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Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Comparação dos ICPs das faixas de tráfego que constituem corredores de transporte coletivo versus ICPs das demais faixas
The quality of the rolling condition of pavements represents an important aspect for urban mobility, especially on roads and exclusive public transport lanes. The Pavement Management System (SGP) is an important tool for maintaining the quality of the urban road network, promoting less use of pub...
Autor principal: | SARRAF, Carlos Kevin Trindade |
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Outros Autores: | MAGALHÃES, Juliana Evelyn Martins de |
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2024
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
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oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-65492024-01-23T03:06:11Z Comparação dos ICPs das faixas de tráfego que constituem corredores de transporte coletivo versus ICPs das demais faixas SARRAF, Carlos Kevin Trindade MAGALHÃES, Juliana Evelyn Martins de AGUIAR, Marcelo Figueiredo Massulo http://lattes.cnpq.br/2898030959868513 Sistema de gerência de pavimentos Defeitos em pavimentos flexíveis Indice da condição do pavimento Avaliação da condição da superfície de rolamento Faixas exclusivas para ônibus Pavement management system Defects in flexible pavements Pavement condition index Assessment of the condition of the rolling surface Exclusive traffic lane for buses CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES The quality of the rolling condition of pavements represents an important aspect for urban mobility, especially on roads and exclusive public transport lanes. The Pavement Management System (SGP) is an important tool for maintaining the quality of the urban road network, promoting less use of public resources. However, the implementation of this system depends on carrying out surveys of defects present in the pavements. Therefore, the objective of this research is to evaluate the surface condition of the three-lane pavement with an exclusive lane in the city of Belém, as well as compare the results obtained for each traffic lane. To this end, a survey of pavement defects in the study area was carried out and the ICPs (Pavement Condition Index) of each traffic lane were calculated, based on the Sousa method (2021), which adapted the SHRP (Strategic Highway Research Program). Among the main results, the exclusive lanes presented a lower average ICP than the central lane and the left lane, being, respectively, 78.94, 87.21 and 89.19. The most critical section presented an ICP of 46.05 and the best sections presented an ICP of 91.67. The most frequent defects in the study area analyzed were wear (39.78%), permanent deformation (18.23%) and fatigue cracks (17.13%). In the exclusive lanes, the defects that occurred most were wear (24.24%), fatigue cracks (22.22%) and permanent deformations (17.17%). No significant linear correlation was detected between ICP and road elevation, nor between ICP and the number of bus lines that travel along the lane. Finally, it was concluded that exclusive bus lanes present a greater degree of deterioration compared to the others, therefore, they should be prioritized in maintenance and rehabilitation activities. A qualidade da condição de rolamento dos pavimentos representa um aspecto importante para mobilidade urbana, especialmente nas vias e faixas exclusivas de transporte público. O Sistema de Gerência de Pavimento (SGP) é uma ferramenta importante para manutenção da qualidade da malha viária urbana, promovendo o menor uso de recursos públicos. Contudo, a efetivação desse sistema depende da realização de levantamentos dos defeitos presentes nos pavimentos. Desse modo, o objetivo dessa pesquisa é realizar a avaliação da condição superficial do pavimento de três vias com faixa exclusiva da cidade de Belém, bem como comparar os resultados obtidos para cada faixa de tráfego. Para tanto, foi realizado o levantamento dos defeitos dos pavimentos da área de estudo e foram calculados os ICPs (Índice de Condição do Pavimento) de cada faixa de tráfego, baseado no método de Sousa (2021), que adaptou o método SHRP (Strategic Highway Research Program). Dentre os principais resultados, tem-se que as faixas exclusivas apresentaram um ICP médio inferior à faixa central e à faixa da esquerda, sendo eles, respectivamente, 78,94, 87,21 e 89,19. O trecho mais crítico apresentou ICP de 46,05 e os melhores trechos apresentaram ICP de 91,67. Os defeitos mais frequentes na área de estudo analisada foram o desgaste (39,78%), deformação permanente (18,23%) e trincas por fadigar (17,13%). Nas faixas exclusivas os defeitos que mais ocorreram foram desgaste (24,24%), trincas por fadiga (22,22%) e as deformações permanentes (17,17%). Não se detectou correlação linear significativa entre o ICP e a cota das vias, nem entre ICP e o número de linhas de ônibus que trafegam pela faixa. Por fim, concluiu-se que as faixas exclusivas de ônibus apresentam maior grau de deterioração em relação às demais, por isso, devem ser priorizadas nas atividades de manutenção e reabilitação. 2024-01-22T17:19:48Z 2024-01-22T17:19:48Z 2023-12-18 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SARRAF, Carlos Kevin Trindade; MAGALHÃES, Juliana Evelyn Martins de. Comparação dos ICPs das faixas de tráfego que constituem corredores de transporte coletivo versus ICPs das demais faixas. Orientador: Marcelo Figueiredo Massulo Aguiar. 2023. 89 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) – Faculdade de Engenharia Civil, Instituto de Tecnologia, Universidade Federal do Pará, Belém, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6549. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6549 Acesso Aberto disponível na internet via correio eletrônico: bibliotecaitec@ufpa.br |
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Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
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The quality of the rolling condition of pavements represents an important aspect
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Pavement Management System (SGP) is an important tool for maintaining the
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However, the implementation of this system depends on carrying out surveys of
defects present in the pavements. Therefore, the objective of this research is to
evaluate the surface condition of the three-lane pavement with an exclusive lane
in the city of Belém, as well as compare the results obtained for each traffic lane.
To this end, a survey of pavement defects in the study area was carried out and
the ICPs (Pavement Condition Index) of each traffic lane were calculated, based
on the Sousa method (2021), which adapted the SHRP (Strategic Highway
Research Program). Among the main results, the exclusive lanes presented a
lower average ICP than the central lane and the left lane, being, respectively,
78.94, 87.21 and 89.19. The most critical section presented an ICP of 46.05 and
the best sections presented an ICP of 91.67. The most frequent defects in the
study area analyzed were wear (39.78%), permanent deformation (18.23%) and
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were wear (24.24%), fatigue cracks (22.22%) and permanent deformations
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