/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Estágio supervisionado: reflexões da observação e regência em uma turma do Ensino Médio na cidade de Castanhal
This work aims to analyze and reflect on the constituent aspects of the Supervised Internship in Mathematics for teacher education. To this end, the qualitative approach plus the bibliographic research was used as a methodology to support the internship perspective and the relationships establish...
Autor principal: | LOPES, Geiza das Mercês |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2024
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6517 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6517 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-65172024-01-12T03:06:23Z Estágio supervisionado: reflexões da observação e regência em uma turma do Ensino Médio na cidade de Castanhal LOPES, Geiza das Mercês MORAES, Jones Souza http://lattes.cnpq.br/5378200116050651 Estágio supervisionado Observação Regência Ensino médio Supervised internship Observation Regency Middle School CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA This work aims to analyze and reflect on the constituent aspects of the Supervised Internship in Mathematics for teacher education. To this end, the qualitative approach plus the bibliographic research was used as a methodology to support the internship perspective and the relationships established in this process. In this sense, I analyze the final report of the discipline of Stage IV, in order to understand the process of the school-internship-university relationship, as well as the importance of the internship in the formation of the professional and teaching identity of the then undergraduate. As a result, we found that the Internship is essential for the construction of identity, professional posture and essential knowledge for teaching. Este trabalho tem como objetivo analisar e refletir sobre os aspectos constituintes do Estágio Supervisionado em Matemática para a formação do professor. Para tal, foi utilizado como metodologia a abordagem qualitativa acrescida da pesquisa bibliográfica para fundamentar a perspectiva de estágio e as relações estabelecidas nesse processo. Nesse sentido, analiso o relatório final da disciplina de Estágio IV, a fim de compreender o processo da relação escola-estágio-universidade, bem como a importância do estágio na formação da identidade profissional e docente do então licenciando. Como resultado, encontramos que o Estágio é essencial para construção da identidade, da postura profissional e dos saberes essenciais para docência. 2024-01-11T13:46:08Z 2024-01-11T13:46:08Z 2023-06-26 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação LOPES, Geiza das Mercês. Estágio supervisionado: reflexões da observação e regência em uma turma do Ensino Médio na cidade de Castanhal. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Matemática, Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6517. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6517 Acesso Aberto Disponível via internet no e-mail: bibufpacastanhal@gmail.com |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Estágio supervisionado Observação Regência Ensino médio Supervised internship Observation Regency Middle School CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
spellingShingle |
Estágio supervisionado Observação Regência Ensino médio Supervised internship Observation Regency Middle School CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA LOPES, Geiza das Mercês Estágio supervisionado: reflexões da observação e regência em uma turma do Ensino Médio na cidade de Castanhal |
topic_facet |
Estágio supervisionado Observação Regência Ensino médio Supervised internship Observation Regency Middle School CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
description |
This work aims to analyze and reflect on the constituent aspects of the Supervised
Internship in Mathematics for teacher education. To this end, the qualitative approach
plus the bibliographic research was used as a methodology to support the internship
perspective and the relationships established in this process. In this sense, I analyze
the final report of the discipline of Stage IV, in order to understand the process of the
school-internship-university relationship, as well as the importance of the internship in
the formation of the professional and teaching identity of the then undergraduate. As a
result, we found that the Internship is essential for the construction of identity,
professional posture and essential knowledge for teaching. |
author_additional |
MORAES, Jones Souza |
author_additionalStr |
MORAES, Jones Souza |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
LOPES, Geiza das Mercês |
title |
Estágio supervisionado: reflexões da observação e regência em uma turma do Ensino Médio na cidade de Castanhal |
title_short |
Estágio supervisionado: reflexões da observação e regência em uma turma do Ensino Médio na cidade de Castanhal |
title_full |
Estágio supervisionado: reflexões da observação e regência em uma turma do Ensino Médio na cidade de Castanhal |
title_fullStr |
Estágio supervisionado: reflexões da observação e regência em uma turma do Ensino Médio na cidade de Castanhal |
title_full_unstemmed |
Estágio supervisionado: reflexões da observação e regência em uma turma do Ensino Médio na cidade de Castanhal |
title_sort |
estágio supervisionado: reflexões da observação e regência em uma turma do ensino médio na cidade de castanhal |
publishDate |
2024 |
url |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6517 |
_version_ |
1796836708605493248 |
score |
11.753896 |