Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Estágio supervisionado em gestão e coordenação escolar: experiências formativas em uma escola estadual de Ensino Médio Integral em Bragança (PA)

Este trabalho tem por objetivo analisar experiências formativas no Estágio Supervisionado em Gestão e Coordenação Escolar, com ênfase na área de gestão de escola de Ensino Médio Integral da rede estadual de ensino. O percurso teórico-metodológico está baseado na abordagem qualitativa de pesquisa, es...

ver descrição completa

Autor principal: OLIVEIRA, Brenda Karollyne da Silva de
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6682
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6682
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-66822024-02-02T03:05:53Z Estágio supervisionado em gestão e coordenação escolar: experiências formativas em uma escola estadual de Ensino Médio Integral em Bragança (PA) OLIVEIRA, Brenda Karollyne da Silva de CORRÊA, Antonio Matheus do Rosário http://lattes.cnpq.br/1887266348453061 Estágio Supervisionado Gestão Escolar Experiências formativas CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Este trabalho tem por objetivo analisar experiências formativas no Estágio Supervisionado em Gestão e Coordenação Escolar, com ênfase na área de gestão de escola de Ensino Médio Integral da rede estadual de ensino. O percurso teórico-metodológico está baseado na abordagem qualitativa de pesquisa, estruturado em três etapas: orientação/investigação do contexto escolar; observação participante/pesquisa documental/entrevista semiestruturada; e o planejamento da atividade de intervenção pedagógica. Os resultados revelam a necessidade da melhoria da organização do trabalho pedagógico; participação da comunidade/família na escola; a importância da gestão democrática participativa; evidencia-se a relevância do diálogo entre a gestão e a comunidade, que também influencia de forma significativa a formação se dada do aluno. O acompanhamento das práticas por meio da observação participativa, além da regência proporcionaram momentos e vivencias, cheias de reflexões pedagógicas, em comparado a teoria e prática. Possibilitou refletir sobre o trabalho da prática da gestão escolar, no processo de construção, formação e funcionamento da instituição. 2024-02-01T18:01:20Z 2024-02-01T18:01:20Z 2023-12-21 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação OLIVEIRA, Brenda Karollyne da Silva de. Estágio supervisionado em gestão e coordenação escolar: experiências formativas em uma escola estadual de Ensino Médio Integral em Bragança (PA). Orientador: Antonio Matheus do Rosário Corrêa. 2023. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Faculdade de Educação. Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança. 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6682. Acesso em: . https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6682 Acesso Aberto
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Estágio Supervisionado
Gestão Escolar
Experiências formativas
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Estágio Supervisionado
Gestão Escolar
Experiências formativas
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
OLIVEIRA, Brenda Karollyne da Silva de
Estágio supervisionado em gestão e coordenação escolar: experiências formativas em uma escola estadual de Ensino Médio Integral em Bragança (PA)
topic_facet Estágio Supervisionado
Gestão Escolar
Experiências formativas
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Este trabalho tem por objetivo analisar experiências formativas no Estágio Supervisionado em Gestão e Coordenação Escolar, com ênfase na área de gestão de escola de Ensino Médio Integral da rede estadual de ensino. O percurso teórico-metodológico está baseado na abordagem qualitativa de pesquisa, estruturado em três etapas: orientação/investigação do contexto escolar; observação participante/pesquisa documental/entrevista semiestruturada; e o planejamento da atividade de intervenção pedagógica. Os resultados revelam a necessidade da melhoria da organização do trabalho pedagógico; participação da comunidade/família na escola; a importância da gestão democrática participativa; evidencia-se a relevância do diálogo entre a gestão e a comunidade, que também influencia de forma significativa a formação se dada do aluno. O acompanhamento das práticas por meio da observação participativa, além da regência proporcionaram momentos e vivencias, cheias de reflexões pedagógicas, em comparado a teoria e prática. Possibilitou refletir sobre o trabalho da prática da gestão escolar, no processo de construção, formação e funcionamento da instituição.
author_additional CORRÊA, Antonio Matheus do Rosário
author_additionalStr CORRÊA, Antonio Matheus do Rosário
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author OLIVEIRA, Brenda Karollyne da Silva de
title Estágio supervisionado em gestão e coordenação escolar: experiências formativas em uma escola estadual de Ensino Médio Integral em Bragança (PA)
title_short Estágio supervisionado em gestão e coordenação escolar: experiências formativas em uma escola estadual de Ensino Médio Integral em Bragança (PA)
title_full Estágio supervisionado em gestão e coordenação escolar: experiências formativas em uma escola estadual de Ensino Médio Integral em Bragança (PA)
title_fullStr Estágio supervisionado em gestão e coordenação escolar: experiências formativas em uma escola estadual de Ensino Médio Integral em Bragança (PA)
title_full_unstemmed Estágio supervisionado em gestão e coordenação escolar: experiências formativas em uma escola estadual de Ensino Médio Integral em Bragança (PA)
title_sort estágio supervisionado em gestão e coordenação escolar: experiências formativas em uma escola estadual de ensino médio integral em bragança (pa)
publishDate 2024
url https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6682
_version_ 1796836734031364096
score 11.753735