/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
O ensino da matemática para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
The study focuses on the theme of Inclusive Education and aims to analyze the teaching and learning of Mathematics for students with autism spectrum disorder - ASD. For this, it addresses the concepts of inclusive education, TEA, characteristics of the autistic student and also the mathematical a...
Autor principal: | LEMOS, Jordan Marques |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2024
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6527 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6527 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-65272024-01-13T03:06:25Z O ensino da matemática para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) LEMOS, Jordan Marques THIJM, Gerlândia de Castro Silva http://lattes.cnpq.br/9934039543357877 Matemática - Estudo e ensino Aprendizagem Autismo Mathematics - Study and teaching Learning Autism CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA The study focuses on the theme of Inclusive Education and aims to analyze the teaching and learning of Mathematics for students with autism spectrum disorder - ASD. For this, it addresses the concepts of inclusive education, TEA, characteristics of the autistic student and also the mathematical approach for these students, focusing on dyscalculia. The qualitative research carried out is of the literature review type. It was possible to verify, according to the relevant literature, that there is a great difficulty for teachers and others involved in schools to teach Mathematics to this part of the population. Faced with alternative didactics, methodologies that consider the limits and difficulties of these students and with the use of games, it becomes possible for students with ASD to understand Mathematics and assimilate the content in an adequate way, being able to take it into life. O estudo volta-se à temática Educação Inclusiva e objetiva analisar o ensino- aprendizagem de Matemática para estudantes com transtorno do espectro autista - TEA. Para isso, aborda os conceitos de educação inclusiva, TEA, características do estudante autista e também a abordagem matemática para estes estudantes tendo como foco a discalculia. A pesquisa qualitativa realizada é do tipo revisão bibliográfica. Foi possível constatar, de acordo com a literatura pertinente, que existe uma grande dificuldade para professores e demais envolvidos nas escolas para o ensino de Matemática para esta parte da população. Diante de didáticas alternativas, metodologias que considerem os limites e dificuldades destes estudantes e com a utilização de jogos, torna-se possível que estudantes com TEA compreendam a Matemática e assimilem o conteúdo de maneira adequada, podendo levá-lo para a vida. 2024-01-12T13:43:15Z 2024-01-12T13:43:15Z 2023-06-30 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação LEMOS, Jordan Marques. O ensino da matemática para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Matemática, Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6527. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6527 Acesso Aberto Disponível via internet no e-mail: bibufpacastanhal@gmail.com |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Matemática - Estudo e ensino Aprendizagem Autismo Mathematics - Study and teaching Learning Autism CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
spellingShingle |
Matemática - Estudo e ensino Aprendizagem Autismo Mathematics - Study and teaching Learning Autism CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA LEMOS, Jordan Marques O ensino da matemática para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) |
topic_facet |
Matemática - Estudo e ensino Aprendizagem Autismo Mathematics - Study and teaching Learning Autism CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
description |
The study focuses on the theme of Inclusive Education and aims to analyze the teaching
and learning of Mathematics for students with autism spectrum disorder - ASD. For this,
it addresses the concepts of inclusive education, TEA, characteristics of the autistic
student and also the mathematical approach for these students, focusing on dyscalculia. The qualitative research carried out is of the literature review type. It was possible to
verify, according to the relevant literature, that there is a great difficulty for teachers and
others involved in schools to teach Mathematics to this part of the population. Faced
with alternative didactics, methodologies that consider the limits and difficulties of these
students and with the use of games, it becomes possible for students with ASD to
understand Mathematics and assimilate the content in an adequate way, being able to
take it into life. |
author_additional |
THIJM, Gerlândia de Castro Silva |
author_additionalStr |
THIJM, Gerlândia de Castro Silva |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
LEMOS, Jordan Marques |
title |
O ensino da matemática para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) |
title_short |
O ensino da matemática para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) |
title_full |
O ensino da matemática para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) |
title_fullStr |
O ensino da matemática para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) |
title_full_unstemmed |
O ensino da matemática para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) |
title_sort |
o ensino da matemática para estudantes com transtorno do espectro autista (tea) |
publishDate |
2024 |
url |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6527 |
_version_ |
1796836709530337280 |
score |
11.753735 |