/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Estágio supervisionado em Gestão e Coordenação Escolar: formação teórico-prática na coordenação pedagógica em escola estadual de Bragança (PA)
Este relato de experiência visa refletir as experiências vivenciadas no estágio supervisionado em gestão e coordenação escolar, e as atuações e atribuições do coordenador pedagógico numa escola estadual de ensino médio integral, objetiva-se compartilhar o dia a dia e as atribuições vivenciadas na es...
Autor principal: | RAMOS, Jhenny Samily de Mescouto |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2024
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6695 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6695 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-66952024-02-02T03:06:13Z Estágio supervisionado em Gestão e Coordenação Escolar: formação teórico-prática na coordenação pedagógica em escola estadual de Bragança (PA) RAMOS, Jhenny Samily de Mescouto CORRÊA, Antonio Matheus do Rosário http://lattes.cnpq.br/1887266348453061 Estágio supervisionado Coordenação pedagógica Ensino Médio Integral Escola-família CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Este relato de experiência visa refletir as experiências vivenciadas no estágio supervisionado em gestão e coordenação escolar, e as atuações e atribuições do coordenador pedagógico numa escola estadual de ensino médio integral, objetiva-se compartilhar o dia a dia e as atribuições vivenciadas na escola, destacando a importância de reconhecer o(a) Coordenador(a) Pedagógico(a) como um agente de mudança e facilitador(a), cujo papel vai além da supervisão tradicional. O percurso teórico - metodológico está baseado na abordagem qualitativa de pesquisa, permite uma compreensão mais profunda das experiências vividas pelos coordenadores escolares, estruturado em três etapas: escolha da escola e entrega de documento, participação em ações e atividades institucionais; realização da atividade pedagógica. Os resultados revelam as múltiplas atuações da coordenação pedagógica junto à escola e a ausência da família nas partilhas de responsabilidades e educações. Conclui-se que o estágio supervisionado proporcionou experiências formativas e significativas por meio de pesquisa, diálogos e reflexão, além das experiências nas atuações do coordenador(a) pedagógico(a) junto a escola e comunidade. 2024-02-01T20:43:39Z 2024-02-01T20:43:39Z 2023-12-21 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação RAMOS, Jhenny Samily de Mescouto. Estágio supervisionado em Gestão e Coordenação Escolar: formação teórico-prática na coordenação pedagógica em escola estadual de Bragança (PA). Orientador: Antonio Matheus do Rosário Corrêa. 2023. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Faculdade de Educação. Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança. 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6695. Acesso em: . https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6695 Acesso Aberto |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Estágio supervisionado Coordenação pedagógica Ensino Médio Integral Escola-família CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
spellingShingle |
Estágio supervisionado Coordenação pedagógica Ensino Médio Integral Escola-família CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO RAMOS, Jhenny Samily de Mescouto Estágio supervisionado em Gestão e Coordenação Escolar: formação teórico-prática na coordenação pedagógica em escola estadual de Bragança (PA) |
topic_facet |
Estágio supervisionado Coordenação pedagógica Ensino Médio Integral Escola-família CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Este relato de experiência visa refletir as experiências vivenciadas no estágio supervisionado em gestão e coordenação escolar, e as atuações e atribuições do coordenador pedagógico numa escola estadual de ensino médio integral, objetiva-se compartilhar o dia a dia e as atribuições vivenciadas na escola, destacando a importância de reconhecer o(a) Coordenador(a) Pedagógico(a) como um agente de mudança e facilitador(a), cujo papel vai além da supervisão tradicional. O percurso teórico - metodológico está baseado na abordagem qualitativa de pesquisa, permite uma compreensão mais profunda das experiências vividas pelos coordenadores escolares, estruturado em três etapas: escolha da escola e entrega de documento, participação em ações e atividades institucionais; realização da atividade pedagógica. Os resultados revelam as múltiplas atuações da coordenação pedagógica junto à escola e a ausência da família nas partilhas de responsabilidades e educações. Conclui-se que o estágio supervisionado proporcionou experiências formativas e significativas por meio de pesquisa, diálogos e reflexão, além das experiências nas atuações do coordenador(a) pedagógico(a) junto a escola e comunidade. |
author_additional |
CORRÊA, Antonio Matheus do Rosário |
author_additionalStr |
CORRÊA, Antonio Matheus do Rosário |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
RAMOS, Jhenny Samily de Mescouto |
title |
Estágio supervisionado em Gestão e Coordenação Escolar: formação teórico-prática na coordenação pedagógica em escola estadual de Bragança (PA) |
title_short |
Estágio supervisionado em Gestão e Coordenação Escolar: formação teórico-prática na coordenação pedagógica em escola estadual de Bragança (PA) |
title_full |
Estágio supervisionado em Gestão e Coordenação Escolar: formação teórico-prática na coordenação pedagógica em escola estadual de Bragança (PA) |
title_fullStr |
Estágio supervisionado em Gestão e Coordenação Escolar: formação teórico-prática na coordenação pedagógica em escola estadual de Bragança (PA) |
title_full_unstemmed |
Estágio supervisionado em Gestão e Coordenação Escolar: formação teórico-prática na coordenação pedagógica em escola estadual de Bragança (PA) |
title_sort |
estágio supervisionado em gestão e coordenação escolar: formação teórico-prática na coordenação pedagógica em escola estadual de bragança (pa) |
publishDate |
2024 |
url |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6695 |
_version_ |
1796836735334744064 |
score |
11.753735 |