Artigo

Representações sociais de professores sobre o ser e fazer-se docente no Projeto EDUCAPESCA

O presente trabalho analisa as Representações Sociais dos docentes sobre as práticas e saberes necessários para ser e fazer-se professor no Projeto de Educação de Jovens e Adultos articulado à Educação Profissional – EDUCAPESCA, do município de Bragança/PA. O referencial teórico-metodológico tem com...

ver descrição completa

Autor principal: OLIVEIRA, Rafaela Ferreira de
Grau: Artigo
Publicado em: 2023
Assuntos:
EJA
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6225
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6225
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-62252023-09-22T03:06:27Z Representações sociais de professores sobre o ser e fazer-se docente no Projeto EDUCAPESCA OLIVEIRA, Rafaela Ferreira de NEVES, Joana d’Arc de Vasconcelos http://lattes.cnpq.br/5658289632563411 https://orcid.org/0000-0002-3110-3649 Representações sociais EJA Educapesca CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO O presente trabalho analisa as Representações Sociais dos docentes sobre as práticas e saberes necessários para ser e fazer-se professor no Projeto de Educação de Jovens e Adultos articulado à Educação Profissional – EDUCAPESCA, do município de Bragança/PA. O referencial teórico-metodológico tem como base a Teoria das Representações Sociais (TRS), na abordagem da construção processual de Jodelet (2001) e Moscovici (1978). A coleta de dados foi realizada com os professores do segundo segmento do projeto em dois momentos: primeiramente a aplicação de formulário em conjunto com 18 professores e posteriormente a realização de grupo focal com nove destes professores. As informações coletadas durante o percurso metodológico foram organizadas em dimensões inerentes ao campo das TRS, as quais traduzem os seguintes achados: Os sujeitos são os docentes que possuem sua identidade e contribuição dentro de sua formação acadêmica e vivência no projeto; o contexto elucidado pelas diversas questões que envolvem desde a formação do professor até mesmo a condição de estrutura das escolas e recursos para a prática pedagógica, variáveis que afetam diretamente a oferta de um ensino de qualidade; e os sentidos que permeiam as particularidades em ser docente no Projeto e a construção disso dentro dessa articulação da EJA com a Educação Profissional junto desses sujeitos. 2023-09-21T21:16:02Z 2023-09-21T21:16:02Z 2023-07-07 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo OLIVEIRA, Rafaela Ferreira de. Representações sociais de professores sobre o ser e fazer-se docente no Projeto EDUCAPESCA . Orientadora: Joana d’Arc de Vasconcelos Neves. 2023. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação. Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança-PA, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6225. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6225 Acesso Aberto
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Representações sociais
EJA
Educapesca
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Representações sociais
EJA
Educapesca
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
OLIVEIRA, Rafaela Ferreira de
Representações sociais de professores sobre o ser e fazer-se docente no Projeto EDUCAPESCA
topic_facet Representações sociais
EJA
Educapesca
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description O presente trabalho analisa as Representações Sociais dos docentes sobre as práticas e saberes necessários para ser e fazer-se professor no Projeto de Educação de Jovens e Adultos articulado à Educação Profissional – EDUCAPESCA, do município de Bragança/PA. O referencial teórico-metodológico tem como base a Teoria das Representações Sociais (TRS), na abordagem da construção processual de Jodelet (2001) e Moscovici (1978). A coleta de dados foi realizada com os professores do segundo segmento do projeto em dois momentos: primeiramente a aplicação de formulário em conjunto com 18 professores e posteriormente a realização de grupo focal com nove destes professores. As informações coletadas durante o percurso metodológico foram organizadas em dimensões inerentes ao campo das TRS, as quais traduzem os seguintes achados: Os sujeitos são os docentes que possuem sua identidade e contribuição dentro de sua formação acadêmica e vivência no projeto; o contexto elucidado pelas diversas questões que envolvem desde a formação do professor até mesmo a condição de estrutura das escolas e recursos para a prática pedagógica, variáveis que afetam diretamente a oferta de um ensino de qualidade; e os sentidos que permeiam as particularidades em ser docente no Projeto e a construção disso dentro dessa articulação da EJA com a Educação Profissional junto desses sujeitos.
author_additional NEVES, Joana d’Arc de Vasconcelos
author_additionalStr NEVES, Joana d’Arc de Vasconcelos
format Artigo
author OLIVEIRA, Rafaela Ferreira de
title Representações sociais de professores sobre o ser e fazer-se docente no Projeto EDUCAPESCA
title_short Representações sociais de professores sobre o ser e fazer-se docente no Projeto EDUCAPESCA
title_full Representações sociais de professores sobre o ser e fazer-se docente no Projeto EDUCAPESCA
title_fullStr Representações sociais de professores sobre o ser e fazer-se docente no Projeto EDUCAPESCA
title_full_unstemmed Representações sociais de professores sobre o ser e fazer-se docente no Projeto EDUCAPESCA
title_sort representações sociais de professores sobre o ser e fazer-se docente no projeto educapesca
publishDate 2023
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6225
_version_ 1787238499366207488
score 11.753735