Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

“Onde está Tereza?”: histórias femininas silenciadas e a importância da reformulação do ensino de História

This article seeks to analyze and problematize the creation of an androcentric history, which was extended to educational areas from the birth of history as a discipline. This had a great social impact on women's lives and strengthened the patriarchal system in force in the country since the colonia...

ver descrição completa

Autor principal: COSTA, Bianca Karoline Silva
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6268
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6268
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-62682023-10-19T03:05:24Z “Onde está Tereza?”: histórias femininas silenciadas e a importância da reformulação do ensino de História COSTA, Bianca Karoline Silva LINHARES, Anna Maria Alves http://lattes.cnpq.br/3081434819616255 https://orcid.org/0000-0001-7548-9259 Ensino de História Patriarcado Gênero Violência History teaching Patriarchy Gender Violence CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA This article seeks to analyze and problematize the creation of an androcentric history, which was extended to educational areas from the birth of history as a discipline. This had a great social impact on women's lives and strengthened the patriarchal system in force in the country since the colonial period. Furthermore, this article seeks to discuss how this silencing of women in historiography and patriarchy corroborates the practice of violence that increases daily even with the legislative achievements of the feminist movement in the country. It is the objective of this work to present, as a solution to face this violence, the reformulation of history teaching aiming at gender issues through teaching and learning practices in schools. These issues are being much discussed in educational circles as a key debate to be placed within classrooms to try to contain the alarming growth of violence within schools, and to educate a more egalitarian society. O presente artigo busca analisar e problematizar a criação de uma história androcêntrica, que se estendeu para âmbitos educacionais a partir do nascimento da história como disciplina. O que gerou um grande impacto social para a vida das mulheres e fortaleceu o sistema patriarcal vigente no país desde o período colonial. Para além disso, este artigo busca discutir como esse silenciamento das mulheres na historiografia e o patriarcado corroboram para a prática da violência que aumenta cotidianamente mesmo com a conquistas legislativas do movimento feminista no país. É objetivo deste trabalho apresentar como solução de enfrentamento a essa violência, a reformulação do ensino de história visando as questões de gênero através de práticas de ensino e aprendizagem nas escolas. Questões estas, que estão sendo muito discutidas nos meios educacionais como debate primordial a ser colocado dentro das salas de aula para tentar conter o crescimento alarmante da violência dentro das escolas, e educar uma sociedade mais igualitária. 2023-10-18T14:00:32Z 2023-10-18T14:00:32Z 2023-08-29 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação COSTA, Bianca Karoline Silva da. “Onde está Tereza?”: histórias femininas silenciadas e a importância da reformulação do ensino de História. Orientadora: Anna Maria Alves Linhares. 2023. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) – Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6268. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6268 Acesso Aberto Disponível na internet via Sagitta
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Ensino de História
Patriarcado
Gênero
Violência
History teaching
Patriarchy
Gender
Violence
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
spellingShingle Ensino de História
Patriarcado
Gênero
Violência
History teaching
Patriarchy
Gender
Violence
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
COSTA, Bianca Karoline Silva
“Onde está Tereza?”: histórias femininas silenciadas e a importância da reformulação do ensino de História
topic_facet Ensino de História
Patriarcado
Gênero
Violência
History teaching
Patriarchy
Gender
Violence
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
description This article seeks to analyze and problematize the creation of an androcentric history, which was extended to educational areas from the birth of history as a discipline. This had a great social impact on women's lives and strengthened the patriarchal system in force in the country since the colonial period. Furthermore, this article seeks to discuss how this silencing of women in historiography and patriarchy corroborates the practice of violence that increases daily even with the legislative achievements of the feminist movement in the country. It is the objective of this work to present, as a solution to face this violence, the reformulation of history teaching aiming at gender issues through teaching and learning practices in schools. These issues are being much discussed in educational circles as a key debate to be placed within classrooms to try to contain the alarming growth of violence within schools, and to educate a more egalitarian society.
author_additional LINHARES, Anna Maria Alves
author_additionalStr LINHARES, Anna Maria Alves
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author COSTA, Bianca Karoline Silva
title “Onde está Tereza?”: histórias femininas silenciadas e a importância da reformulação do ensino de História
title_short “Onde está Tereza?”: histórias femininas silenciadas e a importância da reformulação do ensino de História
title_full “Onde está Tereza?”: histórias femininas silenciadas e a importância da reformulação do ensino de História
title_fullStr “Onde está Tereza?”: histórias femininas silenciadas e a importância da reformulação do ensino de História
title_full_unstemmed “Onde está Tereza?”: histórias femininas silenciadas e a importância da reformulação do ensino de História
title_sort “onde está tereza?”: histórias femininas silenciadas e a importância da reformulação do ensino de história
publishDate 2023
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6268
_version_ 1787238509965213696
score 11.753896