/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Experiências formativas em estágio supervisionado de Gestão e Coordenação Escolar: relações teórico-práticas em escola estadual de Bragança (PA)
Este relato de experiência teve por objetivo compreender o trabalho desenvolvido pela Gestão e Coordenação na E.E.E.F.M. Leandro Lobão da Silveira a partir do Estágio Supervisionado, assimilando os processos realizados no local para uma experiência formativa. O Estágio foi realizado pela discente do...
Autor principal: | ROSA, Liandra Nazare Tavares Alencar da |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2024
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6689 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6689 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-66892024-02-02T03:06:28Z Experiências formativas em estágio supervisionado de Gestão e Coordenação Escolar: relações teórico-práticas em escola estadual de Bragança (PA) ROSA, Liandra Nazare Tavares Alencar da CORRÊA, Antonio Matheus do Rosário http://lattes.cnpq.br/1887266348453061 Estágio supervisionado Gestão escolar Coordenação pedagógica Experiências formativas CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Este relato de experiência teve por objetivo compreender o trabalho desenvolvido pela Gestão e Coordenação na E.E.E.F.M. Leandro Lobão da Silveira a partir do Estágio Supervisionado, assimilando os processos realizados no local para uma experiência formativa. O Estágio foi realizado pela discente do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da Universidade Federal do Pará – Campus Bragança. Seguindo uma metodologia de abordagem qualitativa e observação participante, produzindo atividade de Intervenção com o título: autocuidado emocional e social. Na observação participou-se do dia-a-dia da escola e vivência de uma gestão e coordenação democrática. A coleta de dados foi realizada pela análise do Projeto Político pedagógico, acompanhamento de outras funções desempenhadas, diálogos e entrevistas. A Intervenção sobre o autocuidado fez-se com docentes, apoio escolar e secretaria abordando o assunto de maneira lúdica. O Estágio Supervisionado em Gestão e Coordenação contribuiu para reflexões, aprendizados e formação das discentes enquanto futuras profissionais da Pedagogia. 2024-02-01T19:52:07Z 2024-02-01T19:52:07Z 2023-12-21 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação ROSA, Liandra Nazare Tavares Alencar da. Experiências formativas em estágio supervisionado de Gestão e Coordenação Escolar: relações teórico-práticas em escola estadual de Bragança (PA). Orientadora: Ana Paula Vieira e Souza. 2023. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Faculdade de Educação. Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança. 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6689. Acesso em: . https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6689 Acesso Aberto |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Estágio supervisionado Gestão escolar Coordenação pedagógica Experiências formativas CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
spellingShingle |
Estágio supervisionado Gestão escolar Coordenação pedagógica Experiências formativas CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO ROSA, Liandra Nazare Tavares Alencar da Experiências formativas em estágio supervisionado de Gestão e Coordenação Escolar: relações teórico-práticas em escola estadual de Bragança (PA) |
topic_facet |
Estágio supervisionado Gestão escolar Coordenação pedagógica Experiências formativas CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Este relato de experiência teve por objetivo compreender o trabalho desenvolvido pela Gestão e Coordenação na E.E.E.F.M. Leandro Lobão da Silveira a partir do Estágio Supervisionado, assimilando os processos realizados no local para uma experiência formativa. O Estágio foi realizado pela discente do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da Universidade Federal do Pará – Campus Bragança. Seguindo uma metodologia de abordagem qualitativa e observação participante, produzindo atividade de Intervenção com o título: autocuidado emocional e social. Na observação participou-se do dia-a-dia da escola e vivência de uma gestão e coordenação democrática. A coleta de dados foi realizada pela análise do Projeto Político pedagógico, acompanhamento de outras funções desempenhadas, diálogos e entrevistas. A Intervenção sobre o autocuidado fez-se com docentes, apoio escolar e secretaria abordando o assunto de maneira lúdica. O Estágio Supervisionado em Gestão e Coordenação contribuiu para reflexões, aprendizados e formação das discentes enquanto futuras profissionais da Pedagogia. |
author_additional |
CORRÊA, Antonio Matheus do Rosário |
author_additionalStr |
CORRÊA, Antonio Matheus do Rosário |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
ROSA, Liandra Nazare Tavares Alencar da |
title |
Experiências formativas em estágio supervisionado de Gestão e Coordenação Escolar: relações teórico-práticas em escola estadual de Bragança (PA) |
title_short |
Experiências formativas em estágio supervisionado de Gestão e Coordenação Escolar: relações teórico-práticas em escola estadual de Bragança (PA) |
title_full |
Experiências formativas em estágio supervisionado de Gestão e Coordenação Escolar: relações teórico-práticas em escola estadual de Bragança (PA) |
title_fullStr |
Experiências formativas em estágio supervisionado de Gestão e Coordenação Escolar: relações teórico-práticas em escola estadual de Bragança (PA) |
title_full_unstemmed |
Experiências formativas em estágio supervisionado de Gestão e Coordenação Escolar: relações teórico-práticas em escola estadual de Bragança (PA) |
title_sort |
experiências formativas em estágio supervisionado de gestão e coordenação escolar: relações teórico-práticas em escola estadual de bragança (pa) |
publishDate |
2024 |
url |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6689 |
_version_ |
1796836735007588352 |
score |
11.753735 |