/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) nas produções acadêmicas de 2015 a 2019: um estudo do tipo estado da arte
Trata o presente estudo de uma pesquisa qualitativa do tipo estado da arte, desenvolvido a partir do levantamento dentro de um período de cinco anos das produções cujo foco é a Base Nacional Comum Curricular. Presume-se que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) expressa relações de poder, re...
Autor principal: | GOMES, Miceia do Socorro Lopes |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2024
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6540 |
Resumo: |
---|
Trata o presente estudo de uma pesquisa qualitativa do tipo estado da arte,
desenvolvido a partir do levantamento dentro de um período de cinco anos das
produções cujo foco é a Base Nacional Comum Curricular. Presume-se que a Base
Nacional Comum Curricular (BNCC) expressa relações de poder, relações sociais,
que ela é prescrição teórico-prática enquanto política cultural oficial. Assim, importa
saber que debates são apresentados sobre a Base Nacional Comum Curricular
(BNCC) nas produções acadêmicas de 2015 a 2019. Os resultados apontam que das
produções capturadas durante o levantamento dos dados, verificou-se a composição
de nove eixos, constituídas a partir das discussões sobre BNCC e outras temáticas
vinculadas ao campo da educação, apresentados a seguir: BNCC, Formação de Prof.
de Língua Portuguesa (1 produção); BNCC e o Ensino de Campos Disciplinares (7
produções); BNCC e Educação Infantil (4 produções); BNCC e Política Educacional
(3 produções); BNCC e Relações Étnico-Raciais (1 produção); BNCC, Projeto Político
Pedagógico (1 produção); BNCC e Educação Especial (2 produções); BNCC e
Competências (3 produções); BNCC e a Educação Integral (1 produção). |