Artigo

Música para ensinar Ciências na Educação de Jovens e Adultos (EJA): um relato de experiência a partir do estágio supervisionado

O presente trabalho busca investigar e compreender a música como ferramenta pedagógica para o ensino de Ciências em turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA), por meio de metodologias ativas que busquem trabalhar com a ludicidade envolvendo paródias e sua capacidade promissora de enriquecer o pro...

ver descrição completa

Autor principal: FREITAS, Adailson Silva de
Outros Autores: SILVA, Kassio Raylander Sousa da
Grau: Artigo
Publicado em: 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6447
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6447
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-64472023-12-06T03:06:14Z Música para ensinar Ciências na Educação de Jovens e Adultos (EJA): um relato de experiência a partir do estágio supervisionado FREITAS, Adailson Silva de SILVA, Kassio Raylander Sousa da BASTOS, Sandra Nazaré Dias http://lattes.cnpq.br/5027406598272447 https://orcid.org/0000-0002-4924-2743 Ensino de Ciências Formação de Professores Metodologias Ativas CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO O presente trabalho busca investigar e compreender a música como ferramenta pedagógica para o ensino de Ciências em turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA), por meio de metodologias ativas que busquem trabalhar com a ludicidade envolvendo paródias e sua capacidade promissora de enriquecer o processo ensino aprendizagem. O referido trabalho caracteriza-se como uma pesquisa de abordagem qualitativa e originou-se a partir de observações e regências desenvolvidas em sala de aula com turmas de EJA, ao longo do componente curricular Estágio Supervisionado, na escola municipal de Ensino Infantil e Ensino Fundamental Professora Maria Natividade da Silva, localizada no município de Capanema, no estado do Pará. Foram trabalhadas duas paródias em sala de aula, a partir das quais os estudantes foram convidados a responder um questionário com cinco perguntas para avaliar a atividade. Poucos alunos participaram da aula, provavelmente porque o trabalho desenvolvido não “valia ponto” e porque aquela era a última aula do período letivo. De maneira geral, os estudantes sinalizaram que a música facilita o processo de aprendizagem porque “incentiva a pessoa a aprender melhor” e porque ajuda a “encaixar melhor as coisas na cabeça”. Acreditamos que seria preciso mais tempo para realização da atividade, para que os alunos pudessem se familiarizar às letras e para que provocássemos a turma com uma revisão dos conteúdos. Seria importante também convidá-los a produzirem suas próprias paródias. Com isso, eles poderiam se tornar mais ativos no processo de ensino aprendizagem. 2023-12-05T21:06:08Z 2023-12-05T21:06:08Z 2023-10-30 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo FREITAS, Adailson Silva de; SILVA, Kassio Raylander Sousa da. Música para ensinar Ciências na Educação de Jovens e Adultos (EJA): um relato de experiência a partir do estágio supervisionado. Orientadora: Sandra Nazaré Dias Bastos. 2023. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo. (Licenciatura em Ciências Naturais) – Faculdade de Ciências Naturais. Polo Santa Luzia do Pará, Instituto de Estudos Costeiros, Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança-PA, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6447. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6447 Acesso Aberto
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Ensino de Ciências
Formação de Professores
Metodologias Ativas
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Ensino de Ciências
Formação de Professores
Metodologias Ativas
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
FREITAS, Adailson Silva de
Música para ensinar Ciências na Educação de Jovens e Adultos (EJA): um relato de experiência a partir do estágio supervisionado
topic_facet Ensino de Ciências
Formação de Professores
Metodologias Ativas
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description O presente trabalho busca investigar e compreender a música como ferramenta pedagógica para o ensino de Ciências em turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA), por meio de metodologias ativas que busquem trabalhar com a ludicidade envolvendo paródias e sua capacidade promissora de enriquecer o processo ensino aprendizagem. O referido trabalho caracteriza-se como uma pesquisa de abordagem qualitativa e originou-se a partir de observações e regências desenvolvidas em sala de aula com turmas de EJA, ao longo do componente curricular Estágio Supervisionado, na escola municipal de Ensino Infantil e Ensino Fundamental Professora Maria Natividade da Silva, localizada no município de Capanema, no estado do Pará. Foram trabalhadas duas paródias em sala de aula, a partir das quais os estudantes foram convidados a responder um questionário com cinco perguntas para avaliar a atividade. Poucos alunos participaram da aula, provavelmente porque o trabalho desenvolvido não “valia ponto” e porque aquela era a última aula do período letivo. De maneira geral, os estudantes sinalizaram que a música facilita o processo de aprendizagem porque “incentiva a pessoa a aprender melhor” e porque ajuda a “encaixar melhor as coisas na cabeça”. Acreditamos que seria preciso mais tempo para realização da atividade, para que os alunos pudessem se familiarizar às letras e para que provocássemos a turma com uma revisão dos conteúdos. Seria importante também convidá-los a produzirem suas próprias paródias. Com isso, eles poderiam se tornar mais ativos no processo de ensino aprendizagem.
author_additional BASTOS, Sandra Nazaré Dias
author_additionalStr BASTOS, Sandra Nazaré Dias
format Artigo
author FREITAS, Adailson Silva de
author2 SILVA, Kassio Raylander Sousa da
author2Str SILVA, Kassio Raylander Sousa da
title Música para ensinar Ciências na Educação de Jovens e Adultos (EJA): um relato de experiência a partir do estágio supervisionado
title_short Música para ensinar Ciências na Educação de Jovens e Adultos (EJA): um relato de experiência a partir do estágio supervisionado
title_full Música para ensinar Ciências na Educação de Jovens e Adultos (EJA): um relato de experiência a partir do estágio supervisionado
title_fullStr Música para ensinar Ciências na Educação de Jovens e Adultos (EJA): um relato de experiência a partir do estágio supervisionado
title_full_unstemmed Música para ensinar Ciências na Educação de Jovens e Adultos (EJA): um relato de experiência a partir do estágio supervisionado
title_sort música para ensinar ciências na educação de jovens e adultos (eja): um relato de experiência a partir do estágio supervisionado
publishDate 2023
url https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6447
_version_ 1787238532133158912
score 11.753735