Artigo

Vivências do estágio supervisionado no Ensino Fundamental I em uma escola pública em Bragança - PA: uma perspectiva epistemológica da prática pedagógica.

This work is about the experiences in a Supervised Internship in elementary schol early years is an essential moment in teacher training as it provides the experience of reality in the classroom, enabling the connection between theory and practice to be truly realized, promoting educational praxis....

ver descrição completa

Autor principal: FERREIRA, Thiago da Silva
Grau: Artigo
Publicado em: 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6590
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6590
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-65902024-01-30T03:05:21Z Vivências do estágio supervisionado no Ensino Fundamental I em uma escola pública em Bragança - PA: uma perspectiva epistemológica da prática pedagógica. FERREIRA, Thiago da Silva SILVA, Maria da Luz Duarte Leite http://lattes.cnpq.br/0859860260888026 Formação Teoria/ Prática Estágio Reflexão Training Theory/Practice Internship Reflection CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO This work is about the experiences in a Supervised Internship in elementary schol early years is an essential moment in teacher training as it provides the experience of reality in the classroom, enabling the connection between theory and practice to be truly realized, promoting educational praxis. It is worth highlighting that the aforementioned Internship took place at Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof. Jorge Daniel Souza Ramos in Bragança/PA, from 09/05/2023 to 09/22/2023. The objective of this study is to understand the theorypractice relationship in the classroom, from a Praxis epistemology perspective. In this way, the internship is seen as a central axis in the academic training of the future teacher, as it is through this phase of training that the intern has access to the knowledge essential for the construction of identity and pedagogical knowledge/practices in the classroom. For theoretical support, it was supported by some approaches such as Barreiro and Gebran (2006), Antunes (2017), Nóvoa (1995), Pimenta and Lima (2004), Pimenta (2012), Barreiro and Gebran (2015), Tardif (2002), and others. This research is characterized as descriptive, explanatory, and field. Finally, despite the obstacles that arose during the internship, it can be said that the Supervised Internship in Elementary Education brought unique experiences that reaffirmed my commitment to moving forward in training in education, as well as in a possible area of activity as a Pedagogue, recognizing of course that there is still a long way to go, both in terms of theoretical support that underlies the practice, and in experiencing the different realities found in the most diverse classroom contexts and, even at school, ending with a speech by Rios when he states that: “Competence is revealed in action.” (RIOS, 2001, p.88). O presente trabalho trata-se das vivências no Estágio Supervisionado no ensino fundamental anos iniciais do qual é um momento imprescindível da formação docente por proporcionar o experienciar à realidade de sala de aula, possibilitando se realizar de fato, a ligação entre a teoria e a prática, promovendo a práxis educativa. Vale destacar que, a realização do referido Estágio ocorreu na Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof. Jorge Daniel Souza Ramos em Bragança/PA, no período de 05/09/2023 a 22/09/2023. O objetivo deste estudo é compreender a relação teoria-prática na sala de aula, numa perspectiva da epistemologia da práxis. Desse modo vê-se o estágio como um eixo central na formação acadêmica do futuro professor, pois é através desta fase da formação que o estagiário tem acesso aos conhecimentos indispensáveis para a construção da identidade e dos saberes/fazeres pedagógicos de sala de aula. Para sustentação teórica subsidiou-se de algumas abordagens como: Barreiro e Gebran (2006), Antunes (2017), Nóvoa (1995), Pimenta e Lima (2004), Pimenta (2012), Barreiro e Gebran (2015), Tardif (2002), dente outros. Esta pesquisa se caracteriza como descritiva, explicativa e de campo. Por fim, apesar dos empecilhos que foram surgindo durante o estudo, pode-se afirmar que o Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental trouxe experiências únicas que reafirmam o empenho em seguir em diante na formação em educação, assim como em uma possível área de atuação como pedagogo, reconhecendo é claro, que ainda se precisa percorrer um longo caminho, tanto na sustentação teórica que embasa a prática, como no vivenciar as realidades distintas encontradas nos mais diversos contextos de sala de aula e, bem como da escola, finaliza-se com uma fala de Rios quando o mesmo afirma que : “A competência se revela na ação.” (RIOS, 2001, p.88). 2024-01-29T17:52:00Z 2024-01-29T17:52:00Z 2023-12-05 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo FERREIRA, Thiago da Silva. Vivências do estágio supervisionado no Ensino Fundamental I em uma escola pública em Bragança - PA: uma perspectiva epistemológica da prática pedagógica. Orientadora: Maria da Luz Duarte Leite Silva. 2023. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo (Graduação em Pedagogia) – Faculdade de Educação. Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança. 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6590. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6590 Acesso Aberto
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Formação
Teoria/ Prática
Estágio
Reflexão
Training
Theory/Practice
Internship
Reflection
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Formação
Teoria/ Prática
Estágio
Reflexão
Training
Theory/Practice
Internship
Reflection
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
FERREIRA, Thiago da Silva
Vivências do estágio supervisionado no Ensino Fundamental I em uma escola pública em Bragança - PA: uma perspectiva epistemológica da prática pedagógica.
topic_facet Formação
Teoria/ Prática
Estágio
Reflexão
Training
Theory/Practice
Internship
Reflection
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This work is about the experiences in a Supervised Internship in elementary schol early years is an essential moment in teacher training as it provides the experience of reality in the classroom, enabling the connection between theory and practice to be truly realized, promoting educational praxis. It is worth highlighting that the aforementioned Internship took place at Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof. Jorge Daniel Souza Ramos in Bragança/PA, from 09/05/2023 to 09/22/2023. The objective of this study is to understand the theorypractice relationship in the classroom, from a Praxis epistemology perspective. In this way, the internship is seen as a central axis in the academic training of the future teacher, as it is through this phase of training that the intern has access to the knowledge essential for the construction of identity and pedagogical knowledge/practices in the classroom. For theoretical support, it was supported by some approaches such as Barreiro and Gebran (2006), Antunes (2017), Nóvoa (1995), Pimenta and Lima (2004), Pimenta (2012), Barreiro and Gebran (2015), Tardif (2002), and others. This research is characterized as descriptive, explanatory, and field. Finally, despite the obstacles that arose during the internship, it can be said that the Supervised Internship in Elementary Education brought unique experiences that reaffirmed my commitment to moving forward in training in education, as well as in a possible area of activity as a Pedagogue, recognizing of course that there is still a long way to go, both in terms of theoretical support that underlies the practice, and in experiencing the different realities found in the most diverse classroom contexts and, even at school, ending with a speech by Rios when he states that: “Competence is revealed in action.” (RIOS, 2001, p.88).
author_additional SILVA, Maria da Luz Duarte Leite
author_additionalStr SILVA, Maria da Luz Duarte Leite
format Artigo
author FERREIRA, Thiago da Silva
title Vivências do estágio supervisionado no Ensino Fundamental I em uma escola pública em Bragança - PA: uma perspectiva epistemológica da prática pedagógica.
title_short Vivências do estágio supervisionado no Ensino Fundamental I em uma escola pública em Bragança - PA: uma perspectiva epistemológica da prática pedagógica.
title_full Vivências do estágio supervisionado no Ensino Fundamental I em uma escola pública em Bragança - PA: uma perspectiva epistemológica da prática pedagógica.
title_fullStr Vivências do estágio supervisionado no Ensino Fundamental I em uma escola pública em Bragança - PA: uma perspectiva epistemológica da prática pedagógica.
title_full_unstemmed Vivências do estágio supervisionado no Ensino Fundamental I em uma escola pública em Bragança - PA: uma perspectiva epistemológica da prática pedagógica.
title_sort vivências do estágio supervisionado no ensino fundamental i em uma escola pública em bragança - pa: uma perspectiva epistemológica da prática pedagógica.
publishDate 2024
url https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6590
_version_ 1796836723172311040
score 11.653393