Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Ensino de artes por meio da proposta agroflorestal para uma escola rural: fortalecimento da cultura, da agricultura familiar através do ensino básico

O presente trabalho tem como tema a utilização de canteiros agroflorestais associados ao ensino de artes. Nosso objetivo nesse trabalho foi analisar o movimento de construção e desenvolvimento de um espaço Agroflorestal como ferramenta para o ensino de artes em uma escola da zona rural no município...

ver descrição completa

Autor principal: AZEVEDO, Eleodora Ribeiro de
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2018
Assuntos:
Acesso em linha: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/635
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-635
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6352020-09-06T12:15:23Z Ensino de artes por meio da proposta agroflorestal para uma escola rural: fortalecimento da cultura, da agricultura familiar através do ensino básico AZEVEDO, Eleodora Ribeiro de CRUZ, Carlos Renilton Freitas http://lattes.cnpq.br/7656601356595473 Artes - Ensino Ecologia agrícola Agroecologia Castanhal (PA) CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS O presente trabalho tem como tema a utilização de canteiros agroflorestais associados ao ensino de artes. Nosso objetivo nesse trabalho foi analisar o movimento de construção e desenvolvimento de um espaço Agroflorestal como ferramenta para o ensino de artes em uma escola da zona rural no município de Castanhal. Desta forma, traçamos esta pesquisa com o título A importância de um Projeto agroflorestal para as crianças dentro de uma escola do campo: fortalecimento da cultura, da agricultura familiar através do ensino básico. Definimos como objetivo geral, descrever e analisar o processo de organização de um projeto agroflorestal em uma escola da zona rural do Município de Castanhal. Especialmente, Investigar as origens do projeto, analisar o desenvolvimento do mesmo e averiguar a relação entre o ensino de artes e a prática agroflorestais associadas à permacultura. O presente trabalho baseia-se em autores que dialogam sobre: Agroecologia, como Altieri (2012), permacultura Mollison (1999), na arte com Lacoste (1997), entre outros autores que dialogam sobre educação rural e educação do campo tais como Ribeiro (2012) e Caldarte (2012). Tratando-se de uma pesquisa qualitativa, que buscou empregar o estudo de caso que vem a ser uma forma, um mecanismo de investigação de grande utilidade nos estudos e nas áreas da educação na atual conjuntura Morgado (2013), e para coleta de dados fizemos uso de entrevistas semiestruturadas com os sujeitos literalmente ligados ao projeto e observações durante as aulas da educanda de artes. Quanto aos resultados podemos constatar que trata-se de um projeto que encontra-se em construção e planejamento, mas que possui uma boa aceitação por parte de seus envolvidos comunidade escolar, alunos e pais. E que em grande parte, alcança seus objetivos aos quais se dispôs a trabalhar apresentando-se como uma ótima possibilidade para que a unidade escolar se reconheça como autor de mudanças sociais e para a igualdade ao alcance das novas formas tecnológicas e sustentáveis no que se referem a produção de alimentos e gestão dos recursos naturais fortemente trabalhados através da agroecologia e por meio da permacultura e que são bem exploradas dentro da disciplina de artes. 2018-08-21T17:10:52Z 2018-08-21T17:10:52Z 2018-03-13 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação AZEVEDO, Eleodora Ribeiro de. Ensino de artes por meio da proposta agroflorestal para uma escola rural: fortalecimento da cultura, da agricultura familiar através do ensino básico. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/635. Acesso em:. http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/635 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Artes - Ensino
Ecologia agrícola
Agroecologia
Castanhal (PA)
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
spellingShingle Artes - Ensino
Ecologia agrícola
Agroecologia
Castanhal (PA)
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
AZEVEDO, Eleodora Ribeiro de
Ensino de artes por meio da proposta agroflorestal para uma escola rural: fortalecimento da cultura, da agricultura familiar através do ensino básico
topic_facet Artes - Ensino
Ecologia agrícola
Agroecologia
Castanhal (PA)
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
description O presente trabalho tem como tema a utilização de canteiros agroflorestais associados ao ensino de artes. Nosso objetivo nesse trabalho foi analisar o movimento de construção e desenvolvimento de um espaço Agroflorestal como ferramenta para o ensino de artes em uma escola da zona rural no município de Castanhal. Desta forma, traçamos esta pesquisa com o título A importância de um Projeto agroflorestal para as crianças dentro de uma escola do campo: fortalecimento da cultura, da agricultura familiar através do ensino básico. Definimos como objetivo geral, descrever e analisar o processo de organização de um projeto agroflorestal em uma escola da zona rural do Município de Castanhal. Especialmente, Investigar as origens do projeto, analisar o desenvolvimento do mesmo e averiguar a relação entre o ensino de artes e a prática agroflorestais associadas à permacultura. O presente trabalho baseia-se em autores que dialogam sobre: Agroecologia, como Altieri (2012), permacultura Mollison (1999), na arte com Lacoste (1997), entre outros autores que dialogam sobre educação rural e educação do campo tais como Ribeiro (2012) e Caldarte (2012). Tratando-se de uma pesquisa qualitativa, que buscou empregar o estudo de caso que vem a ser uma forma, um mecanismo de investigação de grande utilidade nos estudos e nas áreas da educação na atual conjuntura Morgado (2013), e para coleta de dados fizemos uso de entrevistas semiestruturadas com os sujeitos literalmente ligados ao projeto e observações durante as aulas da educanda de artes. Quanto aos resultados podemos constatar que trata-se de um projeto que encontra-se em construção e planejamento, mas que possui uma boa aceitação por parte de seus envolvidos comunidade escolar, alunos e pais. E que em grande parte, alcança seus objetivos aos quais se dispôs a trabalhar apresentando-se como uma ótima possibilidade para que a unidade escolar se reconheça como autor de mudanças sociais e para a igualdade ao alcance das novas formas tecnológicas e sustentáveis no que se referem a produção de alimentos e gestão dos recursos naturais fortemente trabalhados através da agroecologia e por meio da permacultura e que são bem exploradas dentro da disciplina de artes.
author_additional CRUZ, Carlos Renilton Freitas
author_additionalStr CRUZ, Carlos Renilton Freitas
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author AZEVEDO, Eleodora Ribeiro de
title Ensino de artes por meio da proposta agroflorestal para uma escola rural: fortalecimento da cultura, da agricultura familiar através do ensino básico
title_short Ensino de artes por meio da proposta agroflorestal para uma escola rural: fortalecimento da cultura, da agricultura familiar através do ensino básico
title_full Ensino de artes por meio da proposta agroflorestal para uma escola rural: fortalecimento da cultura, da agricultura familiar através do ensino básico
title_fullStr Ensino de artes por meio da proposta agroflorestal para uma escola rural: fortalecimento da cultura, da agricultura familiar através do ensino básico
title_full_unstemmed Ensino de artes por meio da proposta agroflorestal para uma escola rural: fortalecimento da cultura, da agricultura familiar através do ensino básico
title_sort ensino de artes por meio da proposta agroflorestal para uma escola rural: fortalecimento da cultura, da agricultura familiar através do ensino básico
publishDate 2018
url http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/635
_version_ 1787154547190267904
score 11.753735