Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Experiências formativas em estágio supervisionado de Gestão e Coordenação Escolar: relações teórico-práticas em escola estadual de Bragança (PA)

Este relato de experiência teve por objetivo compreender o trabalho desenvolvido pela Gestão e Coordenação na E.E.E.F.M. Leandro Lobão da Silveira a partir do Estágio Supervisionado, assimilando os processos realizados no local para uma experiência formativa. O Estágio foi realizado pela discente do...

ver descrição completa

Autor principal: ROSA, Liandra Nazare Tavares Alencar da
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6689
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6689
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-66892024-02-02T03:06:28Z Experiências formativas em estágio supervisionado de Gestão e Coordenação Escolar: relações teórico-práticas em escola estadual de Bragança (PA) ROSA, Liandra Nazare Tavares Alencar da CORRÊA, Antonio Matheus do Rosário http://lattes.cnpq.br/1887266348453061 Estágio supervisionado Gestão escolar Coordenação pedagógica Experiências formativas CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Este relato de experiência teve por objetivo compreender o trabalho desenvolvido pela Gestão e Coordenação na E.E.E.F.M. Leandro Lobão da Silveira a partir do Estágio Supervisionado, assimilando os processos realizados no local para uma experiência formativa. O Estágio foi realizado pela discente do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da Universidade Federal do Pará – Campus Bragança. Seguindo uma metodologia de abordagem qualitativa e observação participante, produzindo atividade de Intervenção com o título: autocuidado emocional e social. Na observação participou-se do dia-a-dia da escola e vivência de uma gestão e coordenação democrática. A coleta de dados foi realizada pela análise do Projeto Político pedagógico, acompanhamento de outras funções desempenhadas, diálogos e entrevistas. A Intervenção sobre o autocuidado fez-se com docentes, apoio escolar e secretaria abordando o assunto de maneira lúdica. O Estágio Supervisionado em Gestão e Coordenação contribuiu para reflexões, aprendizados e formação das discentes enquanto futuras profissionais da Pedagogia. 2024-02-01T19:52:07Z 2024-02-01T19:52:07Z 2023-12-21 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação ROSA, Liandra Nazare Tavares Alencar da. Experiências formativas em estágio supervisionado de Gestão e Coordenação Escolar: relações teórico-práticas em escola estadual de Bragança (PA). Orientadora: Ana Paula Vieira e Souza. 2023. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Faculdade de Educação. Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança. 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6689. Acesso em: . https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6689 Acesso Aberto
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Estágio supervisionado
Gestão escolar
Coordenação pedagógica
Experiências formativas
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Estágio supervisionado
Gestão escolar
Coordenação pedagógica
Experiências formativas
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
ROSA, Liandra Nazare Tavares Alencar da
Experiências formativas em estágio supervisionado de Gestão e Coordenação Escolar: relações teórico-práticas em escola estadual de Bragança (PA)
topic_facet Estágio supervisionado
Gestão escolar
Coordenação pedagógica
Experiências formativas
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Este relato de experiência teve por objetivo compreender o trabalho desenvolvido pela Gestão e Coordenação na E.E.E.F.M. Leandro Lobão da Silveira a partir do Estágio Supervisionado, assimilando os processos realizados no local para uma experiência formativa. O Estágio foi realizado pela discente do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da Universidade Federal do Pará – Campus Bragança. Seguindo uma metodologia de abordagem qualitativa e observação participante, produzindo atividade de Intervenção com o título: autocuidado emocional e social. Na observação participou-se do dia-a-dia da escola e vivência de uma gestão e coordenação democrática. A coleta de dados foi realizada pela análise do Projeto Político pedagógico, acompanhamento de outras funções desempenhadas, diálogos e entrevistas. A Intervenção sobre o autocuidado fez-se com docentes, apoio escolar e secretaria abordando o assunto de maneira lúdica. O Estágio Supervisionado em Gestão e Coordenação contribuiu para reflexões, aprendizados e formação das discentes enquanto futuras profissionais da Pedagogia.
author_additional CORRÊA, Antonio Matheus do Rosário
author_additionalStr CORRÊA, Antonio Matheus do Rosário
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author ROSA, Liandra Nazare Tavares Alencar da
title Experiências formativas em estágio supervisionado de Gestão e Coordenação Escolar: relações teórico-práticas em escola estadual de Bragança (PA)
title_short Experiências formativas em estágio supervisionado de Gestão e Coordenação Escolar: relações teórico-práticas em escola estadual de Bragança (PA)
title_full Experiências formativas em estágio supervisionado de Gestão e Coordenação Escolar: relações teórico-práticas em escola estadual de Bragança (PA)
title_fullStr Experiências formativas em estágio supervisionado de Gestão e Coordenação Escolar: relações teórico-práticas em escola estadual de Bragança (PA)
title_full_unstemmed Experiências formativas em estágio supervisionado de Gestão e Coordenação Escolar: relações teórico-práticas em escola estadual de Bragança (PA)
title_sort experiências formativas em estágio supervisionado de gestão e coordenação escolar: relações teórico-práticas em escola estadual de bragança (pa)
publishDate 2024
url https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6689
_version_ 1796836735007588352
score 11.753735