Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Estágio supervisionado: reflexões da observação e regência em uma turma do Ensino Médio na cidade de Castanhal

This work aims to analyze and reflect on the constituent aspects of the Supervised Internship in Mathematics for teacher education. To this end, the qualitative approach plus the bibliographic research was used as a methodology to support the internship perspective and the relationships establish...

ver descrição completa

Autor principal: LOPES, Geiza das Mercês
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6517
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6517
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-65172024-01-12T03:06:23Z Estágio supervisionado: reflexões da observação e regência em uma turma do Ensino Médio na cidade de Castanhal LOPES, Geiza das Mercês MORAES, Jones Souza http://lattes.cnpq.br/5378200116050651 Estágio supervisionado Observação Regência Ensino médio Supervised internship Observation Regency Middle School CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA This work aims to analyze and reflect on the constituent aspects of the Supervised Internship in Mathematics for teacher education. To this end, the qualitative approach plus the bibliographic research was used as a methodology to support the internship perspective and the relationships established in this process. In this sense, I analyze the final report of the discipline of Stage IV, in order to understand the process of the school-internship-university relationship, as well as the importance of the internship in the formation of the professional and teaching identity of the then undergraduate. As a result, we found that the Internship is essential for the construction of identity, professional posture and essential knowledge for teaching. Este trabalho tem como objetivo analisar e refletir sobre os aspectos constituintes do Estágio Supervisionado em Matemática para a formação do professor. Para tal, foi utilizado como metodologia a abordagem qualitativa acrescida da pesquisa bibliográfica para fundamentar a perspectiva de estágio e as relações estabelecidas nesse processo. Nesse sentido, analiso o relatório final da disciplina de Estágio IV, a fim de compreender o processo da relação escola-estágio-universidade, bem como a importância do estágio na formação da identidade profissional e docente do então licenciando. Como resultado, encontramos que o Estágio é essencial para construção da identidade, da postura profissional e dos saberes essenciais para docência. 2024-01-11T13:46:08Z 2024-01-11T13:46:08Z 2023-06-26 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação LOPES, Geiza das Mercês. Estágio supervisionado: reflexões da observação e regência em uma turma do Ensino Médio na cidade de Castanhal. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Matemática, Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6517. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6517 Acesso Aberto Disponível via internet no e-mail: bibufpacastanhal@gmail.com
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Estágio supervisionado
Observação
Regência
Ensino médio
Supervised internship
Observation
Regency
Middle School
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
spellingShingle Estágio supervisionado
Observação
Regência
Ensino médio
Supervised internship
Observation
Regency
Middle School
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
LOPES, Geiza das Mercês
Estágio supervisionado: reflexões da observação e regência em uma turma do Ensino Médio na cidade de Castanhal
topic_facet Estágio supervisionado
Observação
Regência
Ensino médio
Supervised internship
Observation
Regency
Middle School
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
description This work aims to analyze and reflect on the constituent aspects of the Supervised Internship in Mathematics for teacher education. To this end, the qualitative approach plus the bibliographic research was used as a methodology to support the internship perspective and the relationships established in this process. In this sense, I analyze the final report of the discipline of Stage IV, in order to understand the process of the school-internship-university relationship, as well as the importance of the internship in the formation of the professional and teaching identity of the then undergraduate. As a result, we found that the Internship is essential for the construction of identity, professional posture and essential knowledge for teaching.
author_additional MORAES, Jones Souza
author_additionalStr MORAES, Jones Souza
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author LOPES, Geiza das Mercês
title Estágio supervisionado: reflexões da observação e regência em uma turma do Ensino Médio na cidade de Castanhal
title_short Estágio supervisionado: reflexões da observação e regência em uma turma do Ensino Médio na cidade de Castanhal
title_full Estágio supervisionado: reflexões da observação e regência em uma turma do Ensino Médio na cidade de Castanhal
title_fullStr Estágio supervisionado: reflexões da observação e regência em uma turma do Ensino Médio na cidade de Castanhal
title_full_unstemmed Estágio supervisionado: reflexões da observação e regência em uma turma do Ensino Médio na cidade de Castanhal
title_sort estágio supervisionado: reflexões da observação e regência em uma turma do ensino médio na cidade de castanhal
publishDate 2024
url https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6517
_version_ 1796836708605493248
score 11.675608