/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Artigo
Música para ensinar Ciências na Educação de Jovens e Adultos (EJA): um relato de experiência a partir do estágio supervisionado
O presente trabalho busca investigar e compreender a música como ferramenta pedagógica para o ensino de Ciências em turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA), por meio de metodologias ativas que busquem trabalhar com a ludicidade envolvendo paródias e sua capacidade promissora de enriquecer o pro...
Autor principal: | FREITAS, Adailson Silva de |
---|---|
Outros Autores: | SILVA, Kassio Raylander Sousa da |
Grau: | Artigo |
Publicado em: |
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6447 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6447 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-64472023-12-06T03:06:14Z Música para ensinar Ciências na Educação de Jovens e Adultos (EJA): um relato de experiência a partir do estágio supervisionado FREITAS, Adailson Silva de SILVA, Kassio Raylander Sousa da BASTOS, Sandra Nazaré Dias http://lattes.cnpq.br/5027406598272447 https://orcid.org/0000-0002-4924-2743 Ensino de Ciências Formação de Professores Metodologias Ativas CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO O presente trabalho busca investigar e compreender a música como ferramenta pedagógica para o ensino de Ciências em turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA), por meio de metodologias ativas que busquem trabalhar com a ludicidade envolvendo paródias e sua capacidade promissora de enriquecer o processo ensino aprendizagem. O referido trabalho caracteriza-se como uma pesquisa de abordagem qualitativa e originou-se a partir de observações e regências desenvolvidas em sala de aula com turmas de EJA, ao longo do componente curricular Estágio Supervisionado, na escola municipal de Ensino Infantil e Ensino Fundamental Professora Maria Natividade da Silva, localizada no município de Capanema, no estado do Pará. Foram trabalhadas duas paródias em sala de aula, a partir das quais os estudantes foram convidados a responder um questionário com cinco perguntas para avaliar a atividade. Poucos alunos participaram da aula, provavelmente porque o trabalho desenvolvido não “valia ponto” e porque aquela era a última aula do período letivo. De maneira geral, os estudantes sinalizaram que a música facilita o processo de aprendizagem porque “incentiva a pessoa a aprender melhor” e porque ajuda a “encaixar melhor as coisas na cabeça”. Acreditamos que seria preciso mais tempo para realização da atividade, para que os alunos pudessem se familiarizar às letras e para que provocássemos a turma com uma revisão dos conteúdos. Seria importante também convidá-los a produzirem suas próprias paródias. Com isso, eles poderiam se tornar mais ativos no processo de ensino aprendizagem. 2023-12-05T21:06:08Z 2023-12-05T21:06:08Z 2023-10-30 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo FREITAS, Adailson Silva de; SILVA, Kassio Raylander Sousa da. Música para ensinar Ciências na Educação de Jovens e Adultos (EJA): um relato de experiência a partir do estágio supervisionado. Orientadora: Sandra Nazaré Dias Bastos. 2023. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo. (Licenciatura em Ciências Naturais) – Faculdade de Ciências Naturais. Polo Santa Luzia do Pará, Instituto de Estudos Costeiros, Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança-PA, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6447. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6447 Acesso Aberto |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Ensino de Ciências Formação de Professores Metodologias Ativas CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
spellingShingle |
Ensino de Ciências Formação de Professores Metodologias Ativas CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO FREITAS, Adailson Silva de Música para ensinar Ciências na Educação de Jovens e Adultos (EJA): um relato de experiência a partir do estágio supervisionado |
topic_facet |
Ensino de Ciências Formação de Professores Metodologias Ativas CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
O presente trabalho busca investigar e compreender a música como ferramenta pedagógica para o ensino de Ciências em turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA), por meio de metodologias ativas que busquem trabalhar com a ludicidade envolvendo paródias e sua capacidade promissora de enriquecer o processo ensino aprendizagem. O referido trabalho caracteriza-se como uma pesquisa de abordagem qualitativa e originou-se a partir de observações e regências desenvolvidas em sala de aula com turmas de EJA, ao longo do componente curricular Estágio Supervisionado, na escola municipal de Ensino Infantil e Ensino Fundamental Professora Maria Natividade da Silva, localizada no município de Capanema, no estado do Pará. Foram trabalhadas duas paródias em sala de aula, a partir das quais os estudantes foram convidados a responder um questionário com cinco perguntas para avaliar a atividade. Poucos alunos participaram da aula, provavelmente porque o trabalho desenvolvido não “valia ponto” e porque aquela era a última aula do período letivo. De maneira geral, os estudantes sinalizaram que a música facilita o processo de aprendizagem porque “incentiva a pessoa a aprender melhor” e porque ajuda a “encaixar melhor as coisas na cabeça”. Acreditamos que seria preciso mais tempo para realização da atividade, para que os alunos pudessem se familiarizar às letras e para que provocássemos a turma com uma revisão dos conteúdos. Seria importante também convidá-los a produzirem suas próprias paródias. Com isso, eles poderiam se tornar mais ativos no processo de ensino aprendizagem. |
author_additional |
BASTOS, Sandra Nazaré Dias |
author_additionalStr |
BASTOS, Sandra Nazaré Dias |
format |
Artigo |
author |
FREITAS, Adailson Silva de |
author2 |
SILVA, Kassio Raylander Sousa da |
author2Str |
SILVA, Kassio Raylander Sousa da |
title |
Música para ensinar Ciências na Educação de Jovens e Adultos (EJA): um relato de experiência a partir do estágio supervisionado |
title_short |
Música para ensinar Ciências na Educação de Jovens e Adultos (EJA): um relato de experiência a partir do estágio supervisionado |
title_full |
Música para ensinar Ciências na Educação de Jovens e Adultos (EJA): um relato de experiência a partir do estágio supervisionado |
title_fullStr |
Música para ensinar Ciências na Educação de Jovens e Adultos (EJA): um relato de experiência a partir do estágio supervisionado |
title_full_unstemmed |
Música para ensinar Ciências na Educação de Jovens e Adultos (EJA): um relato de experiência a partir do estágio supervisionado |
title_sort |
música para ensinar ciências na educação de jovens e adultos (eja): um relato de experiência a partir do estágio supervisionado |
publishDate |
2023 |
url |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6447 |
_version_ |
1787238532133158912 |
score |
11.753735 |