/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
A identidade profissional do pedagogo em sua atuação como coordenador pedagógico no ambiente escolar: uma revisão da literatura
Esta pesquisa aborda estudos acerca da construção identitária do profissional pedagogo em sua atuação como coordenador pedagógico no ambiente escolar. O objetivo da investigação é apresentar discussões relevantes contidas na literatura atual sobre o tema em questão. As indagações por investigar esse...
Autor principal: | AMORIM, Maria Vânia de Oliveira |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2018
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/634 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-634 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6342020-09-06T12:18:26Z A identidade profissional do pedagogo em sua atuação como coordenador pedagógico no ambiente escolar: uma revisão da literatura AMORIM, Maria Vânia de Oliveira ANJOS, Francisco Valdinei dos Santos http://lattes.cnpq.br/5035093639365870 Pedagogos Coordenador Pedagógico Escolas CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Esta pesquisa aborda estudos acerca da construção identitária do profissional pedagogo em sua atuação como coordenador pedagógico no ambiente escolar. O objetivo da investigação é apresentar discussões relevantes contidas na literatura atual sobre o tema em questão. As indagações por investigar esse tema surgiram durante os estágios do curso de pedagogia da Universidade Federal do Pará por observar durante a experiência em prática a fragmentação que esse profissional sobre em sua identidade por falta de formação adequada para assumir a função ou por falta de condições para realizar seu trabalho. Na busca por compreender o processo de construção e descaracterização da identidade do coordenador pedagógico, a pesquisa se propôs a realizar um levantamento bibliográfico como metodologia fazendo uma seleção dos dados coletados e organizando de acordo com a relevância dos conteúdos. Na discussão sobre os resultados da pesquisa, observamos que o trabalho do coordenador pedagógico ganha sentido quando realizado em equipe, pois o seu foco não é apenas pela afirmação de sua identidade, mas também pela melhoria do processo de ensino aprendizagem. 2018-08-20T20:51:32Z 2018-08-20T20:51:32Z 2018-03-20 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação AMORIM, Maria Vânia de Oliveira. A identidade profissional do pedagogo em sua atuação como coordenador pedagógico no ambiente escolar: uma revisão da literatura. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/634. Acesso em:. http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/634 Acesso Aberto 1 CD-ROM |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Pedagogos Coordenador Pedagógico Escolas CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
spellingShingle |
Pedagogos Coordenador Pedagógico Escolas CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS AMORIM, Maria Vânia de Oliveira A identidade profissional do pedagogo em sua atuação como coordenador pedagógico no ambiente escolar: uma revisão da literatura |
topic_facet |
Pedagogos Coordenador Pedagógico Escolas CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
description |
Esta pesquisa aborda estudos acerca da construção identitária do profissional pedagogo em sua atuação como coordenador pedagógico no ambiente escolar. O objetivo da investigação é apresentar discussões relevantes contidas na literatura atual sobre o tema em questão. As indagações por investigar esse tema surgiram durante os estágios do curso de pedagogia da Universidade Federal do Pará por observar durante a experiência em prática a fragmentação que esse profissional sobre em sua identidade por falta de formação adequada para assumir a função ou por falta de condições para realizar seu trabalho. Na busca por compreender o processo de construção e descaracterização da identidade do coordenador pedagógico, a pesquisa se propôs a realizar um levantamento bibliográfico como metodologia fazendo uma seleção dos dados coletados e organizando de acordo com a relevância dos conteúdos. Na discussão sobre os resultados da pesquisa, observamos que o trabalho do coordenador pedagógico ganha sentido quando realizado em equipe, pois o seu foco não é apenas pela afirmação de sua identidade, mas também pela melhoria do processo de ensino aprendizagem. |
author_additional |
ANJOS, Francisco Valdinei dos Santos |
author_additionalStr |
ANJOS, Francisco Valdinei dos Santos |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
AMORIM, Maria Vânia de Oliveira |
title |
A identidade profissional do pedagogo em sua atuação como coordenador pedagógico no ambiente escolar: uma revisão da literatura |
title_short |
A identidade profissional do pedagogo em sua atuação como coordenador pedagógico no ambiente escolar: uma revisão da literatura |
title_full |
A identidade profissional do pedagogo em sua atuação como coordenador pedagógico no ambiente escolar: uma revisão da literatura |
title_fullStr |
A identidade profissional do pedagogo em sua atuação como coordenador pedagógico no ambiente escolar: uma revisão da literatura |
title_full_unstemmed |
A identidade profissional do pedagogo em sua atuação como coordenador pedagógico no ambiente escolar: uma revisão da literatura |
title_sort |
identidade profissional do pedagogo em sua atuação como coordenador pedagógico no ambiente escolar: uma revisão da literatura |
publishDate |
2018 |
url |
http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/634 |
_version_ |
1787154547043467264 |
score |
11.753896 |