Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

O estágio supervisionado na Educação Especial, como componente curricular da formação do Pedagogo

This research was built from the curricular component of supervised internship in Special Needs Education, completed by students of the pedagogy course at the Federal University of Pará, Campus Altamira. Aiming to understand the impacts of the internship on the students' academic life, their percept...

ver descrição completa

Autor principal: CARVALHO, Heloisa Helena Ferreira de
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6265
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6265
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-62652024-11-11T16:17:51Z O estágio supervisionado na Educação Especial, como componente curricular da formação do Pedagogo CARVALHO, Heloisa Helena Ferreira de LIMA, Jonata Souza de ttp://lattes.cnpq.br/2225350506155812 https://orcid.org/0000-0001-8700-8344 Estágio supervisionado Inclusão Pessoa com deficiência Educação especial Supervised internship Inclusion Disabled person Special Needs Education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO This research was built from the curricular component of supervised internship in Special Needs Education, completed by students of the pedagogy course at the Federal University of Pará, Campus Altamira. Aiming to understand the impacts of the internship on the students' academic life, their perceptions about their education, skills and abilities and their feelings of security or not, about the work activity experienced during the internship. The methodology used was a qualitative approach, through bibliographic and documentary research, linked to participant observation and interviews. As a result, based on the analysis of the interviewees' responses, the internship was relevant to their professional training, enabling them to make correspondences between theory and practice. However, they reported that they still do not feel qualified to work in Special Needs Education, because they do not identify with the modality and/or because they feel the need for improvement. Este artigo tem como objetivo compreender os impactos do Estágio Supervisionado em Educação Especial na vida acadêmica dos estudantes de pedagogia, suas percepções sobre a formação, competências e habilidades, e quanto aos seus sentimentos de segurança ou não, sobre a atividade laboral experimentada. Esta pesquisa foi construída a partir de minha participação e de meus colegas no componente curricular supracitado, na Universidade Federal do Pará, Campus Altamira. A metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa, através de pesquisa bibliográfica, documental, vinculada à observação participante e entrevistas. Tendo como resultado, a partir da análise das respostas dos entrevistados, que o estágio foi relevante para a formação profissional, possibilitando-lhes fazer correspondências entre a teoria e prática. Contudo, relataram que ainda não se sentem habilitados para atuarem na área da Educação Especial, por não se identificarem com a modalidade e/ou por sentir necessidade de aperfeiçoamento. 2023-10-04T14:40:34Z 2023-10-04T14:40:34Z 2023-05-08 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação CARVALHO, Heloisa Helena Ferreira de. O estágio supervisionado na Educação Especial, como componente curricular da formação do Pedagogo. Orientador: Jonata Souza de Lima. 2023. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciado em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Campus Universitário de Altamira, Universidade Federal do Pará, Altamira, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6265. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6265 Acesso Aberto Disponível via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Estágio supervisionado
Inclusão
Pessoa com deficiência
Educação especial
Supervised internship
Inclusion
Disabled person
Special Needs Education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Estágio supervisionado
Inclusão
Pessoa com deficiência
Educação especial
Supervised internship
Inclusion
Disabled person
Special Needs Education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CARVALHO, Heloisa Helena Ferreira de
O estágio supervisionado na Educação Especial, como componente curricular da formação do Pedagogo
topic_facet Estágio supervisionado
Inclusão
Pessoa com deficiência
Educação especial
Supervised internship
Inclusion
Disabled person
Special Needs Education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This research was built from the curricular component of supervised internship in Special Needs Education, completed by students of the pedagogy course at the Federal University of Pará, Campus Altamira. Aiming to understand the impacts of the internship on the students' academic life, their perceptions about their education, skills and abilities and their feelings of security or not, about the work activity experienced during the internship. The methodology used was a qualitative approach, through bibliographic and documentary research, linked to participant observation and interviews. As a result, based on the analysis of the interviewees' responses, the internship was relevant to their professional training, enabling them to make correspondences between theory and practice. However, they reported that they still do not feel qualified to work in Special Needs Education, because they do not identify with the modality and/or because they feel the need for improvement.
author_additional LIMA, Jonata Souza de
author_additionalStr LIMA, Jonata Souza de
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author CARVALHO, Heloisa Helena Ferreira de
title O estágio supervisionado na Educação Especial, como componente curricular da formação do Pedagogo
title_short O estágio supervisionado na Educação Especial, como componente curricular da formação do Pedagogo
title_full O estágio supervisionado na Educação Especial, como componente curricular da formação do Pedagogo
title_fullStr O estágio supervisionado na Educação Especial, como componente curricular da formação do Pedagogo
title_full_unstemmed O estágio supervisionado na Educação Especial, como componente curricular da formação do Pedagogo
title_sort o estágio supervisionado na educação especial, como componente curricular da formação do pedagogo
publishDate 2023
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6265
_version_ 1829093022334189568
score 11.753735