Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

O ensino da matemática para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA)

The study focuses on the theme of Inclusive Education and aims to analyze the teaching and learning of Mathematics for students with autism spectrum disorder - ASD. For this, it addresses the concepts of inclusive education, TEA, characteristics of the autistic student and also the mathematical a...

ver descrição completa

Autor principal: LEMOS, Jordan Marques
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6527
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6527
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-65272024-01-13T03:06:25Z O ensino da matemática para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) LEMOS, Jordan Marques THIJM, Gerlândia de Castro Silva http://lattes.cnpq.br/9934039543357877 Matemática - Estudo e ensino Aprendizagem Autismo Mathematics - Study and teaching Learning Autism CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA The study focuses on the theme of Inclusive Education and aims to analyze the teaching and learning of Mathematics for students with autism spectrum disorder - ASD. For this, it addresses the concepts of inclusive education, TEA, characteristics of the autistic student and also the mathematical approach for these students, focusing on dyscalculia. The qualitative research carried out is of the literature review type. It was possible to verify, according to the relevant literature, that there is a great difficulty for teachers and others involved in schools to teach Mathematics to this part of the population. Faced with alternative didactics, methodologies that consider the limits and difficulties of these students and with the use of games, it becomes possible for students with ASD to understand Mathematics and assimilate the content in an adequate way, being able to take it into life. O estudo volta-se à temática Educação Inclusiva e objetiva analisar o ensino- aprendizagem de Matemática para estudantes com transtorno do espectro autista - TEA. Para isso, aborda os conceitos de educação inclusiva, TEA, características do estudante autista e também a abordagem matemática para estes estudantes tendo como foco a discalculia. A pesquisa qualitativa realizada é do tipo revisão bibliográfica. Foi possível constatar, de acordo com a literatura pertinente, que existe uma grande dificuldade para professores e demais envolvidos nas escolas para o ensino de Matemática para esta parte da população. Diante de didáticas alternativas, metodologias que considerem os limites e dificuldades destes estudantes e com a utilização de jogos, torna-se possível que estudantes com TEA compreendam a Matemática e assimilem o conteúdo de maneira adequada, podendo levá-lo para a vida. 2024-01-12T13:43:15Z 2024-01-12T13:43:15Z 2023-06-30 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação LEMOS, Jordan Marques. O ensino da matemática para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Matemática, Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6527. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6527 Acesso Aberto Disponível via internet no e-mail: bibufpacastanhal@gmail.com
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Matemática - Estudo e ensino
Aprendizagem
Autismo
Mathematics - Study and teaching
Learning
Autism
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
spellingShingle Matemática - Estudo e ensino
Aprendizagem
Autismo
Mathematics - Study and teaching
Learning
Autism
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
LEMOS, Jordan Marques
O ensino da matemática para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
topic_facet Matemática - Estudo e ensino
Aprendizagem
Autismo
Mathematics - Study and teaching
Learning
Autism
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
description The study focuses on the theme of Inclusive Education and aims to analyze the teaching and learning of Mathematics for students with autism spectrum disorder - ASD. For this, it addresses the concepts of inclusive education, TEA, characteristics of the autistic student and also the mathematical approach for these students, focusing on dyscalculia. The qualitative research carried out is of the literature review type. It was possible to verify, according to the relevant literature, that there is a great difficulty for teachers and others involved in schools to teach Mathematics to this part of the population. Faced with alternative didactics, methodologies that consider the limits and difficulties of these students and with the use of games, it becomes possible for students with ASD to understand Mathematics and assimilate the content in an adequate way, being able to take it into life.
author_additional THIJM, Gerlândia de Castro Silva
author_additionalStr THIJM, Gerlândia de Castro Silva
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author LEMOS, Jordan Marques
title O ensino da matemática para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
title_short O ensino da matemática para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
title_full O ensino da matemática para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
title_fullStr O ensino da matemática para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
title_full_unstemmed O ensino da matemática para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
title_sort o ensino da matemática para estudantes com transtorno do espectro autista (tea)
publishDate 2024
url https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6527
_version_ 1796836709530337280
score 11.753735