/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Artigo
Representações sociais de professores sobre o ser e fazer-se docente no Projeto EDUCAPESCA
O presente trabalho analisa as Representações Sociais dos docentes sobre as práticas e saberes necessários para ser e fazer-se professor no Projeto de Educação de Jovens e Adultos articulado à Educação Profissional – EDUCAPESCA, do município de Bragança/PA. O referencial teórico-metodológico tem com...
Autor principal: | OLIVEIRA, Rafaela Ferreira de |
---|---|
Grau: | Artigo |
Publicado em: |
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6225 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6225 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-62252023-09-22T03:06:27Z Representações sociais de professores sobre o ser e fazer-se docente no Projeto EDUCAPESCA OLIVEIRA, Rafaela Ferreira de NEVES, Joana d’Arc de Vasconcelos http://lattes.cnpq.br/5658289632563411 https://orcid.org/0000-0002-3110-3649 Representações sociais EJA Educapesca CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO O presente trabalho analisa as Representações Sociais dos docentes sobre as práticas e saberes necessários para ser e fazer-se professor no Projeto de Educação de Jovens e Adultos articulado à Educação Profissional – EDUCAPESCA, do município de Bragança/PA. O referencial teórico-metodológico tem como base a Teoria das Representações Sociais (TRS), na abordagem da construção processual de Jodelet (2001) e Moscovici (1978). A coleta de dados foi realizada com os professores do segundo segmento do projeto em dois momentos: primeiramente a aplicação de formulário em conjunto com 18 professores e posteriormente a realização de grupo focal com nove destes professores. As informações coletadas durante o percurso metodológico foram organizadas em dimensões inerentes ao campo das TRS, as quais traduzem os seguintes achados: Os sujeitos são os docentes que possuem sua identidade e contribuição dentro de sua formação acadêmica e vivência no projeto; o contexto elucidado pelas diversas questões que envolvem desde a formação do professor até mesmo a condição de estrutura das escolas e recursos para a prática pedagógica, variáveis que afetam diretamente a oferta de um ensino de qualidade; e os sentidos que permeiam as particularidades em ser docente no Projeto e a construção disso dentro dessa articulação da EJA com a Educação Profissional junto desses sujeitos. 2023-09-21T21:16:02Z 2023-09-21T21:16:02Z 2023-07-07 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo OLIVEIRA, Rafaela Ferreira de. Representações sociais de professores sobre o ser e fazer-se docente no Projeto EDUCAPESCA . Orientadora: Joana d’Arc de Vasconcelos Neves. 2023. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação. Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança-PA, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6225. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6225 Acesso Aberto |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Representações sociais EJA Educapesca CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
spellingShingle |
Representações sociais EJA Educapesca CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO OLIVEIRA, Rafaela Ferreira de Representações sociais de professores sobre o ser e fazer-se docente no Projeto EDUCAPESCA |
topic_facet |
Representações sociais EJA Educapesca CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
O presente trabalho analisa as Representações Sociais dos docentes sobre as práticas e saberes necessários para ser e fazer-se professor no Projeto de Educação de Jovens e Adultos articulado à Educação Profissional – EDUCAPESCA, do município de Bragança/PA. O referencial teórico-metodológico tem como base a Teoria das Representações Sociais (TRS), na abordagem da construção processual de Jodelet (2001) e Moscovici (1978). A coleta de dados foi realizada com os professores do segundo segmento do projeto em dois momentos: primeiramente a aplicação de formulário em conjunto com 18 professores e posteriormente a realização de grupo focal com nove destes professores. As informações coletadas durante o percurso metodológico foram organizadas em dimensões inerentes ao campo das TRS, as quais traduzem os seguintes achados: Os sujeitos são os docentes que possuem sua identidade e contribuição dentro de sua formação acadêmica e vivência no projeto; o contexto elucidado pelas diversas questões que envolvem desde a formação do professor até mesmo a condição de estrutura das escolas e recursos para a prática pedagógica, variáveis que afetam diretamente a oferta de um ensino de qualidade; e os sentidos que permeiam as particularidades em ser docente no Projeto e a construção disso dentro dessa articulação da EJA com a Educação Profissional junto desses sujeitos. |
author_additional |
NEVES, Joana d’Arc de Vasconcelos |
author_additionalStr |
NEVES, Joana d’Arc de Vasconcelos |
format |
Artigo |
author |
OLIVEIRA, Rafaela Ferreira de |
title |
Representações sociais de professores sobre o ser e fazer-se docente no Projeto EDUCAPESCA |
title_short |
Representações sociais de professores sobre o ser e fazer-se docente no Projeto EDUCAPESCA |
title_full |
Representações sociais de professores sobre o ser e fazer-se docente no Projeto EDUCAPESCA |
title_fullStr |
Representações sociais de professores sobre o ser e fazer-se docente no Projeto EDUCAPESCA |
title_full_unstemmed |
Representações sociais de professores sobre o ser e fazer-se docente no Projeto EDUCAPESCA |
title_sort |
representações sociais de professores sobre o ser e fazer-se docente no projeto educapesca |
publishDate |
2023 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6225 |
_version_ |
1787238499366207488 |
score |
11.753735 |