Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) nas produções acadêmicas de 2015 a 2019: um estudo do tipo estado da arte

Trata o presente estudo de uma pesquisa qualitativa do tipo estado da arte, desenvolvido a partir do levantamento dentro de um período de cinco anos das produções cujo foco é a Base Nacional Comum Curricular. Presume-se que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) expressa relações de poder, re...

ver descrição completa

Autor principal: GOMES, Miceia do Socorro Lopes
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6540
Resumo:
Trata o presente estudo de uma pesquisa qualitativa do tipo estado da arte, desenvolvido a partir do levantamento dentro de um período de cinco anos das produções cujo foco é a Base Nacional Comum Curricular. Presume-se que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) expressa relações de poder, relações sociais, que ela é prescrição teórico-prática enquanto política cultural oficial. Assim, importa saber que debates são apresentados sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) nas produções acadêmicas de 2015 a 2019. Os resultados apontam que das produções capturadas durante o levantamento dos dados, verificou-se a composição de nove eixos, constituídas a partir das discussões sobre BNCC e outras temáticas vinculadas ao campo da educação, apresentados a seguir: BNCC, Formação de Prof. de Língua Portuguesa (1 produção); BNCC e o Ensino de Campos Disciplinares (7 produções); BNCC e Educação Infantil (4 produções); BNCC e Política Educacional (3 produções); BNCC e Relações Étnico-Raciais (1 produção); BNCC, Projeto Político Pedagógico (1 produção); BNCC e Educação Especial (2 produções); BNCC e Competências (3 produções); BNCC e a Educação Integral (1 produção).