Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Pedagogia hospitalar: vivências no estágio supervisionado em ambiente não escolares no Hospital das Clínicas de Bragança

A pesquisa do Trabalho de Conclusão de Curso é resultado do componente curricular Estágio Supervisionado em Ambientes não Escolares da Faculdade de Educação, Campus Universitário Bragança, Universidade Federal do Pará, vivenciado durante o período 2 do calendário acadêmico da UFPA. O objetivo princi...

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Autor principal: CORDEIRO, Bárbara Jordana Garcia
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6465
Resumo:
A pesquisa do Trabalho de Conclusão de Curso é resultado do componente curricular Estágio Supervisionado em Ambientes não Escolares da Faculdade de Educação, Campus Universitário Bragança, Universidade Federal do Pará, vivenciado durante o período 2 do calendário acadêmico da UFPA. O objetivo principal deste estudo é apresentar a relevância de intervenções pedagógicas com pacientes diagnosticados com transtornos mentais no ambiente da Pedagogia Hospitalar e mostrar a contribuição dela na formação do futuro (a) profissional de Pedagogia. O lócus de investigação foi o Hospital Geral privado de caráter filantrópico prestador de serviços ao Sistema Único de Saúde (SUS) com leitos em saúde mental no município de Bragança, Região Nordeste do Estado do Pará. O viés teórico de base na psiquiátrica hospitalar sob o método da psicodinâmica do trabalho que compreende a escuta dos sujeitos de forma coletiva. Para isso, os resultados foram organizados por atividades como: colchas de retalhos; teias das emoções e intervenções das emoções. Conclui-se que o componente curricular obrigatório do Estágio Supervisionado em Ambientes Não Escolares do curso de Licenciatura em Pedagogia, com carga horária de 60h, criar espaços de aprendizados aos estudantes em formação vivenciarem experiências da Pedagogia Hospitalar. O (a) pedagogo (a) deve estar preparado para planejar ações de práticas educativas a partir de brincares e dinâmicas coletivas visando o bem-estar psicossocial de pacientes em situações de quadros psiquiátricos.