Artigo

O processo formativo do estágio supervisionado em gestão e coordenação escolar: Um estudo na Escola Estadual de Ensino Médio Prof.ª Florentina Damasceno, Santa Luzia do Pará-PA

The present work sought to analyze and reflect on the experiences of the Supervised Internship in School Management and Coordination at the State High School Prof.ª Florentina Damasceno, understanding the internship as a formative process within the attributions that the pedagogue will exercise in h...

ver descrição completa

Autor principal: OLIVEIRA, Ana Claudia Sobrinho de
Grau: Artigo
Publicado em: 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6223
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6223
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-62232023-09-22T03:06:25Z O processo formativo do estágio supervisionado em gestão e coordenação escolar: Um estudo na Escola Estadual de Ensino Médio Prof.ª Florentina Damasceno, Santa Luzia do Pará-PA OLIVEIRA, Ana Claudia Sobrinho de FERREIRA, Deyverson Luener de Oliveira http://lattes.cnpq.br/6403644133106892 https://orcid.org/0000-0001-6160-8034 Estágio Supervisionado Gestão e Coordenação escolar Processo formativo Supervised internship School management and coordination Training process CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO The present work sought to analyze and reflect on the experiences of the Supervised Internship in School Management and Coordination at the State High School Prof.ª Florentina Damasceno, understanding the internship as a formative process within the attributions that the pedagogue will exercise in his field of action. The study was developed using a qualitative approach, allowing to reach in depth the interconnections about the object of study and its relations with the subjects that build the phenomena involved. In order to carry out the analysis, a bibliographical survey was carried out on the discussions of School Management and Coordination, in addition to documentary research to deepen the data of the school documents. The research techniques used were participant observation and, as instruments for data generation, the field diary and open interviews. The supervised internship is an important curricular component in the training process of undergraduate students, as it allows these interns to enter the professional field of action, understanding and analyzing the demands and professional attributions to be subordinated. In this sense, the study showed the reality of the Escola Estadual de Ensino Médio Prof. It became evident how challenging it is to be in coordination and in School Management, since there are many situations in which these professionals intervene. The school needs a collective and democratic participation, involving both Management, Pedagogical Coordination, Teachers, Students, employees in general as well as the entire school community. A presente pesquisa objetiva analisar o processo formativo de estágio a partir das reflexões realizadas por meio das vivências no Estágio Supervisionado em Gestão e Coordenação Escolar, ocorrido na Escola Estadual de Ensino Médio Prof.ª Florentina Damasceno, compreendendo este processo formativo com um dos percursos em que o(a) pedagogo(a) atravessa no percurso para a sua futura atuação profissional. O trabalho fundamenta-se na abordagem qualitativa de pesquisa, intentando realizar o cotejamento na relação teoria e prática por intermédio do objeto de estudo e da sua relação com os sujeitos a partir das experiências vivenciadas. Para a realização desta análise foi feito um levantamento bibliográfico sobre as discussões envolvendo o campo da Gestão e Coordenação Escolar, além da pesquisa documental a partir da análise dos documentos da escola. As técnicas de pesquisa utilizadas foram a observação participante e, como instrumentos para geração de dados, o diário de campo e entrevistas abertas. O estágio supervisionado é um importante componente curricular no processo formativo dos(as) estudantes de graduação, pois proporciona a esses(as) estagiários(as) adentrar no campo profissional de atuação, compreendendo e analisando as demandas e as atribuições profissionais a serem exercidas. Nesse sentido, o estudo demostra a realidade da Escola Estadual de Ensino Médio Prof.ª Florentina Damasceno, evidenciando que o trabalho da Coordenação Pedagógica e da Gestão Escolar é bastante complexo, envolvendo questões relacionadas ao planejamento escolar, processos administrativos e pedagógicos e situações em que esses profissionais precisam lidar, especialmente questões interpessoais inseridas no ambiente escolar, como conflitos e problemáticas internas. Restou evidente o quanto é desafiador o trabalho da Coordenação e da Gestão Escolar, visto que são muitas as situações em que esses profissionais precisam intervir. Conclui-se que a escola precisa de uma participação coletiva e democrática, envolvendo tanto a Gestão, a Coordenação Pedagógica, os(as) professores(as), alunos(as), equipe de apoio e toda a comunidade escolar. 2023-09-21T21:02:54Z 2023-09-21T21:02:54Z 2023-08-09 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo OLIVEIRA, Ana Claudia Sobrinho de. O processo formativo do estágio supervisionado em gestão e coordenação escolar: Um estudo na Escola Estadual de Ensino Médio Prof.ª Florentina Damasceno, Santa Luzia do Pará-PA. Orientador: Deyverson Luener de Oliveira Ferreira. 2023. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação. Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança-PA, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6223. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6223 Acesso Aberto
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Estágio Supervisionado
Gestão e Coordenação escolar
Processo formativo
Supervised internship
School management and coordination
Training process
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Estágio Supervisionado
Gestão e Coordenação escolar
Processo formativo
Supervised internship
School management and coordination
Training process
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
OLIVEIRA, Ana Claudia Sobrinho de
O processo formativo do estágio supervisionado em gestão e coordenação escolar: Um estudo na Escola Estadual de Ensino Médio Prof.ª Florentina Damasceno, Santa Luzia do Pará-PA
topic_facet Estágio Supervisionado
Gestão e Coordenação escolar
Processo formativo
Supervised internship
School management and coordination
Training process
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description The present work sought to analyze and reflect on the experiences of the Supervised Internship in School Management and Coordination at the State High School Prof.ª Florentina Damasceno, understanding the internship as a formative process within the attributions that the pedagogue will exercise in his field of action. The study was developed using a qualitative approach, allowing to reach in depth the interconnections about the object of study and its relations with the subjects that build the phenomena involved. In order to carry out the analysis, a bibliographical survey was carried out on the discussions of School Management and Coordination, in addition to documentary research to deepen the data of the school documents. The research techniques used were participant observation and, as instruments for data generation, the field diary and open interviews. The supervised internship is an important curricular component in the training process of undergraduate students, as it allows these interns to enter the professional field of action, understanding and analyzing the demands and professional attributions to be subordinated. In this sense, the study showed the reality of the Escola Estadual de Ensino Médio Prof. It became evident how challenging it is to be in coordination and in School Management, since there are many situations in which these professionals intervene. The school needs a collective and democratic participation, involving both Management, Pedagogical Coordination, Teachers, Students, employees in general as well as the entire school community.
author_additional FERREIRA, Deyverson Luener de Oliveira
author_additionalStr FERREIRA, Deyverson Luener de Oliveira
format Artigo
author OLIVEIRA, Ana Claudia Sobrinho de
title O processo formativo do estágio supervisionado em gestão e coordenação escolar: Um estudo na Escola Estadual de Ensino Médio Prof.ª Florentina Damasceno, Santa Luzia do Pará-PA
title_short O processo formativo do estágio supervisionado em gestão e coordenação escolar: Um estudo na Escola Estadual de Ensino Médio Prof.ª Florentina Damasceno, Santa Luzia do Pará-PA
title_full O processo formativo do estágio supervisionado em gestão e coordenação escolar: Um estudo na Escola Estadual de Ensino Médio Prof.ª Florentina Damasceno, Santa Luzia do Pará-PA
title_fullStr O processo formativo do estágio supervisionado em gestão e coordenação escolar: Um estudo na Escola Estadual de Ensino Médio Prof.ª Florentina Damasceno, Santa Luzia do Pará-PA
title_full_unstemmed O processo formativo do estágio supervisionado em gestão e coordenação escolar: Um estudo na Escola Estadual de Ensino Médio Prof.ª Florentina Damasceno, Santa Luzia do Pará-PA
title_sort o processo formativo do estágio supervisionado em gestão e coordenação escolar: um estudo na escola estadual de ensino médio prof.ª florentina damasceno, santa luzia do pará-pa
publishDate 2023
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6223
_version_ 1787238499062120448
score 11.675608