/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Artigo
Ensino da matemática para alunos autistas em Capanema-PA
Este trabalho tem como objetivo conhecer o ensino aplicado a alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em escolas da cidade de Capanema-PA. Para isso, foram visitadas e realizadas entrevistas em três escolas, sendo uma municipal, uma estadual e uma particular. A coleta e análise de dados, foco...
Autor principal: | ROSÁRIO, Alciane Mendes do |
---|---|
Outros Autores: | RODRIGUES, Elissandra Mayane Pereira |
Grau: | Artigo |
Publicado em: |
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6276 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6276 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-62762023-10-21T03:05:27Z Ensino da matemática para alunos autistas em Capanema-PA ROSÁRIO, Alciane Mendes do RODRIGUES, Elissandra Mayane Pereira LACERDA, Nelson Ned Nascimento http://lattes.cnpq.br/1902393822396052 Educação Matemática Ensino Inclusivo Transtorno do Espectro Autista CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Este trabalho tem como objetivo conhecer o ensino aplicado a alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em escolas da cidade de Capanema-PA. Para isso, foram visitadas e realizadas entrevistas em três escolas, sendo uma municipal, uma estadual e uma particular. A coleta e análise de dados, focou em dois temas: os conteúdos matemáticos e o uso de recursos didáticos sobre o ensino e a aprendizagem matemática à autistas. Os resultados apontam para uma ênfase ao trabalho com o campo numérico em detrimento de outros. E observou-se que as escolas públicas e privadas atendem aos requisitos básicos para receber uma criança com autismo, com acompanhamento de profissionais qualificados e atividades de matemática com a finalidade de inclusão a todos os alunos assistidos nas instituições de ensino pesquisadas. 2023-10-20T19:23:53Z 2023-10-20T19:23:53Z 2023-09-27 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo ROSÁRIO, Alciane Mendes do; RODRIGUES, Elissandra Mayane Pereira Ensino da matemática para alunos autistas em Capanema-PA. Orientador: Nelson Ned Nascimento Lacerda. 2023. 10 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo (Graduação em Matemática) – Faculdade de Matemática. Polo Capanema, Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança-PA, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6276. Acesso em: . https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6276 Acesso Aberto |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Educação Matemática Ensino Inclusivo Transtorno do Espectro Autista CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
spellingShingle |
Educação Matemática Ensino Inclusivo Transtorno do Espectro Autista CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO ROSÁRIO, Alciane Mendes do Ensino da matemática para alunos autistas em Capanema-PA |
topic_facet |
Educação Matemática Ensino Inclusivo Transtorno do Espectro Autista CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Este trabalho tem como objetivo conhecer o ensino aplicado a alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em escolas da cidade de Capanema-PA. Para isso, foram visitadas e realizadas entrevistas em três escolas, sendo uma municipal, uma estadual e uma particular. A coleta e análise de dados, focou em dois temas: os conteúdos matemáticos e o uso de recursos didáticos sobre o ensino e a aprendizagem matemática à autistas. Os resultados apontam para uma ênfase ao trabalho com o campo numérico em detrimento de outros. E observou-se que as escolas públicas e privadas atendem aos requisitos básicos para receber uma criança com autismo, com acompanhamento de profissionais qualificados e atividades de matemática com a finalidade de inclusão a todos os alunos assistidos nas instituições de ensino pesquisadas. |
author_additional |
LACERDA, Nelson Ned Nascimento |
author_additionalStr |
LACERDA, Nelson Ned Nascimento |
format |
Artigo |
author |
ROSÁRIO, Alciane Mendes do |
author2 |
RODRIGUES, Elissandra Mayane Pereira |
author2Str |
RODRIGUES, Elissandra Mayane Pereira |
title |
Ensino da matemática para alunos autistas em Capanema-PA |
title_short |
Ensino da matemática para alunos autistas em Capanema-PA |
title_full |
Ensino da matemática para alunos autistas em Capanema-PA |
title_fullStr |
Ensino da matemática para alunos autistas em Capanema-PA |
title_full_unstemmed |
Ensino da matemática para alunos autistas em Capanema-PA |
title_sort |
ensino da matemática para alunos autistas em capanema-pa |
publishDate |
2023 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6276 |
_version_ |
1787238512218603520 |
score |
11.755432 |