/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Propostas para o ensino de física com o uso da plataforma arduino
This paper discusses the current context of physics teaching, and some challenges faced by teachers, especially those of basic education, but not restricted to them, taking into account technological advances and their use in the classroom. The following is the Arduino hardware platform, its m...
Autor principal: | CUNHA, Douglas Barros da |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6458 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6458 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-64582024-02-09T13:01:47Z Propostas para o ensino de física com o uso da plataforma arduino CUNHA, Douglas Barros da COSTA, Maria Lúcia de Moraes http://lattes.cnpq.br/5655223111351604 Ensino de Física Experimentação Recursos tecnológicos Arduino Physics teaching Experimentation Technological resources CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA This paper discusses the current context of physics teaching, and some challenges faced by teachers, especially those of basic education, but not restricted to them, taking into account technological advances and their use in the classroom. The following is the Arduino hardware platform, its main features, as well as the features offered by it and the advantages of using it for the study and verification of physical concepts. We then discussed the central role of experimentation in the process of teaching science learning, more specifically in physics, and how Arduino can be useful in this process of data acquisition and in the development of toy models. Following are some articles from the field of research in Physics Teaching that address proposals for the use of Arduino as a didactic resource to boost the classroom environment. Finally, as an example of a low cost experiment, we present a circuit with Arduino board and LDR (Light Dependent Resistor) light sensor. Neste trabalho é discutido o contexto atual do ensino de Física, e alguns desafios enfrentados por professores, especialmente os da Educação Básica, mas não se restringindo a eles, levando em consideração os avanços tecnológicos e a utilização dos mesmos em sala de aula. Em seguida apresenta-se a plataforma de hardware Arduino, suas principais características, bem como os recursos oferecidos por ela e as vantagens em utilizá-la para o estudo e comprovação dos conceitos físicos. Discuti-se então o papel central da experimentação no processo de ensino aprendizagem de Ciências, mais especificamente na Física e como o Arduino pode ser útil nesse processo de aquisição de dados, associados à construção de toy models. Apresenta-se na sequência alguns artigos da área de pesquisa em Ensino de Física que abordam propostas para a o uso do Arduino como recurso didático para dinamizar o ambiente em sala de aula. Finalmente, como um exemplo de experimento de baixo custo, apresenta-se um circuito com placa Arduino e sensor de luminosidade LDR (Light Dependent Resistor). 2023-12-07T15:31:00Z 2023-12-07T15:31:00Z 2019-12-20 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação CUNHA, Douglas Barros da. Propostas para o ensino de física com o uso da plataforma arduino. Orientadora: Maria Lúcia de Moraes Costa. 2019. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) – Faculdade de Física, Instituto de Ciências Exatas e Naturais, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em:https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6458. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6458 Acesso Aberto |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Ensino de Física Experimentação Recursos tecnológicos Arduino Physics teaching Experimentation Technological resources CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA |
spellingShingle |
Ensino de Física Experimentação Recursos tecnológicos Arduino Physics teaching Experimentation Technological resources CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA CUNHA, Douglas Barros da Propostas para o ensino de física com o uso da plataforma arduino |
topic_facet |
Ensino de Física Experimentação Recursos tecnológicos Arduino Physics teaching Experimentation Technological resources CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA |
description |
This paper discusses the current context of physics teaching, and some challenges
faced by teachers, especially those of basic education, but not restricted to them,
taking into account technological advances and their use in the classroom. The
following is the Arduino hardware platform, its main features, as well as the features
offered by it and the advantages of using it for the study and verification of physical
concepts. We then discussed the central role of experimentation in the process of
teaching science learning, more specifically in physics, and how Arduino can be
useful in this process of data acquisition and in the development of toy models.
Following are some articles from the field of research in Physics Teaching that
address proposals for the use of Arduino as a didactic resource to boost the
classroom environment. Finally, as an example of a low cost experiment, we present
a circuit with Arduino board and LDR (Light Dependent Resistor) light sensor. |
author_additional |
COSTA, Maria Lúcia de Moraes |
author_additionalStr |
COSTA, Maria Lúcia de Moraes |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
CUNHA, Douglas Barros da |
title |
Propostas para o ensino de física com o uso da plataforma arduino |
title_short |
Propostas para o ensino de física com o uso da plataforma arduino |
title_full |
Propostas para o ensino de física com o uso da plataforma arduino |
title_fullStr |
Propostas para o ensino de física com o uso da plataforma arduino |
title_full_unstemmed |
Propostas para o ensino de física com o uso da plataforma arduino |
title_sort |
propostas para o ensino de física com o uso da plataforma arduino |
publishDate |
2023 |
url |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6458 |
_version_ |
1796836705027751936 |
score |
11.753735 |