Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

A identidade profissional do pedagogo em sua atuação como coordenador pedagógico no ambiente escolar: uma revisão da literatura

Esta pesquisa aborda estudos acerca da construção identitária do profissional pedagogo em sua atuação como coordenador pedagógico no ambiente escolar. O objetivo da investigação é apresentar discussões relevantes contidas na literatura atual sobre o tema em questão. As indagações por investigar esse...

ver descrição completa

Autor principal: AMORIM, Maria Vânia de Oliveira
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2018
Assuntos:
Acesso em linha: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/634
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-634
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6342020-09-06T12:18:26Z A identidade profissional do pedagogo em sua atuação como coordenador pedagógico no ambiente escolar: uma revisão da literatura AMORIM, Maria Vânia de Oliveira ANJOS, Francisco Valdinei dos Santos http://lattes.cnpq.br/5035093639365870 Pedagogos Coordenador Pedagógico Escolas CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Esta pesquisa aborda estudos acerca da construção identitária do profissional pedagogo em sua atuação como coordenador pedagógico no ambiente escolar. O objetivo da investigação é apresentar discussões relevantes contidas na literatura atual sobre o tema em questão. As indagações por investigar esse tema surgiram durante os estágios do curso de pedagogia da Universidade Federal do Pará por observar durante a experiência em prática a fragmentação que esse profissional sobre em sua identidade por falta de formação adequada para assumir a função ou por falta de condições para realizar seu trabalho. Na busca por compreender o processo de construção e descaracterização da identidade do coordenador pedagógico, a pesquisa se propôs a realizar um levantamento bibliográfico como metodologia fazendo uma seleção dos dados coletados e organizando de acordo com a relevância dos conteúdos. Na discussão sobre os resultados da pesquisa, observamos que o trabalho do coordenador pedagógico ganha sentido quando realizado em equipe, pois o seu foco não é apenas pela afirmação de sua identidade, mas também pela melhoria do processo de ensino aprendizagem. 2018-08-20T20:51:32Z 2018-08-20T20:51:32Z 2018-03-20 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação AMORIM, Maria Vânia de Oliveira. A identidade profissional do pedagogo em sua atuação como coordenador pedagógico no ambiente escolar: uma revisão da literatura. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/634. Acesso em:. http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/634 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Pedagogos
Coordenador Pedagógico
Escolas
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
spellingShingle Pedagogos
Coordenador Pedagógico
Escolas
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
AMORIM, Maria Vânia de Oliveira
A identidade profissional do pedagogo em sua atuação como coordenador pedagógico no ambiente escolar: uma revisão da literatura
topic_facet Pedagogos
Coordenador Pedagógico
Escolas
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
description Esta pesquisa aborda estudos acerca da construção identitária do profissional pedagogo em sua atuação como coordenador pedagógico no ambiente escolar. O objetivo da investigação é apresentar discussões relevantes contidas na literatura atual sobre o tema em questão. As indagações por investigar esse tema surgiram durante os estágios do curso de pedagogia da Universidade Federal do Pará por observar durante a experiência em prática a fragmentação que esse profissional sobre em sua identidade por falta de formação adequada para assumir a função ou por falta de condições para realizar seu trabalho. Na busca por compreender o processo de construção e descaracterização da identidade do coordenador pedagógico, a pesquisa se propôs a realizar um levantamento bibliográfico como metodologia fazendo uma seleção dos dados coletados e organizando de acordo com a relevância dos conteúdos. Na discussão sobre os resultados da pesquisa, observamos que o trabalho do coordenador pedagógico ganha sentido quando realizado em equipe, pois o seu foco não é apenas pela afirmação de sua identidade, mas também pela melhoria do processo de ensino aprendizagem.
author_additional ANJOS, Francisco Valdinei dos Santos
author_additionalStr ANJOS, Francisco Valdinei dos Santos
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author AMORIM, Maria Vânia de Oliveira
title A identidade profissional do pedagogo em sua atuação como coordenador pedagógico no ambiente escolar: uma revisão da literatura
title_short A identidade profissional do pedagogo em sua atuação como coordenador pedagógico no ambiente escolar: uma revisão da literatura
title_full A identidade profissional do pedagogo em sua atuação como coordenador pedagógico no ambiente escolar: uma revisão da literatura
title_fullStr A identidade profissional do pedagogo em sua atuação como coordenador pedagógico no ambiente escolar: uma revisão da literatura
title_full_unstemmed A identidade profissional do pedagogo em sua atuação como coordenador pedagógico no ambiente escolar: uma revisão da literatura
title_sort identidade profissional do pedagogo em sua atuação como coordenador pedagógico no ambiente escolar: uma revisão da literatura
publishDate 2018
url http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/634
_version_ 1787154547043467264
score 11.753896