Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Escolarização de um estudante cego em classe de ensino comum em turma do Ensino Médio

Durante muito tempo o ato do ensinar e do aprender matemática vem se transformando e se readaptando de acordo com as necessidades socioeducacionais contemporâneas. No entanto, mesmo diante de tantas mudanças, ainda é fácil detectar que uma significativa massa de estudantes, tem muita dificuldade...

ver descrição completa

Autor principal: SILVA, Gelta Sousa da
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6519
Resumo:
Durante muito tempo o ato do ensinar e do aprender matemática vem se transformando e se readaptando de acordo com as necessidades socioeducacionais contemporâneas. No entanto, mesmo diante de tantas mudanças, ainda é fácil detectar que uma significativa massa de estudantes, tem muita dificuldade em compreendê-la. Nesse contexto, nos questionamos: como será a escolarização de um estudante com necessidade especial? O presente estudo objetivou compreender o processo de escolarização de um aluno cego diante as interações matemáticas entre o Ensino Regular e Atendimento Educacional Especializado, tendo como foco, conhecer as dificuldades e as potencialidades de professores e alunos dentro da proposta de um ensino inclusivo e contribuir para que a inclusão seja de fato parte da realidade do aluno cego. Para levantamento das informações, inicialmente fizemos uma pesquisa bibliográfica, e posteriormente, realizamos entrevista, com professores e um aluno cego, na perspectiva de levantar informações acerca das dificuldades e possíveis potencialidades para a inclusão de um aluno cego e sobre a formação de professores de matemática que não condizem com as necessidades atuais de inclusão. Os resultados desta pesquisa possibilitaram compreender como a inclusão de um aluno cego depende de muitos fatores essencialmente indispensáveis para o êxito educacional. Contudo, esta pesquisa pode servir de embasamento para a realização de novas apreciações e também, para que as instituições busquem cada vez mais garantir a qualidade do ensino e da aprendizagem em prol da inclusão de todos.