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Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Escolarização de um estudante cego em classe de ensino comum em turma do Ensino Médio
Durante muito tempo o ato do ensinar e do aprender matemática vem se transformando e se readaptando de acordo com as necessidades socioeducacionais contemporâneas. No entanto, mesmo diante de tantas mudanças, ainda é fácil detectar que uma significativa massa de estudantes, tem muita dificuldade...
Autor principal: | SILVA, Gelta Sousa da |
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Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2024
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6519 |
Resumo: |
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Durante muito tempo o ato do ensinar e do aprender matemática vem se
transformando e se readaptando de acordo com as necessidades socioeducacionais
contemporâneas. No entanto, mesmo diante de tantas mudanças, ainda é fácil
detectar que uma significativa massa de estudantes, tem muita dificuldade em
compreendê-la. Nesse contexto, nos questionamos: como será a escolarização de
um estudante com necessidade especial? O presente estudo objetivou compreender
o processo de escolarização de um aluno cego diante as interações matemáticas
entre o Ensino Regular e Atendimento Educacional Especializado, tendo como foco,
conhecer as dificuldades e as potencialidades de professores e alunos dentro da
proposta de um ensino inclusivo e contribuir para que a inclusão seja de fato parte
da realidade do aluno cego. Para levantamento das informações, inicialmente
fizemos uma pesquisa bibliográfica, e posteriormente, realizamos entrevista, com
professores e um aluno cego, na perspectiva de levantar informações acerca das
dificuldades e possíveis potencialidades para a inclusão de um aluno cego e sobre a
formação de professores de matemática que não condizem com as necessidades
atuais de inclusão. Os resultados desta pesquisa possibilitaram compreender como
a inclusão de um aluno cego depende de muitos fatores essencialmente
indispensáveis para o êxito educacional. Contudo, esta pesquisa pode servir de
embasamento para a realização de novas apreciações e também, para que as
instituições busquem cada vez mais garantir a qualidade do ensino e da
aprendizagem em prol da inclusão de todos. |