuba/PA, indicando a Cachaça como um “lugar de memória”. Como fundamentação teórica, utilizou-se principalmente Silva e Silva (2009), Bittencourt (2004) e Nora (2012) que postulam em suas obras a respeito da virada histórica e a influência desse acontecimento no trabalho dos historiadores. Como considerações finais, o artigo ressalta a visão tradicionalista quanto ao ensino de história nas escolas, sendo algo negativo, uma vez que os registros dos acontecimentos históricos são contados pelos grandes personagens e são mostrados somente os feitos dos mesmos, portanto, evidencia-se a importância e necessidade da valorização da memória e da cultura local, afim de manter viva a história que cerca e colabora para a construção do cidadão abaetetubense, além de apontar para uma eminente desconstrução profissional que almeja uma abertura para a inserção de novos procedimentos metodológicos para o ensino da disciplina de História. 2023-09-21T18:48:22Z 2023-09-21T18:48:22Z 2023-07-06 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo FERREIRA, Erick Fernando Figueiredo. O ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental I: a cachaça como “lugar de memória” no município de Abaetetuba/PA. Orientador: Sérgio Bandeira do Nascimento. 2023. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6218. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6218 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Cachaça
Ensino de história
História oral
Lugares de memória
Memória
Liquor
History teaching
Oral history
Memory places
Memory
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
spellingShingle Cachaça
Ensino de história
História oral
Lugares de memória
Memória
Liquor
History teaching
Oral history
Memory places
Memory
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
FERREIRA, Erick Fernando Figueiredo
O ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental I: a cachaça como “lugar de memória” no município de Abaetetuba/PA
topic_facet Cachaça
Ensino de história
História oral
Lugares de memória
Memória
Liquor
History teaching
Oral history
Memory places
Memory
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
description This article approaches the theme of teaching History and its methodologies, which according to the Annales school, are important tools that help the educator. Having bibliographical research as a methodological indicator, this writing sought to highlight the importance of local culture through the appreciation of the memory of the inhabitants of the Municipality of Abaetetuba/PA, indicating Cachaça as a “place of memory”. As a theoretical foundation, Silva and Silva (2009), Bittencourt (2004) and Nora (2012) were mainly used, who postulate in their works about the historical turn and the influence of this event on the work of historians. As final considerations, the article emphasizes the traditionalist view regarding the teaching of history in schools, which is something negative, since the records of historical events are told by great characters and only their deeds are shown, therefore, the importance and necessity of valuing memory and local culture, in order to keep alive the history that surrounds and collaborates for the construction of the citizen of Abbaetetubo, in addition to pointing to na eminent professional deconstruction that aims at na opening for the insertion of new methodological procedures for the teaching the discipline of History.
author_additional NASCIMENTO, Sérgio Bandeira do
author_additionalStr NASCIMENTO, Sérgio Bandeira do
format Artigo
author FERREIRA, Erick Fernando Figueiredo
title O ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental I: a cachaça como “lugar de memória” no município de Abaetetuba/PA
title_short O ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental I: a cachaça como “lugar de memória” no município de Abaetetuba/PA
title_full O ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental I: a cachaça como “lugar de memória” no município de Abaetetuba/PA
title_fullStr O ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental I: a cachaça como “lugar de memória” no município de Abaetetuba/PA
title_full_unstemmed O ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental I: a cachaça como “lugar de memória” no município de Abaetetuba/PA
title_sort o ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental i: a cachaça como “lugar de memória” no município de abaetetuba/pa
publishDate 2023
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6218
_version_ 1787238480087089152
score 11.755432