Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

A resistência da educação no campo em época de pandemia na comunidade quilombola alto Acaraqui no município de Abaetetuba

The objective of this study is to describe the forms of resistance in rural education, through the quilombola community of Acaraqui in the municipality of Abaetetuba in the midst of the COVID-19 pandemic, in the initial grades at the Municipal School of Child and Elementary Education São Tomé from A...

ver descrição completa

Autor principal: CARDOSO, Aurilucy de Jesus dos Santos Souza
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6560
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6560
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-65602024-01-25T03:06:53Z A resistência da educação no campo em época de pandemia na comunidade quilombola alto Acaraqui no município de Abaetetuba CARDOSO, Aurilucy de Jesus dos Santos Souza BRABO, Jesus de Nazaré Cardoso http://lattes.cnpq.br/8186834432543140 https://orcid.org/0000-0001-6757-0540 Educação no campo nas séries iniciais Field education in the initial grades Isolamento social Social isolation Educação quilombola Quilombola education Covid 19 Covid 19 CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA CNPQ::OUTROS::CIENCIAS The objective of this study is to describe the forms of resistance in rural education, through the quilombola community of Acaraqui in the municipality of Abaetetuba in the midst of the COVID-19 pandemic, in the initial grades at the Municipal School of Child and Elementary Education São Tomé from Alto Acaraqui during the period of social distancing. It is intended to carry out a descriptive, cross-sectional and population-based study with residents of the indicated community in the municipality of Abaetetuba. Educational practices during the pandemic, place of practice and educational and pedagogical guidance were described. The sample is intended to analyze about 10 respondents among students, teachers and school managers. O objetivo deste estudo é descrever quais as formas de resistência na educação no campo, por meio da comunidade quilombola do Acaraqui no município de Abaetetuba em meio a pandemia do COVID-19, nas séries iniciais na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental São Tomé do Alto Acaraqui durante o período do distanciamento social. Pretende-se realizar um estudo descritivo de corte transversal e base populacional com moradores da comunidade indicada no município de Abaetetuba. Foram descritas as práticas educacionais durante a pandemia, local de prática e orientação educacional e pedagógica. Na amostra pretende-se analisar cerca de 10 entrevistados entre alunos, professores e gestores da escola. 2024-01-24T14:01:01Z 2024-01-24T14:01:01Z 2022-12-21 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação CARDOSO, Aurilucy de Jesus dos Santos Souza. A resistência da educação no campo em época de pandemia na comunidade quilombola alto Acaraqui no município de Abaetetuba. Orientador: Prof. Dr. Jesus de Nazaré Cardoso Brabo. 2022. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciado Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens) – Faculdade de Educação Matemática e Científica, Instituto de Educação em Ciências Matemática e Linguagem, Universidade Federal do Pará, Belém, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6560. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6560 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Educação no campo nas séries iniciais
Field education in the initial grades
Isolamento social
Social isolation
Educação quilombola
Quilombola education
Covid 19
Covid 19
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
spellingShingle Educação no campo nas séries iniciais
Field education in the initial grades
Isolamento social
Social isolation
Educação quilombola
Quilombola education
Covid 19
Covid 19
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
CARDOSO, Aurilucy de Jesus dos Santos Souza
A resistência da educação no campo em época de pandemia na comunidade quilombola alto Acaraqui no município de Abaetetuba
topic_facet Educação no campo nas séries iniciais
Field education in the initial grades
Isolamento social
Social isolation
Educação quilombola
Quilombola education
Covid 19
Covid 19
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
description The objective of this study is to describe the forms of resistance in rural education, through the quilombola community of Acaraqui in the municipality of Abaetetuba in the midst of the COVID-19 pandemic, in the initial grades at the Municipal School of Child and Elementary Education São Tomé from Alto Acaraqui during the period of social distancing. It is intended to carry out a descriptive, cross-sectional and population-based study with residents of the indicated community in the municipality of Abaetetuba. Educational practices during the pandemic, place of practice and educational and pedagogical guidance were described. The sample is intended to analyze about 10 respondents among students, teachers and school managers.
author_additional BRABO, Jesus de Nazaré Cardoso
author_additionalStr BRABO, Jesus de Nazaré Cardoso
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author CARDOSO, Aurilucy de Jesus dos Santos Souza
title A resistência da educação no campo em época de pandemia na comunidade quilombola alto Acaraqui no município de Abaetetuba
title_short A resistência da educação no campo em época de pandemia na comunidade quilombola alto Acaraqui no município de Abaetetuba
title_full A resistência da educação no campo em época de pandemia na comunidade quilombola alto Acaraqui no município de Abaetetuba
title_fullStr A resistência da educação no campo em época de pandemia na comunidade quilombola alto Acaraqui no município de Abaetetuba
title_full_unstemmed A resistência da educação no campo em época de pandemia na comunidade quilombola alto Acaraqui no município de Abaetetuba
title_sort resistência da educação no campo em época de pandemia na comunidade quilombola alto acaraqui no município de abaetetuba
publishDate 2024
url https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6560
_version_ 1796836712530313216
score 11.753896