Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Imaginações, saberes e performance nos anos Iniciais: processos de aprendizagem de alunos com deficiências

O presente artigo apresenta os resultados da pesquisa desenvolvida no plano de trabalho de iniciação científica “Imaginações, saberes e performance nos Anos Iniciais: processos de aprendizagem de alunos com deficiências” (PIBIC/CNPQ/UFPA) realizada no segundo semestre de 2019. Os sujeitos da pesquis...

ver descrição completa

Autor principal: GELL, Ana Júlia Franco
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6557
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6557
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-65572024-01-25T03:07:22Z Imaginações, saberes e performance nos anos Iniciais: processos de aprendizagem de alunos com deficiências GELL, Ana Júlia Franco RODRIGUES, Isabel Cristina França dos Santos http://lattes.cnpq.br/0226549641470972 https://orcid.org/0000-0001-5750-5868 Alfabetização Literacy Neuroeducação neuroeducation Contação de histórias Storytelling Libras American Sign Language Jogos Game CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA CNPQ::OUTROS::CIENCIAS O presente artigo apresenta os resultados da pesquisa desenvolvida no plano de trabalho de iniciação científica “Imaginações, saberes e performance nos Anos Iniciais: processos de aprendizagem de alunos com deficiências” (PIBIC/CNPQ/UFPA) realizada no segundo semestre de 2019. Os sujeitos da pesquisa foram dois alunos com deficiência intelectual de uma turma do 4º ano do Ensino Fundamental I de uma escola que atende a duas comunidades quilombolas, no Baixo Acará-Pará e um aluno com surdez do 4º de uma escola Estadual localizada no município de Belém do Pará. A investigação partiu de estudos construídos por: Relvas (2012), Streiechen (2017), Santos (2016), Smolka (1991). A metodologia se baseou na Observação participante Angrosino (2009) tendo como objetivo discutir as formas de aprendizagem relevantes para os alunos. Os dados foram obtidos a partir da aplicação de atividades com jogos, contação de histórias e mediação de leitura (em libras também), escrita e desenvolvimento da oralidade. Observou-se que a partir da contação de histórias e da mediação formamos um ambiente em que os alunos se sentiram mais à vontade e as turmas aderiram bastante às propostas de atividades. Além disso, os jogos foram objetos propositivos à introdução de atividades, atendendo as necessidades de cada aluno. A pesquisa também evidenciou a importância do trabalho docente ainda na graduação, ampliando as discussões articulando a tríade: oralidade, leitura e escrita. 2024-01-24T11:53:48Z 2024-01-24T11:53:48Z 2021-06-17 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação GELL, Ana Júlia Franco. Imaginações, saberes e performance nos anos iniciais: processos de aprendizagem de alunos com deficiências. Orientadora: Profa. Dra. Isabel Cristina França dos Santos Rodrigues. 2021. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciado Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens) – Faculdade de Educação Matemática e Científica, Instituto de Educação em Ciências Matemática e Linguagem, Universidade Federal do Pará, Belém, 2021 Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6557. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6557 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Alfabetização
Literacy
Neuroeducação
neuroeducation
Contação de histórias
Storytelling
Libras
American Sign Language
Jogos
Game
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
spellingShingle Alfabetização
Literacy
Neuroeducação
neuroeducation
Contação de histórias
Storytelling
Libras
American Sign Language
Jogos
Game
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
GELL, Ana Júlia Franco
Imaginações, saberes e performance nos anos Iniciais: processos de aprendizagem de alunos com deficiências
topic_facet Alfabetização
Literacy
Neuroeducação
neuroeducation
Contação de histórias
Storytelling
Libras
American Sign Language
Jogos
Game
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
description O presente artigo apresenta os resultados da pesquisa desenvolvida no plano de trabalho de iniciação científica “Imaginações, saberes e performance nos Anos Iniciais: processos de aprendizagem de alunos com deficiências” (PIBIC/CNPQ/UFPA) realizada no segundo semestre de 2019. Os sujeitos da pesquisa foram dois alunos com deficiência intelectual de uma turma do 4º ano do Ensino Fundamental I de uma escola que atende a duas comunidades quilombolas, no Baixo Acará-Pará e um aluno com surdez do 4º de uma escola Estadual localizada no município de Belém do Pará. A investigação partiu de estudos construídos por: Relvas (2012), Streiechen (2017), Santos (2016), Smolka (1991). A metodologia se baseou na Observação participante Angrosino (2009) tendo como objetivo discutir as formas de aprendizagem relevantes para os alunos. Os dados foram obtidos a partir da aplicação de atividades com jogos, contação de histórias e mediação de leitura (em libras também), escrita e desenvolvimento da oralidade. Observou-se que a partir da contação de histórias e da mediação formamos um ambiente em que os alunos se sentiram mais à vontade e as turmas aderiram bastante às propostas de atividades. Além disso, os jogos foram objetos propositivos à introdução de atividades, atendendo as necessidades de cada aluno. A pesquisa também evidenciou a importância do trabalho docente ainda na graduação, ampliando as discussões articulando a tríade: oralidade, leitura e escrita.
author_additional RODRIGUES, Isabel Cristina França dos Santos
author_additionalStr RODRIGUES, Isabel Cristina França dos Santos
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author GELL, Ana Júlia Franco
title Imaginações, saberes e performance nos anos Iniciais: processos de aprendizagem de alunos com deficiências
title_short Imaginações, saberes e performance nos anos Iniciais: processos de aprendizagem de alunos com deficiências
title_full Imaginações, saberes e performance nos anos Iniciais: processos de aprendizagem de alunos com deficiências
title_fullStr Imaginações, saberes e performance nos anos Iniciais: processos de aprendizagem de alunos com deficiências
title_full_unstemmed Imaginações, saberes e performance nos anos Iniciais: processos de aprendizagem de alunos com deficiências
title_sort imaginações, saberes e performance nos anos iniciais: processos de aprendizagem de alunos com deficiências
publishDate 2024
url https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6557
_version_ 1796836712055308288
score 11.753896