Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Prática da leitura na turma do 6° ano do ensino fundamental: em duas escolas da cidade e do campo, respectivamente, no município de Tailândia Pará

This research has a purpose of investigate thepratices in reading school setting so that a reflection of the importance of reading and the ways it made such pratices are implemented in the classroom. As well as seeking to discover if students have the critical sense, and feel entering them in the pr...

ver descrição completa

Autor principal: FURTADO, Elisama Cordeiro Lima
Outros Autores: MONTEIRO, Márcia Socorro Correa
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6648
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6648
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-66482024-02-01T03:05:52Z Prática da leitura na turma do 6° ano do ensino fundamental: em duas escolas da cidade e do campo, respectivamente, no município de Tailândia Pará FURTADO, Elisama Cordeiro Lima MONTEIRO, Márcia Socorro Correa OLIVEIRA, Janiby Silva de http://lattes.cnpq.br/7331532828960496 Letramento Leitura Prática pedagógica Literacy Reading Teaching practice CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO This research has a purpose of investigate thepratices in reading school setting so that a reflection of the importance of reading and the ways it made such pratices are implemented in the classroom. As well as seeking to discover if students have the critical sense, and feel entering them in the process of social and academic reading. To obtain these objectives we analyze two schools: A country and urban another, both in the 6th grade of elementary school. The followings issues will be presented: Does the practice of readings being able to promote the inclusion of students in the culture of the readers? After all what is actually being taught as reading at the 6th grade of elementary school? The research used in observation in the classroom and interviews with teachers of a particular grade a series was following in Portuguese Languages classes, living the reality and difficulties presentedin the classroom in elementary school.However it is understood that theReading process is very important to subject, because as he will start reading, it will expand your knowledge and learn how to interpret texts in its different wasy, presenting tools in a pedagogical perspective forming critical citiens engaged to society in which he lives. Esta pesquisa tem a finalidade de investigar as práticas de leitura no âmbito escolar, para que seja feita uma reflexão sobre a importância da leitura e as formas como tais práticas são aplicadas em sala de aula. Assim como, procurar descobrir se os alunos têm o censo crítico, e se sentem inseridos no processo de leitura escolar e social. Para obtermos esses objetivos analisaremos duas escolas: uma da Cidade e outra do Campo, na série do 6º ano do Ensino Fundamental. Serão apresentadas as seguintes questões: Será que as práticas de Leituras estão sendo capazes de promover a inserção dos educandos na cultura dos leitores? Afinal, o que de fato está sendo ensinado quanto à leitura, no 6º ano do Ensino Fundamental? A pesquisa usou a observação em sala de aula e entrevistas com os professores da determinada série. A série foi acompanhado no período de alguns meses, nas aulas de Língua Portuguesa, vivenciando a realidade e dificuldades apresentadas em sala de aula. Contudo, entende-se que o processo de leitura é fundamental para o sujeito, pois à medida que ele começa de fato ler, ele ampliará seus conhecimentos e aprende interpretar texto nas suas diferentes manifestações, apresentando ferramentas sob uma perspectiva pedagógica formando cidadãos críticos e comprometidos com a sociedade em que vive. 2024-01-31T11:51:48Z 2024-01-31T11:51:48Z 2014 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação FURTADO, Elisama Cordeiro Lima; MONTEIRO, Márcia Socorro Correa. Prática da leitura na turma do 6° ano do ensino fundamental: em duas escolas da cidade e do campo, respectivamente, no município de Tailândia Pará. Orientadora: Janiby Silva de Oliveira. 2014. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) – Faculdade de Ciências da Linguagem, Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Tailândia, 2014. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6648. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6648 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Letramento
Leitura
Prática pedagógica
Literacy
Reading
Teaching practice
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Letramento
Leitura
Prática pedagógica
Literacy
Reading
Teaching practice
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
FURTADO, Elisama Cordeiro Lima
Prática da leitura na turma do 6° ano do ensino fundamental: em duas escolas da cidade e do campo, respectivamente, no município de Tailândia Pará
topic_facet Letramento
Leitura
Prática pedagógica
Literacy
Reading
Teaching practice
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This research has a purpose of investigate thepratices in reading school setting so that a reflection of the importance of reading and the ways it made such pratices are implemented in the classroom. As well as seeking to discover if students have the critical sense, and feel entering them in the process of social and academic reading. To obtain these objectives we analyze two schools: A country and urban another, both in the 6th grade of elementary school. The followings issues will be presented: Does the practice of readings being able to promote the inclusion of students in the culture of the readers? After all what is actually being taught as reading at the 6th grade of elementary school? The research used in observation in the classroom and interviews with teachers of a particular grade a series was following in Portuguese Languages classes, living the reality and difficulties presentedin the classroom in elementary school.However it is understood that theReading process is very important to subject, because as he will start reading, it will expand your knowledge and learn how to interpret texts in its different wasy, presenting tools in a pedagogical perspective forming critical citiens engaged to society in which he lives.
author_additional OLIVEIRA, Janiby Silva de
author_additionalStr OLIVEIRA, Janiby Silva de
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author FURTADO, Elisama Cordeiro Lima
author2 MONTEIRO, Márcia Socorro Correa
author2Str MONTEIRO, Márcia Socorro Correa
title Prática da leitura na turma do 6° ano do ensino fundamental: em duas escolas da cidade e do campo, respectivamente, no município de Tailândia Pará
title_short Prática da leitura na turma do 6° ano do ensino fundamental: em duas escolas da cidade e do campo, respectivamente, no município de Tailândia Pará
title_full Prática da leitura na turma do 6° ano do ensino fundamental: em duas escolas da cidade e do campo, respectivamente, no município de Tailândia Pará
title_fullStr Prática da leitura na turma do 6° ano do ensino fundamental: em duas escolas da cidade e do campo, respectivamente, no município de Tailândia Pará
title_full_unstemmed Prática da leitura na turma do 6° ano do ensino fundamental: em duas escolas da cidade e do campo, respectivamente, no município de Tailândia Pará
title_sort prática da leitura na turma do 6° ano do ensino fundamental: em duas escolas da cidade e do campo, respectivamente, no município de tailândia pará
publishDate 2024
url https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6648
_version_ 1796836679658504192
score 11.753735