Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

A crônica como estratégia de ensino na formação leitora dos alunos do 1º ano do ensino médio, na escola prof. Bernardino Pereira de Barros

This paper discussed the strategies for education and training of readers, and therefore producers from the genre Chronicle as subsidy for this training. However, the work deteu mainly on analyzing the chronicles produced by the students of 1st year high school State School of Elementary and Seconda...

ver descrição completa

Autor principal: GOMES, Nilzete Moraes
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6417
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6417
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-64172024-09-11T12:13:51Z A crônica como estratégia de ensino na formação leitora dos alunos do 1º ano do ensino médio, na escola prof. Bernardino Pereira de Barros GOMES, Nilzete Moraes SILVA, Leiliane Nascimento da Gêneros textuais Crônica Estratégias de ensino Formação leitora Textual genres Chronic Teaching strategies Training reader CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA This paper discussed the strategies for education and training of readers, and therefore producers from the genre Chronicle as subsidy for this training. However, the work deteu mainly on analyzing the chronicles produced by the students of 1st year high school State School of Elementary and Secondary Education Prof. Bernardino Pereira de Barros using an evaluative model that propose a better rectification gradual process of teaching and learning. It is worth mentioning that this study is part of the theoretical perspective discussed by PCNs, Luiz Antônio Marcuschi, Bakhtin, Bronckart, Antônio Cândido, Isabel Solé, and others who helped me in this research and will be cited as a reference in this work. The methodological choice has a basic qualitative and interpretative, which, in view of the involvement in the classroom and its participants endorse the concern of the research described in this locus from your own environment, observing and analyzing the cultural traits of group. Such analysis objects received treatment methodology based on ethnographic perspective, which considers the natural locus of action of informants - in this case, the classroom - and also the analysis of textual production collected - which, for this study, was used in the analysis of texts produced by the students. We emphasize that the body of data presented was chosen due to present substantial difference between prescribed work and real work. O presente trabalho discutiu as estratégias de ensino e formação de leitores, e consequentemente, produtores a partir do gênero Crônica como subsídio para essa formação. No entanto, o trabalho deteu-se principalmente em analisar as crônicas produzidas pelos alunos do 1º ano do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Prof. Bernardino Pereira de Barros utilizando um modelo avaliativo que propõem uma melhor retificação progressiva do processo de ensino e aprendizagem. Vale destacar, que a referida pesquisa insere-se na perspectiva teórica discutida pelos PCNs, Luiz Antônio Marcuschi, Bakhtin, Bronckart, Antônio Cândido, Isabel Solé, além de outros que me ajudaram nesta pesquisa e serão citados como referência deste trabalho. A escolha metodológica possui uma base qualitativa e interpretativa, a qual, tendo em vista o envolvimento com a sala de aula e seus participantes, endossa a preocupação da pesquisa em descrever tal lócus a partir do seu ambiente próprio, observando e analisando os traços culturais do grupo. Tais objetos de análise receberam tratamento metodológico baseado numa perspectiva etnográfica, que considera o lócus natural de atuação dos informantes – neste caso, a sala de aula – e também a análise da produção textual coletada – que, para esta pesquisa, foi utilizada na análise dos textos produzidos pelos alunos. Ressaltamos que o corpo de dados apresentado foi escolhido, devido apresentar substancial diferença entre trabalho prescrito e trabalho real. 2023-11-27T19:23:01Z 2023-11-27T19:23:01Z 2013-10-06 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação GOMES, Nilzete Moraes. A crônica como estratégia de ensino na formação leitora dos alunos do 1º ano do ensino médio, na escola prof. Bernardino Pereira de Barros. Orientadora: Leiliane Nascimento da Silva. 2013. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) – Faculdade de Ciências da Linguagem, Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2013. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6417. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6417 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Gêneros textuais
Crônica
Estratégias de ensino
Formação leitora
Textual genres
Chronic
Teaching strategies
Training reader
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
spellingShingle Gêneros textuais
Crônica
Estratégias de ensino
Formação leitora
Textual genres
Chronic
Teaching strategies
Training reader
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
GOMES, Nilzete Moraes
A crônica como estratégia de ensino na formação leitora dos alunos do 1º ano do ensino médio, na escola prof. Bernardino Pereira de Barros
topic_facet Gêneros textuais
Crônica
Estratégias de ensino
Formação leitora
Textual genres
Chronic
Teaching strategies
Training reader
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
description This paper discussed the strategies for education and training of readers, and therefore producers from the genre Chronicle as subsidy for this training. However, the work deteu mainly on analyzing the chronicles produced by the students of 1st year high school State School of Elementary and Secondary Education Prof. Bernardino Pereira de Barros using an evaluative model that propose a better rectification gradual process of teaching and learning. It is worth mentioning that this study is part of the theoretical perspective discussed by PCNs, Luiz Antônio Marcuschi, Bakhtin, Bronckart, Antônio Cândido, Isabel Solé, and others who helped me in this research and will be cited as a reference in this work. The methodological choice has a basic qualitative and interpretative, which, in view of the involvement in the classroom and its participants endorse the concern of the research described in this locus from your own environment, observing and analyzing the cultural traits of group. Such analysis objects received treatment methodology based on ethnographic perspective, which considers the natural locus of action of informants - in this case, the classroom - and also the analysis of textual production collected - which, for this study, was used in the analysis of texts produced by the students. We emphasize that the body of data presented was chosen due to present substantial difference between prescribed work and real work.
author_additional SILVA, Leiliane Nascimento da
author_additionalStr SILVA, Leiliane Nascimento da
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author GOMES, Nilzete Moraes
title A crônica como estratégia de ensino na formação leitora dos alunos do 1º ano do ensino médio, na escola prof. Bernardino Pereira de Barros
title_short A crônica como estratégia de ensino na formação leitora dos alunos do 1º ano do ensino médio, na escola prof. Bernardino Pereira de Barros
title_full A crônica como estratégia de ensino na formação leitora dos alunos do 1º ano do ensino médio, na escola prof. Bernardino Pereira de Barros
title_fullStr A crônica como estratégia de ensino na formação leitora dos alunos do 1º ano do ensino médio, na escola prof. Bernardino Pereira de Barros
title_full_unstemmed A crônica como estratégia de ensino na formação leitora dos alunos do 1º ano do ensino médio, na escola prof. Bernardino Pereira de Barros
title_sort crônica como estratégia de ensino na formação leitora dos alunos do 1º ano do ensino médio, na escola prof. bernardino pereira de barros
publishDate 2023
url https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6417
_version_ 1829093024398835712
score 11.753735