Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Estágio supervisionado em Gestão e Coordenação Escolar: formação teórico-prática na coordenação pedagógica em escola estadual de Bragança (PA)

Este relato de experiência visa refletir as experiências vivenciadas no estágio supervisionado em gestão e coordenação escolar, e as atuações e atribuições do coordenador pedagógico numa escola estadual de ensino médio integral, objetiva-se compartilhar o dia a dia e as atribuições vivenciadas na es...

ver descrição completa

Autor principal: RAMOS, Jhenny Samily de Mescouto
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6695
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6695
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-66952024-02-02T03:06:13Z Estágio supervisionado em Gestão e Coordenação Escolar: formação teórico-prática na coordenação pedagógica em escola estadual de Bragança (PA) RAMOS, Jhenny Samily de Mescouto CORRÊA, Antonio Matheus do Rosário http://lattes.cnpq.br/1887266348453061 Estágio supervisionado Coordenação pedagógica Ensino Médio Integral Escola-família CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Este relato de experiência visa refletir as experiências vivenciadas no estágio supervisionado em gestão e coordenação escolar, e as atuações e atribuições do coordenador pedagógico numa escola estadual de ensino médio integral, objetiva-se compartilhar o dia a dia e as atribuições vivenciadas na escola, destacando a importância de reconhecer o(a) Coordenador(a) Pedagógico(a) como um agente de mudança e facilitador(a), cujo papel vai além da supervisão tradicional. O percurso teórico - metodológico está baseado na abordagem qualitativa de pesquisa, permite uma compreensão mais profunda das experiências vividas pelos coordenadores escolares, estruturado em três etapas: escolha da escola e entrega de documento, participação em ações e atividades institucionais; realização da atividade pedagógica. Os resultados revelam as múltiplas atuações da coordenação pedagógica junto à escola e a ausência da família nas partilhas de responsabilidades e educações. Conclui-se que o estágio supervisionado proporcionou experiências formativas e significativas por meio de pesquisa, diálogos e reflexão, além das experiências nas atuações do coordenador(a) pedagógico(a) junto a escola e comunidade. 2024-02-01T20:43:39Z 2024-02-01T20:43:39Z 2023-12-21 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação RAMOS, Jhenny Samily de Mescouto. Estágio supervisionado em Gestão e Coordenação Escolar: formação teórico-prática na coordenação pedagógica em escola estadual de Bragança (PA). Orientador: Antonio Matheus do Rosário Corrêa. 2023. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Faculdade de Educação. Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança. 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6695. Acesso em: . https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6695 Acesso Aberto
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Estágio supervisionado
Coordenação pedagógica
Ensino Médio Integral
Escola-família
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Estágio supervisionado
Coordenação pedagógica
Ensino Médio Integral
Escola-família
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
RAMOS, Jhenny Samily de Mescouto
Estágio supervisionado em Gestão e Coordenação Escolar: formação teórico-prática na coordenação pedagógica em escola estadual de Bragança (PA)
topic_facet Estágio supervisionado
Coordenação pedagógica
Ensino Médio Integral
Escola-família
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Este relato de experiência visa refletir as experiências vivenciadas no estágio supervisionado em gestão e coordenação escolar, e as atuações e atribuições do coordenador pedagógico numa escola estadual de ensino médio integral, objetiva-se compartilhar o dia a dia e as atribuições vivenciadas na escola, destacando a importância de reconhecer o(a) Coordenador(a) Pedagógico(a) como um agente de mudança e facilitador(a), cujo papel vai além da supervisão tradicional. O percurso teórico - metodológico está baseado na abordagem qualitativa de pesquisa, permite uma compreensão mais profunda das experiências vividas pelos coordenadores escolares, estruturado em três etapas: escolha da escola e entrega de documento, participação em ações e atividades institucionais; realização da atividade pedagógica. Os resultados revelam as múltiplas atuações da coordenação pedagógica junto à escola e a ausência da família nas partilhas de responsabilidades e educações. Conclui-se que o estágio supervisionado proporcionou experiências formativas e significativas por meio de pesquisa, diálogos e reflexão, além das experiências nas atuações do coordenador(a) pedagógico(a) junto a escola e comunidade.
author_additional CORRÊA, Antonio Matheus do Rosário
author_additionalStr CORRÊA, Antonio Matheus do Rosário
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author RAMOS, Jhenny Samily de Mescouto
title Estágio supervisionado em Gestão e Coordenação Escolar: formação teórico-prática na coordenação pedagógica em escola estadual de Bragança (PA)
title_short Estágio supervisionado em Gestão e Coordenação Escolar: formação teórico-prática na coordenação pedagógica em escola estadual de Bragança (PA)
title_full Estágio supervisionado em Gestão e Coordenação Escolar: formação teórico-prática na coordenação pedagógica em escola estadual de Bragança (PA)
title_fullStr Estágio supervisionado em Gestão e Coordenação Escolar: formação teórico-prática na coordenação pedagógica em escola estadual de Bragança (PA)
title_full_unstemmed Estágio supervisionado em Gestão e Coordenação Escolar: formação teórico-prática na coordenação pedagógica em escola estadual de Bragança (PA)
title_sort estágio supervisionado em gestão e coordenação escolar: formação teórico-prática na coordenação pedagógica em escola estadual de bragança (pa)
publishDate 2024
url https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6695
_version_ 1796836735334744064
score 11.753735