Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

O ensino da gramática através da leitura: uma experiência com Monteiro Lobato

This study aimed to verify the possibility to develop a teaching-learning process using the "Emilia no País da Gramática" of Monteiro Lobato through a study applied research sub-jects with the students of the 6th year of primary and secondary Education School Professor Basil of oak, located in the c...

ver descrição completa

Autor principal: SILVA, Elzenira Benedita Macêdo da
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6650
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6650
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-66502024-02-01T03:05:48Z O ensino da gramática através da leitura: uma experiência com Monteiro Lobato SILVA, Elzenira Benedita Macêdo da CRUZ, Benilton Lobato http://lattes.cnpq.br/8451486836821037 Monteiro Lobato Gramática Estudo Resultados Língua portuguesa Grammar Study Results Portuguese language CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA This study aimed to verify the possibility to develop a teaching-learning process using the "Emilia no País da Gramática" of Monteiro Lobato through a study applied research sub-jects with the students of the 6th year of primary and secondary Education School Professor Basil of oak, located in the city of Abaetetuba.First came a bibliographic analysis about the author and his work. Took as theoretical assumptions for analysis of grammatical elements the New Contemporary Portuguese Grammar of wedge Cunha and Cintra (2008). It was used also as a point of support, the signs of Coutinho (1978) on the literary aspects of the work. In the analysis of Lobatiana composition, were studied four chapters: "Important People and poor people,"; "In the sea of nouns"; "Between the Adjectives" and "articles and numerals" during intervention with students, and while reading applied learning scanning activities. The results pointed to the statement that the work in question is an innovative practice of teaching and learning the operation of the Portuguese Language. Este estudo objetivou verificar a possibilidade de se desenvolver um processo de ensi-no-aprendizagem utilizando a obra ―Emília no País da Gramática‖ de Monteiro Lobato atra-vés de um estudo aplicado tendo como sujeitos da pesquisa alunos do 6º ano da Escola de Ensino Fundamental e Médio Professor Basílio de Carvalho, localizada no município de Aba-etetuba. Partiu-se primeiramente de uma análise bibliográfica sobre o autor e sua obra. To-mou-se como pressupostos teóricos para análise dos elementos gramaticais a Nova Gramática do Português Contemporâneo de Cunha e Cintra (2008). Utilizou-se, também, como ponto de apoio, as indicações de Coutinho (1978) sobre os aspectos literários da obra. Na análise da composição Lobatiana, foram estudados quatro capítulos: ―Gente Importante e gente pobre‖; ―Em Pleno mar dos Substantivos‖; ―Entre os Adjetivos‖ e ―Artigos e Numerais‖ duranteinter-venção com os alunos, sendo que durante a leitura aplicou-se atividades de verificação de aprendizagem. Os resultados obtidos apontaram para a afirmação de que a obra em questão é uma prática inovadora de se ensinar e aprender o funcionamento da Língua Portuguesa. 2024-01-31T11:58:06Z 2024-01-31T11:58:06Z 2013 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SILVA, Elzenira Benedita Macêdo da. O ensino da gramática através da leitura: uma experiência com Monteiro Lobato. Orientador: Benilton Lobato da Cruz. 2013. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) – Faculdade de Ciências da Linguagem, Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2013. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6650. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6650 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Monteiro Lobato
Gramática
Estudo
Resultados
Língua portuguesa
Grammar
Study
Results
Portuguese language
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
spellingShingle Monteiro Lobato
Gramática
Estudo
Resultados
Língua portuguesa
Grammar
Study
Results
Portuguese language
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
SILVA, Elzenira Benedita Macêdo da
O ensino da gramática através da leitura: uma experiência com Monteiro Lobato
topic_facet Monteiro Lobato
Gramática
Estudo
Resultados
Língua portuguesa
Grammar
Study
Results
Portuguese language
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
description This study aimed to verify the possibility to develop a teaching-learning process using the "Emilia no País da Gramática" of Monteiro Lobato through a study applied research sub-jects with the students of the 6th year of primary and secondary Education School Professor Basil of oak, located in the city of Abaetetuba.First came a bibliographic analysis about the author and his work. Took as theoretical assumptions for analysis of grammatical elements the New Contemporary Portuguese Grammar of wedge Cunha and Cintra (2008). It was used also as a point of support, the signs of Coutinho (1978) on the literary aspects of the work. In the analysis of Lobatiana composition, were studied four chapters: "Important People and poor people,"; "In the sea of nouns"; "Between the Adjectives" and "articles and numerals" during intervention with students, and while reading applied learning scanning activities. The results pointed to the statement that the work in question is an innovative practice of teaching and learning the operation of the Portuguese Language.
author_additional CRUZ, Benilton Lobato
author_additionalStr CRUZ, Benilton Lobato
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author SILVA, Elzenira Benedita Macêdo da
title O ensino da gramática através da leitura: uma experiência com Monteiro Lobato
title_short O ensino da gramática através da leitura: uma experiência com Monteiro Lobato
title_full O ensino da gramática através da leitura: uma experiência com Monteiro Lobato
title_fullStr O ensino da gramática através da leitura: uma experiência com Monteiro Lobato
title_full_unstemmed O ensino da gramática através da leitura: uma experiência com Monteiro Lobato
title_sort o ensino da gramática através da leitura: uma experiência com monteiro lobato
publishDate 2024
url https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6650
_version_ 1796836679973076992
score 11.753735