Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

A importância do letramento literário para alunos do 9º ano do ensino fundamental nas escolas: Santa Terezinha em Abaetetuba e Ayrton Senna de Silva em Muaná

Based on the idea that literature is frequently present in the life do each individual, this monograph aims to investigate the process of literary literacy, highlighting literature the teaching, as well as to enable reading strategies for students in the 9th grad in two basic education schools, in d...

ver descrição completa

Autor principal: BENTES, Daiany Costa
Outros Autores: VALENTE, Luthy de Paula
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6351
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6351
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-63512023-11-24T03:06:51Z A importância do letramento literário para alunos do 9º ano do ensino fundamental nas escolas: Santa Terezinha em Abaetetuba e Ayrton Senna de Silva em Muaná BENTES, Daiany Costa VALENTE, Luthy de Paula MOREIRA, Alex Santos http://lattes.cnpq.br/2578091616234286 https://orcid.org/0000-0002-9933-4806 Letramento literário Práticas de leitura Ensino fundamental Literary literacy Practices of reading Elementary schools CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Based on the idea that literature is frequently present in the life do each individual, this monograph aims to investigate the process of literary literacy, highlighting literature the teaching, as well as to enable reading strategies for students in the 9th grad in two basic education schools, in different municipalities. The aim of the research is to promote literary literacy texts, with a view to contributing to the students’ personal development regarding literature, making them readers and actors in the social environment in which they live. The national curricular parameters (PCNs) and theories of Cosson (2016), Soares (2004), Candido (2000), Bosi (2006), among others, address and approach concepts and improvements regarding reading, literacy and literature. To complete the ideas, a qualitative research was carried out to verify the students, through an intervention sequence. In the face of this, the results revealed that literary literacy in elementary education has not yet fully materialized due to the distinct realities between the selected schools for the application, but the importance of literary teaching is still believed. Finally, it is concludes that this type of study, despite the controversies of life, can contribute significantly to the relationship literature and society, making readers critical and expressive readers able to observe the word as it actually presents itself. A partir da ideia de que a Literatura está frequentemente presente na vida de cada indivíduo, esta monografia tem como objetivo investigar o processo de Letramento Literário, destacando o ensino de Literatura, como também possibilitar estratégias de leitura para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental em duas escolas da educação básica, em diferentes municípios. O intuito da pesquisa é promover o letramento literário por meio da leitura e compreensão de textos literários, na perspectiva de contribuir para o desenvolvimento pessoal dos alunos referentes à literatura, tornando-os leitores e atuantes no meio social em que vivem. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), e as teorias de Cosson (2016), Candido (1988), Soares (2004), Bosi (2006), entre outros, encaminham e abordam conceitos e melhorias a respeito de leitura, letramento e literatura. Para completar as ideias, realizou-se uma pesquisa qualitativa para verificar a qualidade da leitura estética dos alunos por meio de uma sequência interventiva. Diante disso, os resultados revelaram que o letramento literário no Ensino fundamental ainda não se concretiza totalmente devido a fatores sociais, estruturais, políticos, metodologias de trabalho em sala de aula entre outros fatores ligados a realidade das escolas selecionadas para a aplicação da pesquisa, contudo acredita-se na potencialidade do ensino literário. Por fim, conclui-se que esse tipo de estudo, apesar das controvérsias da vida, pode contribuir significativamente para a relação literatura e sociedade, tornando leitores críticos e expressivos capazes de observarem o mundo como ele realmente apresenta ser. 2023-11-23T18:29:33Z 2023-11-23T18:29:33Z 2018 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação BENTES, Daiany Costa; VALENTE, Luthy de Paula. A importância do letramento literário para alunos do 9º ano do ensino fundamental nas escolas: Santa Terezinha em Abaetetuba e Ayrton Senna de Silva em Muaná. Orientador: Alex Santos Moreira. 2018. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) – Faculdade de Ciências da Linguagem, Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6351. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6351 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Letramento literário
Práticas de leitura
Ensino fundamental
Literary literacy
Practices of reading
Elementary schools
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Letramento literário
Práticas de leitura
Ensino fundamental
Literary literacy
Practices of reading
Elementary schools
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
BENTES, Daiany Costa
A importância do letramento literário para alunos do 9º ano do ensino fundamental nas escolas: Santa Terezinha em Abaetetuba e Ayrton Senna de Silva em Muaná
topic_facet Letramento literário
Práticas de leitura
Ensino fundamental
Literary literacy
Practices of reading
Elementary schools
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Based on the idea that literature is frequently present in the life do each individual, this monograph aims to investigate the process of literary literacy, highlighting literature the teaching, as well as to enable reading strategies for students in the 9th grad in two basic education schools, in different municipalities. The aim of the research is to promote literary literacy texts, with a view to contributing to the students’ personal development regarding literature, making them readers and actors in the social environment in which they live. The national curricular parameters (PCNs) and theories of Cosson (2016), Soares (2004), Candido (2000), Bosi (2006), among others, address and approach concepts and improvements regarding reading, literacy and literature. To complete the ideas, a qualitative research was carried out to verify the students, through an intervention sequence. In the face of this, the results revealed that literary literacy in elementary education has not yet fully materialized due to the distinct realities between the selected schools for the application, but the importance of literary teaching is still believed. Finally, it is concludes that this type of study, despite the controversies of life, can contribute significantly to the relationship literature and society, making readers critical and expressive readers able to observe the word as it actually presents itself.
author_additional MOREIRA, Alex Santos
author_additionalStr MOREIRA, Alex Santos
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author BENTES, Daiany Costa
author2 VALENTE, Luthy de Paula
author2Str VALENTE, Luthy de Paula
title A importância do letramento literário para alunos do 9º ano do ensino fundamental nas escolas: Santa Terezinha em Abaetetuba e Ayrton Senna de Silva em Muaná
title_short A importância do letramento literário para alunos do 9º ano do ensino fundamental nas escolas: Santa Terezinha em Abaetetuba e Ayrton Senna de Silva em Muaná
title_full A importância do letramento literário para alunos do 9º ano do ensino fundamental nas escolas: Santa Terezinha em Abaetetuba e Ayrton Senna de Silva em Muaná
title_fullStr A importância do letramento literário para alunos do 9º ano do ensino fundamental nas escolas: Santa Terezinha em Abaetetuba e Ayrton Senna de Silva em Muaná
title_full_unstemmed A importância do letramento literário para alunos do 9º ano do ensino fundamental nas escolas: Santa Terezinha em Abaetetuba e Ayrton Senna de Silva em Muaná
title_sort importância do letramento literário para alunos do 9º ano do ensino fundamental nas escolas: santa terezinha em abaetetuba e ayrton senna de silva em muaná
publishDate 2023
url https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6351
_version_ 1787238449107959808
score 11.753735