/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Artigo
La autonomia del estudiante en la enseñanza y aprendizaje de lengua española
Neste artigo busca-se enfatizar a importância da autonomia do estudante no ensino e aprendizagem de língua espanhola, na rede básica de educação. Para a elaboração deste artigo foram selecionadas e analisadas as ideias de autores como Paiva (2006), Silva (2008), Monteiro (2012), Filho (2002), Moita...
Autor principal: | FERREIRA, Eraldo do Couto |
---|---|
Grau: | Artigo |
Publicado em: |
2024
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6778 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6778 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-67782024-02-17T03:06:48Z La autonomia del estudiante en la enseñanza y aprendizaje de lengua española FERREIRA, Eraldo do Couto PINHEIRO JÚNIOR, Benedito Ubiratan de Sousa http://lattes.cnpq.br/4768700645243361 Papel do professor Autonomia Ensino-aprendizagem Língua estrangeira Papel del profesor Enseñanza-aprendizaje Lengua extranjera CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Neste artigo busca-se enfatizar a importância da autonomia do estudante no ensino e aprendizagem de língua espanhola, na rede básica de educação. Para a elaboração deste artigo foram selecionadas e analisadas as ideias de autores como Paiva (2006), Silva (2008), Monteiro (2012), Filho (2002), Moita Lopes (2005), e outros mais que discorrem a respeito da importância do trabalho cooperativo na busca de uma aprendizagem mais eficiente, embasado na autonomia do aluno. Apoiado nesses autores buscou-se conceituar ensino, aprendizagem e autonomia, distinguir o papel de professor e do aluno nesse processo, para alcançarem o objetivo esperado, e sugerir algumas ferramentas importantes que contribuirão para o exercício da autonomia. En este artículo se busca enfatizar la importancia de la autonomía del estudiante en la enseñanza y aprendizaje de lengua española, en la red básica de educación. Para la elaboración de ese artículo fueron seleccionadas y analizadas las ideas de autores como Paiva (2006), Silva (2008), Monteiro (2012), Filho (2002), Moita Lopes (2005) y otros más que discurren a respeto de la importancia del trabajo cooperativo en la búsqueda de un aprendizaje más eficiente, basado en la autonomía del alumno. Apoyado en eses autores, se buscó conceptuar enseñanza, aprendizaje y autonomía, distinguir el papel de profesor y del alumno en ese proceso para alcanzar el objetivo esperado y sugerir algunas herramientas importantes que contribuirán para el ejercicio de la autonomía. 2024-02-16T14:38:16Z 2024-02-16T14:38:16Z 2017 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo FERREIRA, Eraldo do Couto. La autonomia del estudiante en la enseñanza y aprendizaje de lengua española. Orientador: Benedito Ubiratan de Sousa Pinheiro Júnior. 2017. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Língua Espanhola) – Faculdade de Ciências da Linguagem, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2017. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6778. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6778 Acesso Aberto 1 CD-ROM |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Papel do professor Autonomia Ensino-aprendizagem Língua estrangeira Papel del profesor Enseñanza-aprendizaje Lengua extranjera CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
spellingShingle |
Papel do professor Autonomia Ensino-aprendizagem Língua estrangeira Papel del profesor Enseñanza-aprendizaje Lengua extranjera CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM FERREIRA, Eraldo do Couto La autonomia del estudiante en la enseñanza y aprendizaje de lengua española |
topic_facet |
Papel do professor Autonomia Ensino-aprendizagem Língua estrangeira Papel del profesor Enseñanza-aprendizaje Lengua extranjera CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
description |
Neste artigo busca-se enfatizar a importância da autonomia do estudante no ensino e aprendizagem de língua espanhola, na rede básica de educação. Para a elaboração deste artigo foram selecionadas e analisadas as ideias de autores como Paiva (2006), Silva (2008), Monteiro (2012), Filho (2002), Moita Lopes (2005), e outros mais que discorrem a respeito da importância do trabalho cooperativo na busca de uma aprendizagem mais eficiente, embasado na autonomia do aluno. Apoiado nesses autores buscou-se conceituar ensino, aprendizagem e autonomia, distinguir o papel de professor e do aluno nesse processo, para alcançarem o objetivo esperado, e sugerir algumas ferramentas importantes que contribuirão para o exercício da autonomia. |
author_additional |
PINHEIRO JÚNIOR, Benedito Ubiratan de Sousa |
author_additionalStr |
PINHEIRO JÚNIOR, Benedito Ubiratan de Sousa |
format |
Artigo |
author |
FERREIRA, Eraldo do Couto |
title |
La autonomia del estudiante en la enseñanza y aprendizaje de lengua española |
title_short |
La autonomia del estudiante en la enseñanza y aprendizaje de lengua española |
title_full |
La autonomia del estudiante en la enseñanza y aprendizaje de lengua española |
title_fullStr |
La autonomia del estudiante en la enseñanza y aprendizaje de lengua española |
title_full_unstemmed |
La autonomia del estudiante en la enseñanza y aprendizaje de lengua española |
title_sort |
la autonomia del estudiante en la enseñanza y aprendizaje de lengua española |
publishDate |
2024 |
url |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6778 |
_version_ |
1796836744167948288 |
score |
11.755432 |