/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Estágio supervisionado em gestão e coordenação escolar: experiências formativas em uma escola estadual de Ensino Médio Integral em Bragança (PA)
Este trabalho tem por objetivo analisar experiências formativas no Estágio Supervisionado em Gestão e Coordenação Escolar, com ênfase na área de gestão de escola de Ensino Médio Integral da rede estadual de ensino. O percurso teórico-metodológico está baseado na abordagem qualitativa de pesquisa, es...
Autor principal: | OLIVEIRA, Brenda Karollyne da Silva de |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2024
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6682 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6682 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-66822024-02-02T03:05:53Z Estágio supervisionado em gestão e coordenação escolar: experiências formativas em uma escola estadual de Ensino Médio Integral em Bragança (PA) OLIVEIRA, Brenda Karollyne da Silva de CORRÊA, Antonio Matheus do Rosário http://lattes.cnpq.br/1887266348453061 Estágio Supervisionado Gestão Escolar Experiências formativas CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Este trabalho tem por objetivo analisar experiências formativas no Estágio Supervisionado em Gestão e Coordenação Escolar, com ênfase na área de gestão de escola de Ensino Médio Integral da rede estadual de ensino. O percurso teórico-metodológico está baseado na abordagem qualitativa de pesquisa, estruturado em três etapas: orientação/investigação do contexto escolar; observação participante/pesquisa documental/entrevista semiestruturada; e o planejamento da atividade de intervenção pedagógica. Os resultados revelam a necessidade da melhoria da organização do trabalho pedagógico; participação da comunidade/família na escola; a importância da gestão democrática participativa; evidencia-se a relevância do diálogo entre a gestão e a comunidade, que também influencia de forma significativa a formação se dada do aluno. O acompanhamento das práticas por meio da observação participativa, além da regência proporcionaram momentos e vivencias, cheias de reflexões pedagógicas, em comparado a teoria e prática. Possibilitou refletir sobre o trabalho da prática da gestão escolar, no processo de construção, formação e funcionamento da instituição. 2024-02-01T18:01:20Z 2024-02-01T18:01:20Z 2023-12-21 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação OLIVEIRA, Brenda Karollyne da Silva de. Estágio supervisionado em gestão e coordenação escolar: experiências formativas em uma escola estadual de Ensino Médio Integral em Bragança (PA). Orientador: Antonio Matheus do Rosário Corrêa. 2023. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Faculdade de Educação. Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança. 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6682. Acesso em: . https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6682 Acesso Aberto |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Estágio Supervisionado Gestão Escolar Experiências formativas CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
spellingShingle |
Estágio Supervisionado Gestão Escolar Experiências formativas CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO OLIVEIRA, Brenda Karollyne da Silva de Estágio supervisionado em gestão e coordenação escolar: experiências formativas em uma escola estadual de Ensino Médio Integral em Bragança (PA) |
topic_facet |
Estágio Supervisionado Gestão Escolar Experiências formativas CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Este trabalho tem por objetivo analisar experiências formativas no Estágio Supervisionado em Gestão e Coordenação Escolar, com ênfase na área de gestão de escola de Ensino Médio Integral da rede estadual de ensino. O percurso teórico-metodológico está baseado na abordagem qualitativa de pesquisa, estruturado em três etapas: orientação/investigação do contexto escolar; observação participante/pesquisa documental/entrevista semiestruturada; e o planejamento da atividade de intervenção pedagógica. Os resultados revelam a necessidade da melhoria da organização do trabalho pedagógico; participação da comunidade/família na escola; a importância da gestão democrática participativa; evidencia-se a relevância do diálogo entre a gestão e a comunidade, que também influencia de forma significativa a formação se dada do aluno. O acompanhamento das práticas por meio da observação participativa, além da regência proporcionaram momentos e vivencias, cheias de reflexões pedagógicas, em comparado a teoria e prática. Possibilitou refletir sobre o trabalho da prática da gestão escolar, no processo de construção, formação e funcionamento da instituição. |
author_additional |
CORRÊA, Antonio Matheus do Rosário |
author_additionalStr |
CORRÊA, Antonio Matheus do Rosário |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
OLIVEIRA, Brenda Karollyne da Silva de |
title |
Estágio supervisionado em gestão e coordenação escolar: experiências formativas em uma escola estadual de Ensino Médio Integral em Bragança (PA) |
title_short |
Estágio supervisionado em gestão e coordenação escolar: experiências formativas em uma escola estadual de Ensino Médio Integral em Bragança (PA) |
title_full |
Estágio supervisionado em gestão e coordenação escolar: experiências formativas em uma escola estadual de Ensino Médio Integral em Bragança (PA) |
title_fullStr |
Estágio supervisionado em gestão e coordenação escolar: experiências formativas em uma escola estadual de Ensino Médio Integral em Bragança (PA) |
title_full_unstemmed |
Estágio supervisionado em gestão e coordenação escolar: experiências formativas em uma escola estadual de Ensino Médio Integral em Bragança (PA) |
title_sort |
estágio supervisionado em gestão e coordenação escolar: experiências formativas em uma escola estadual de ensino médio integral em bragança (pa) |
publishDate |
2024 |
url |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6682 |
_version_ |
1796836734031364096 |
score |
11.753735 |