Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Processos de alfabetização e letramento: um estudo com alunos do 6º ano da escola municipal de ensino fundamental “Guaraci Mendes”

This work intends to research the learning difficulties related to the acquisition of written language and reading of elementary school students, specifically in Year 6 of the Municipal School Guaraci Mendes, Tailândia (PA). Through this study we aim to promote a reflection on the difficulties in re...

ver descrição completa

Autor principal: SANTOS, Kátia Cilene Moraes dos
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6391
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6391
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-63912023-11-25T03:06:40Z Processos de alfabetização e letramento: um estudo com alunos do 6º ano da escola municipal de ensino fundamental “Guaraci Mendes” SANTOS, Kátia Cilene Moraes dos CALDAS, Carlos Alberto Amorim http://lattes.cnpq.br/0956669284997521 Alfabetização e Letramento Dificuldade de aprendizagem Leitura Escrita Literacy and Literacy Learning disability Reading Writing CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES This work intends to research the learning difficulties related to the acquisition of written language and reading of elementary school students, specifically in Year 6 of the Municipal School Guaraci Mendes, Tailândia (PA). Through this study we aim to promote a reflection on the difficulties in reading and writing. As methodology we used a qualitative approach focusing on literature research, field research and as a technique for data collection were used in the questionnaire. Also used as a theoretical conception of various educators on the subject, among them stand out Magda Soares, Emilia Ferreiro, Ana Teberosky and Paulo Freire. In performing textual production activities to our students, we noticed some difficulties in the acquisition of writing, such as phonetic transcription, misuse of letters, change of segmental structure, segmentation and intervocabular juncture, accent marks, punctuation and syntactical problems. Therefore, we found that the most common deviations of the students are characterized by problems in the transition from phonetic speech itself. This practice is related to the acoustic perception and its graphical representation as the student transcribes the phoneme according to the sound you hear and pronounce. However, it is necessary that the teacher keep up to date on new teaching methodologies and develop more efficient practices as activities that promote reflection and/or require negotiation of viewpoints or even solving problems, using reading textual genres their interests; recreational activities that have the character of games, jokes and fun, to develop their logical reasoning and; dialogue that will help lose the shyness and improve the spoken language through activities that involve the participation of all students, according to the level of learning in which each is located. O presente trabalho se propõe a pesquisar sobre as dificuldades de aprendizagem referentes à aquisição da língua escrita e da leitura dos alunos do ensino fundamental, mais especificamente do 6º Ano da Escola Municipal Guaraci Mendes, em Tailândia (PA). Através deste estudo, objetiva-se promover uma reflexão sobre essas dificuldades no aprendizado da leitura e na escrita. Como metodologia de trabalho, utilizou-se a abordagem qualitativa enfocando a pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo e, como técnica de coleta de dados, usou-se o questionário. Utilizou-se também como referencial teórico a concepção de vários educadores sobre o tema, dentre estes Magda Soares, Emília Ferreiro, Ana Teberosky e Paulo Freire. Ao realizarmos atividades de produções textuais com os nossos alunos, percebemos algumas dificuldades no processo de aquisição da escrita, tais como: transcrição fonética, uso indevido de letras, modificação da estrutura segmental, juntura intervocabular e segmentação, acentos gráficos, sinais de pontuação e problemas sintáticos. Observamos, portanto, que os desvios mais comuns dos alunos são caracterizados por problemas na transição fonética da própria fala. Essa prática está relacionada com a percepção acústica e sua representação gráfica visto que o aluno transcreve o fonema de acordo com o som que escuta e pronuncia. Esses resultados apontam para a necessidade de o educador se manter atualizado sobre as novas metodologias de ensino e desenvolva práticas mais eficientes, tais como: atividades que promovam a reflexão e/ou exijam negociação de pontos de vistas ou mesmo a solução de problemas, utilizando leitura de gêneros textuais de seus interesses; atividades lúdicas que tenham o caráter de jogos, brincadeiras e divertimento, para desenvolver seu raciocínio lógico e; o diálogo que ajudará a perder a timidez e melhorar a língua falada através de atividades que envolva a participação de todos os alunos, de acordo com o patamar de aprendizagem em que cada um se encontra. 2023-11-24T20:11:36Z 2023-11-24T20:11:36Z 2014 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SANTOS, Kátia Cilene Moraes dos. Processos de alfabetização e letramento: um estudo com alunos do 6º ano da escola municipal de ensino fundamental “Guaraci Mendes”. Orientador: Carlos Alberto Amorim Caldas. 2014. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso ((Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) – Faculdade de Ciências da Linguagem, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Tailândia, 2014. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6391. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6391 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Alfabetização e Letramento
Dificuldade de aprendizagem
Leitura
Escrita
Literacy and Literacy
Learning disability
Reading
Writing
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
spellingShingle Alfabetização e Letramento
Dificuldade de aprendizagem
Leitura
Escrita
Literacy and Literacy
Learning disability
Reading
Writing
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
SANTOS, Kátia Cilene Moraes dos
Processos de alfabetização e letramento: um estudo com alunos do 6º ano da escola municipal de ensino fundamental “Guaraci Mendes”
topic_facet Alfabetização e Letramento
Dificuldade de aprendizagem
Leitura
Escrita
Literacy and Literacy
Learning disability
Reading
Writing
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
description This work intends to research the learning difficulties related to the acquisition of written language and reading of elementary school students, specifically in Year 6 of the Municipal School Guaraci Mendes, Tailândia (PA). Through this study we aim to promote a reflection on the difficulties in reading and writing. As methodology we used a qualitative approach focusing on literature research, field research and as a technique for data collection were used in the questionnaire. Also used as a theoretical conception of various educators on the subject, among them stand out Magda Soares, Emilia Ferreiro, Ana Teberosky and Paulo Freire. In performing textual production activities to our students, we noticed some difficulties in the acquisition of writing, such as phonetic transcription, misuse of letters, change of segmental structure, segmentation and intervocabular juncture, accent marks, punctuation and syntactical problems. Therefore, we found that the most common deviations of the students are characterized by problems in the transition from phonetic speech itself. This practice is related to the acoustic perception and its graphical representation as the student transcribes the phoneme according to the sound you hear and pronounce. However, it is necessary that the teacher keep up to date on new teaching methodologies and develop more efficient practices as activities that promote reflection and/or require negotiation of viewpoints or even solving problems, using reading textual genres their interests; recreational activities that have the character of games, jokes and fun, to develop their logical reasoning and; dialogue that will help lose the shyness and improve the spoken language through activities that involve the participation of all students, according to the level of learning in which each is located.
author_additional CALDAS, Carlos Alberto Amorim
author_additionalStr CALDAS, Carlos Alberto Amorim
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author SANTOS, Kátia Cilene Moraes dos
title Processos de alfabetização e letramento: um estudo com alunos do 6º ano da escola municipal de ensino fundamental “Guaraci Mendes”
title_short Processos de alfabetização e letramento: um estudo com alunos do 6º ano da escola municipal de ensino fundamental “Guaraci Mendes”
title_full Processos de alfabetização e letramento: um estudo com alunos do 6º ano da escola municipal de ensino fundamental “Guaraci Mendes”
title_fullStr Processos de alfabetização e letramento: um estudo com alunos do 6º ano da escola municipal de ensino fundamental “Guaraci Mendes”
title_full_unstemmed Processos de alfabetização e letramento: um estudo com alunos do 6º ano da escola municipal de ensino fundamental “Guaraci Mendes”
title_sort processos de alfabetização e letramento: um estudo com alunos do 6º ano da escola municipal de ensino fundamental “guaraci mendes”
publishDate 2023
url https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6391
_version_ 1787238455177117696
score 11.675088