Artigo

Ensino da matemática para alunos autistas em Capanema-PA

Este trabalho tem como objetivo conhecer o ensino aplicado a alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em escolas da cidade de Capanema-PA. Para isso, foram visitadas e realizadas entrevistas em três escolas, sendo uma municipal, uma estadual e uma particular. A coleta e análise de dados, foco...

ver descrição completa

Autor principal: ROSÁRIO, Alciane Mendes do
Outros Autores: RODRIGUES, Elissandra Mayane Pereira
Grau: Artigo
Publicado em: 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6276
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6276
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-62762023-10-21T03:05:27Z Ensino da matemática para alunos autistas em Capanema-PA ROSÁRIO, Alciane Mendes do RODRIGUES, Elissandra Mayane Pereira LACERDA, Nelson Ned Nascimento http://lattes.cnpq.br/1902393822396052 Educação Matemática Ensino Inclusivo Transtorno do Espectro Autista CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Este trabalho tem como objetivo conhecer o ensino aplicado a alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em escolas da cidade de Capanema-PA. Para isso, foram visitadas e realizadas entrevistas em três escolas, sendo uma municipal, uma estadual e uma particular. A coleta e análise de dados, focou em dois temas: os conteúdos matemáticos e o uso de recursos didáticos sobre o ensino e a aprendizagem matemática à autistas. Os resultados apontam para uma ênfase ao trabalho com o campo numérico em detrimento de outros. E observou-se que as escolas públicas e privadas atendem aos requisitos básicos para receber uma criança com autismo, com acompanhamento de profissionais qualificados e atividades de matemática com a finalidade de inclusão a todos os alunos assistidos nas instituições de ensino pesquisadas. 2023-10-20T19:23:53Z 2023-10-20T19:23:53Z 2023-09-27 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo ROSÁRIO, Alciane Mendes do; RODRIGUES, Elissandra Mayane Pereira Ensino da matemática para alunos autistas em Capanema-PA. Orientador: Nelson Ned Nascimento Lacerda. 2023. 10 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo (Graduação em Matemática) – Faculdade de Matemática. Polo Capanema, Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança-PA, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6276. Acesso em: . https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6276 Acesso Aberto
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Educação Matemática
Ensino Inclusivo
Transtorno do Espectro Autista
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Educação Matemática
Ensino Inclusivo
Transtorno do Espectro Autista
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
ROSÁRIO, Alciane Mendes do
Ensino da matemática para alunos autistas em Capanema-PA
topic_facet Educação Matemática
Ensino Inclusivo
Transtorno do Espectro Autista
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Este trabalho tem como objetivo conhecer o ensino aplicado a alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em escolas da cidade de Capanema-PA. Para isso, foram visitadas e realizadas entrevistas em três escolas, sendo uma municipal, uma estadual e uma particular. A coleta e análise de dados, focou em dois temas: os conteúdos matemáticos e o uso de recursos didáticos sobre o ensino e a aprendizagem matemática à autistas. Os resultados apontam para uma ênfase ao trabalho com o campo numérico em detrimento de outros. E observou-se que as escolas públicas e privadas atendem aos requisitos básicos para receber uma criança com autismo, com acompanhamento de profissionais qualificados e atividades de matemática com a finalidade de inclusão a todos os alunos assistidos nas instituições de ensino pesquisadas.
author_additional LACERDA, Nelson Ned Nascimento
author_additionalStr LACERDA, Nelson Ned Nascimento
format Artigo
author ROSÁRIO, Alciane Mendes do
author2 RODRIGUES, Elissandra Mayane Pereira
author2Str RODRIGUES, Elissandra Mayane Pereira
title Ensino da matemática para alunos autistas em Capanema-PA
title_short Ensino da matemática para alunos autistas em Capanema-PA
title_full Ensino da matemática para alunos autistas em Capanema-PA
title_fullStr Ensino da matemática para alunos autistas em Capanema-PA
title_full_unstemmed Ensino da matemática para alunos autistas em Capanema-PA
title_sort ensino da matemática para alunos autistas em capanema-pa
publishDate 2023
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6276
_version_ 1787238512218603520
score 11.755432