Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Caracterização técnica dos agregados brita 0, pó de pedra e areia para fins de uso em concreto asfaltico: estudo de caso: obras BRT metropolitano de Belém

The technological characterization of aggregates is essential for paving works, as it measures the properties and helps to predict the behavior of the aggregates in the asphalt mixture, when in service. However, it is not always possible to make this characterization in all works, since the great...

ver descrição completa

Autor principal: PENICHE, Kim Farias
Outros Autores: PINHEIRO, Rafael augusto de Lima
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6543
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6543
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-65432024-01-17T03:06:04Z Caracterização técnica dos agregados brita 0, pó de pedra e areia para fins de uso em concreto asfaltico: estudo de caso: obras BRT metropolitano de Belém Technical characterization of gravel 0 aggregates, stone dust and sand for use in asphalt concrete. case study: Belém metropolitan BRT project PENICHE, Kim Farias PINHEIRO, Rafael augusto de Lima AGUIAR, Marcelo Figueiredo Massulo http://lattes.cnpq.br/2898030959868513 Agregados Ensaio de caracterização Concreto asfáltico Faixa C DNIT Aggregates characterization test asphalt concrete C range DNIT CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::INFRA-ESTRUTURA DE TRANSPORTES The technological characterization of aggregates is essential for paving works, as it measures the properties and helps to predict the behavior of the aggregates in the asphalt mixture, when in service. However, it is not always possible to make this characterization in all works, since the great distances, absence of environmental zoning, precarious access conditions and unavailable infrastructure, limit the process of extraction and direction of the aggregate for consumption. Thus, technological characterization studies should be carried out in order to use mineral aggregates closer to the consumption centers of the works. Therefore, the objective of this work is to characterize the aggregates: gravel 0, stone dust and natural sand used to compose the asphalt concrete of the flexible pavement of the BRT work in the Metropolitan Region of Belém on the BR-316 highway, according to specifications indicated by DNIT standards. To this end, the tests of particle size analysis, shape index, Los Angeles abrasion and specific mass of coarse and fine aggregates were used. The main results were: "Los Angeles" abrasion = 34.11 %; form index = 2.165; Specific mass of aggregates: gravel 0 = 2.658 g/cm3, natural sand = 2.625 g/cm3 and stone dust = 2.638 g/cm3 ; particle size analysis: Gravel 0 has an open graduation with continuous granulometric distribution, natural sand has a dense graduation with continuous granulometric distribution and stone dust has a dense graduation similar to natural sand. The best proportion of aggregates, according to the trial method, to reach the "range C" of the DNIT was 60 % of crushed stone 0, 25 % of stone dust and 15 % of natural sand, with specific mass of the aggregate mixture = 2.648 g/cm³. Therefore, it is concluded that the aggregates meet the DNIT specifications for the "C range" of asphalt concrete (AC). A caracterização tecnológica de agregados é fundamental para obras de pavimentação, pois ela mensura as propriedades e ajuda a prever o comportamento dos agregados na mistura asfáltica, quando em serviço. Entretanto, nem sempre é possível fazer essa caracterização em todas as obras, uma vez que as grandes distâncias, ausência de zoneamento ambiental, precárias condições de acesso e infraestrutura indisponível, limitam o processo de extração e direcionamento do agregado para o consumo. Com isso, estudos de caracterização tecnológica devem ser feitos com a finalidade de se utilizar agregados minerais mais próximas dos centros de consumo das obras. Portanto, o objetivo desse trabalho é caracterizar os agregados: brita 0, pó de pedra e areia natural utilizados para compor o concreto asfáltico do pavimento flexível da obra do BRT da Região Metropolitana de Belém na rodovia BR-316, conforme especificações indicadas por normas do DNIT. Para tanto, foram utilizados os ensaios de análise granulométrica, índice de forma, abrasão Los Angeles e massa específica de agregados graúdo e miúdo. Os principais resultados foram: abrasão “Los Angeles” = 34,11 %; índice de forma = 2,165; massa especifica dos agregados: brita 0 = 2,658 g/cm3, areia natural = 2,625 g/ cm3 e pó de pedra = 2,638 g/cm3; análise granulométrica: brita 0 possui graduação aberta com distribuição granulométrica contínua, areia natural tem graduação densa, com distribuição granulométrica contínua e pó de pedra apresenta graduação densa similar a areia natural. A melhor proporção de agregados, segundo o método das tentativas, para atingir a “faixa C” do DNIT foi de 60 % de brita 0, 25 % de pó de pedra e 15 % de areia natural, com massa específica da mistura de agregados = 2,648 g/cm³. Portanto, conclui-se que os agregados atendem às especificações do DNIT para a “faixa C” do concreto asfáltico (CA). 2024-01-16T18:04:17Z 2024-01-16T18:04:17Z 2023-11-17 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação PENICHE, Kim Farias.; PINHEIRO, Rafael Augusto de Lima. Caracterização técnica dos agregados brita 0, pó de pedra e areia para fins de uso em concreto asfaltico. estudo de caso: obra do BRT metropolitano de Belém. Orientador: Marcelo Figueiredo Massulo Aguiar. 2023. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) – Faculdade de Engenharia Civil, Instituto de Tecnologia, Universidade Federal do Pará, Belém, 2023. Disponível em:https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6543 . Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6543 Acesso Aberto Disponível na internet via correio eletrônico: bibliotecaitec@ufpa.br
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Agregados
Ensaio de caracterização
Concreto asfáltico
Faixa C DNIT
Aggregates
characterization test
asphalt concrete
C range DNIT
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::INFRA-ESTRUTURA DE TRANSPORTES
spellingShingle Agregados
Ensaio de caracterização
Concreto asfáltico
Faixa C DNIT
Aggregates
characterization test
asphalt concrete
C range DNIT
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::INFRA-ESTRUTURA DE TRANSPORTES
PENICHE, Kim Farias
Caracterização técnica dos agregados brita 0, pó de pedra e areia para fins de uso em concreto asfaltico: estudo de caso: obras BRT metropolitano de Belém
topic_facet Agregados
Ensaio de caracterização
Concreto asfáltico
Faixa C DNIT
Aggregates
characterization test
asphalt concrete
C range DNIT
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::INFRA-ESTRUTURA DE TRANSPORTES
description The technological characterization of aggregates is essential for paving works, as it measures the properties and helps to predict the behavior of the aggregates in the asphalt mixture, when in service. However, it is not always possible to make this characterization in all works, since the great distances, absence of environmental zoning, precarious access conditions and unavailable infrastructure, limit the process of extraction and direction of the aggregate for consumption. Thus, technological characterization studies should be carried out in order to use mineral aggregates closer to the consumption centers of the works. Therefore, the objective of this work is to characterize the aggregates: gravel 0, stone dust and natural sand used to compose the asphalt concrete of the flexible pavement of the BRT work in the Metropolitan Region of Belém on the BR-316 highway, according to specifications indicated by DNIT standards. To this end, the tests of particle size analysis, shape index, Los Angeles abrasion and specific mass of coarse and fine aggregates were used. The main results were: "Los Angeles" abrasion = 34.11 %; form index = 2.165; Specific mass of aggregates: gravel 0 = 2.658 g/cm3, natural sand = 2.625 g/cm3 and stone dust = 2.638 g/cm3 ; particle size analysis: Gravel 0 has an open graduation with continuous granulometric distribution, natural sand has a dense graduation with continuous granulometric distribution and stone dust has a dense graduation similar to natural sand. The best proportion of aggregates, according to the trial method, to reach the "range C" of the DNIT was 60 % of crushed stone 0, 25 % of stone dust and 15 % of natural sand, with specific mass of the aggregate mixture = 2.648 g/cm³. Therefore, it is concluded that the aggregates meet the DNIT specifications for the "C range" of asphalt concrete (AC).
author_additional AGUIAR, Marcelo Figueiredo Massulo
author_additionalStr AGUIAR, Marcelo Figueiredo Massulo
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author PENICHE, Kim Farias
author2 PINHEIRO, Rafael augusto de Lima
author2Str PINHEIRO, Rafael augusto de Lima
title Caracterização técnica dos agregados brita 0, pó de pedra e areia para fins de uso em concreto asfaltico: estudo de caso: obras BRT metropolitano de Belém
title_short Caracterização técnica dos agregados brita 0, pó de pedra e areia para fins de uso em concreto asfaltico: estudo de caso: obras BRT metropolitano de Belém
title_full Caracterização técnica dos agregados brita 0, pó de pedra e areia para fins de uso em concreto asfaltico: estudo de caso: obras BRT metropolitano de Belém
title_fullStr Caracterização técnica dos agregados brita 0, pó de pedra e areia para fins de uso em concreto asfaltico: estudo de caso: obras BRT metropolitano de Belém
title_full_unstemmed Caracterização técnica dos agregados brita 0, pó de pedra e areia para fins de uso em concreto asfaltico: estudo de caso: obras BRT metropolitano de Belém
title_sort caracterização técnica dos agregados brita 0, pó de pedra e areia para fins de uso em concreto asfaltico: estudo de caso: obras brt metropolitano de belém
publishDate 2024
url https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6543
_version_ 1796836719026241536
score 11.753896