Trabalho de Curso - Graduação - Monografia

Dificuldades de alfabetização enfrentadas pelos alunos das turmas 1°, 2° e 3° anos do ensino fundamental da escola Dom Ângelo Frosi, município de Abaetetuba – Pará

The aim of this study is to understand the difficulties of literacy faced by the students of the 1st, 2nd and 3rd years of elementary school at the Dom Ângelo Frosi School, addressing reflections about literacy and literacy as indispensable processes for children and also reflecting on the pedagogic...

ver descrição completa

Autor principal: CORREA, Cristiney de Jesus Correa e
Grau: Trabalho de Curso - Graduação - Monografia
Publicado em: 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6400
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6400
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-64002025-01-10T13:30:41Z Dificuldades de alfabetização enfrentadas pelos alunos das turmas 1°, 2° e 3° anos do ensino fundamental da escola Dom Ângelo Frosi, município de Abaetetuba – Pará CORREA, Cristiney de Jesus Correa e LIMA FILHO, Petronio Medeiros http://lattes.cnpq.br/9388185898757033 Alfabetização Letramento Prática pedagógica Ensino – Aprendizagem Dificuldades Literacy Pedagogical practice Teaching – Learning Difficulties CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM The aim of this study is to understand the difficulties of literacy faced by the students of the 1st, 2nd and 3rd years of elementary school at the Dom Ângelo Frosi School, addressing reflections about literacy and literacy as indispensable processes for children and also reflecting on the pedagogical doing in the school space. This study is the result of research carried out in a municipal public school, located in the Tucumanduba River, islands of the municipality of Abaetetuba-Pará. The school serves elementary and junior high school students, distributed in the morning, afternoon and evening shifts. The study is the result of a qualitative approach, being that bibliographical and field researches were carried out with participant observation and subject to critical reflections, approaching the theoretical reference with the analysis that allows to understand the relevant questions that involve the students learning. Participants in the research were teachers who work in minor elementary education, 1st, 2nd and 3rd years, students of these respective groups and parents of these respective students. The participants of this research contributed decisively to the development of this study and allowed to point out the main difficulties of the students in the process of literacy and literacy. O presente trabalho tem como objetivo compreender as dificuldades de alfabetização enfrentadas pelos alunos das turmas 1°, 2° e 3°anos do ensino fundamental da escola Dom Ângelo Frosi, abordando reflexões acerca da alfabetização e o letramento como processos indispensáveis para as crianças e também refletindo sobre o fazer pedagógico no espaço escolar. Este estudo é resultado de pesquisa realizada em uma escola pública municipal, localizada no rio Tucumanduba, ilhas do município de Abaetetuba-Pará. A escola atende alunos da educação infantil e ensino fundamental, distribuídos nos turnos de manhã, tarde e noite. O estudo é fruto de uma abordagem qualitativa, sendo que se realizaram pesquisas bibliográficas e de campo com observação participante e sujeita a reflexões crítica, fazendo a aproximação da referencia teórica com a análise que permite compreender as relevantes questões que envolvem o aprendizado dos estudantes. Participaram da pesquisa professores que atuam no ensino fundamental menor 1°, 2° e 3° anos, alunos dessas respectivas turmas e pais desses respectivos alunos. Os participantes dessa pesquisa contribuíram decisivamente para o desenvolvimento deste estudo e permitiram apontar as principais dificuldades dos discentes no processo de alfabetização e letramento 2023-11-27T12:05:47Z 2023-11-27T12:05:47Z 2018 Trabalho de Curso - Graduação - Monografia CORREA, Cristiney de Jesus Correa e. Dificuldades de alfabetização enfrentadas pelos alunos das turmas 1°, 2° e 3° anos do ensino fundamental da escola Dom Ângelo Frosi, município de Abaetetuba – Pará. Orientador: Petronio Medeiros Lima Filho. 2018. 52 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6400. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6400 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Alfabetização
Letramento
Prática pedagógica
Ensino – Aprendizagem
Dificuldades
Literacy
Pedagogical practice
Teaching – Learning
Difficulties
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
spellingShingle Alfabetização
Letramento
Prática pedagógica
Ensino – Aprendizagem
Dificuldades
Literacy
Pedagogical practice
Teaching – Learning
Difficulties
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
CORREA, Cristiney de Jesus Correa e
Dificuldades de alfabetização enfrentadas pelos alunos das turmas 1°, 2° e 3° anos do ensino fundamental da escola Dom Ângelo Frosi, município de Abaetetuba – Pará
topic_facet Alfabetização
Letramento
Prática pedagógica
Ensino – Aprendizagem
Dificuldades
Literacy
Pedagogical practice
Teaching – Learning
Difficulties
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description The aim of this study is to understand the difficulties of literacy faced by the students of the 1st, 2nd and 3rd years of elementary school at the Dom Ângelo Frosi School, addressing reflections about literacy and literacy as indispensable processes for children and also reflecting on the pedagogical doing in the school space. This study is the result of research carried out in a municipal public school, located in the Tucumanduba River, islands of the municipality of Abaetetuba-Pará. The school serves elementary and junior high school students, distributed in the morning, afternoon and evening shifts. The study is the result of a qualitative approach, being that bibliographical and field researches were carried out with participant observation and subject to critical reflections, approaching the theoretical reference with the analysis that allows to understand the relevant questions that involve the students learning. Participants in the research were teachers who work in minor elementary education, 1st, 2nd and 3rd years, students of these respective groups and parents of these respective students. The participants of this research contributed decisively to the development of this study and allowed to point out the main difficulties of the students in the process of literacy and literacy.
author_additional LIMA FILHO, Petronio Medeiros
author_additionalStr LIMA FILHO, Petronio Medeiros
format Trabalho de Curso - Graduação - Monografia
author CORREA, Cristiney de Jesus Correa e
title Dificuldades de alfabetização enfrentadas pelos alunos das turmas 1°, 2° e 3° anos do ensino fundamental da escola Dom Ângelo Frosi, município de Abaetetuba – Pará
title_short Dificuldades de alfabetização enfrentadas pelos alunos das turmas 1°, 2° e 3° anos do ensino fundamental da escola Dom Ângelo Frosi, município de Abaetetuba – Pará
title_full Dificuldades de alfabetização enfrentadas pelos alunos das turmas 1°, 2° e 3° anos do ensino fundamental da escola Dom Ângelo Frosi, município de Abaetetuba – Pará
title_fullStr Dificuldades de alfabetização enfrentadas pelos alunos das turmas 1°, 2° e 3° anos do ensino fundamental da escola Dom Ângelo Frosi, município de Abaetetuba – Pará
title_full_unstemmed Dificuldades de alfabetização enfrentadas pelos alunos das turmas 1°, 2° e 3° anos do ensino fundamental da escola Dom Ângelo Frosi, município de Abaetetuba – Pará
title_sort dificuldades de alfabetização enfrentadas pelos alunos das turmas 1°, 2° e 3° anos do ensino fundamental da escola dom Ângelo frosi, município de abaetetuba – pará
publishDate 2023
url https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6400
_version_ 1829093024087408640
score 11.753735