Artigo

La autonomia del estudiante en la enseñanza y aprendizaje de lengua española

Neste artigo busca-se enfatizar a importância da autonomia do estudante no ensino e aprendizagem de língua espanhola, na rede básica de educação. Para a elaboração deste artigo foram selecionadas e analisadas as ideias de autores como Paiva (2006), Silva (2008), Monteiro (2012), Filho (2002), Moita...

ver descrição completa

Autor principal: FERREIRA, Eraldo do Couto
Grau: Artigo
Publicado em: 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6778
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6778
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-67782024-02-17T03:06:48Z La autonomia del estudiante en la enseñanza y aprendizaje de lengua española FERREIRA, Eraldo do Couto PINHEIRO JÚNIOR, Benedito Ubiratan de Sousa http://lattes.cnpq.br/4768700645243361 Papel do professor Autonomia Ensino-aprendizagem Língua estrangeira Papel del profesor Enseñanza-aprendizaje Lengua extranjera CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Neste artigo busca-se enfatizar a importância da autonomia do estudante no ensino e aprendizagem de língua espanhola, na rede básica de educação. Para a elaboração deste artigo foram selecionadas e analisadas as ideias de autores como Paiva (2006), Silva (2008), Monteiro (2012), Filho (2002), Moita Lopes (2005), e outros mais que discorrem a respeito da importância do trabalho cooperativo na busca de uma aprendizagem mais eficiente, embasado na autonomia do aluno. Apoiado nesses autores buscou-se conceituar ensino, aprendizagem e autonomia, distinguir o papel de professor e do aluno nesse processo, para alcançarem o objetivo esperado, e sugerir algumas ferramentas importantes que contribuirão para o exercício da autonomia. En este artículo se busca enfatizar la importancia de la autonomía del estudiante en la enseñanza y aprendizaje de lengua española, en la red básica de educación. Para la elaboración de ese artículo fueron seleccionadas y analizadas las ideas de autores como Paiva (2006), Silva (2008), Monteiro (2012), Filho (2002), Moita Lopes (2005) y otros más que discurren a respeto de la importancia del trabajo cooperativo en la búsqueda de un aprendizaje más eficiente, basado en la autonomía del alumno. Apoyado en eses autores, se buscó conceptuar enseñanza, aprendizaje y autonomía, distinguir el papel de profesor y del alumno en ese proceso para alcanzar el objetivo esperado y sugerir algunas herramientas importantes que contribuirán para el ejercicio de la autonomía. 2024-02-16T14:38:16Z 2024-02-16T14:38:16Z 2017 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo FERREIRA, Eraldo do Couto. La autonomia del estudiante en la enseñanza y aprendizaje de lengua española. Orientador: Benedito Ubiratan de Sousa Pinheiro Júnior. 2017. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Língua Espanhola) – Faculdade de Ciências da Linguagem, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2017. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6778. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6778 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Papel do professor
Autonomia
Ensino-aprendizagem
Língua estrangeira
Papel del profesor
Enseñanza-aprendizaje
Lengua extranjera
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
spellingShingle Papel do professor
Autonomia
Ensino-aprendizagem
Língua estrangeira
Papel del profesor
Enseñanza-aprendizaje
Lengua extranjera
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
FERREIRA, Eraldo do Couto
La autonomia del estudiante en la enseñanza y aprendizaje de lengua española
topic_facet Papel do professor
Autonomia
Ensino-aprendizagem
Língua estrangeira
Papel del profesor
Enseñanza-aprendizaje
Lengua extranjera
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description Neste artigo busca-se enfatizar a importância da autonomia do estudante no ensino e aprendizagem de língua espanhola, na rede básica de educação. Para a elaboração deste artigo foram selecionadas e analisadas as ideias de autores como Paiva (2006), Silva (2008), Monteiro (2012), Filho (2002), Moita Lopes (2005), e outros mais que discorrem a respeito da importância do trabalho cooperativo na busca de uma aprendizagem mais eficiente, embasado na autonomia do aluno. Apoiado nesses autores buscou-se conceituar ensino, aprendizagem e autonomia, distinguir o papel de professor e do aluno nesse processo, para alcançarem o objetivo esperado, e sugerir algumas ferramentas importantes que contribuirão para o exercício da autonomia.
author_additional PINHEIRO JÚNIOR, Benedito Ubiratan de Sousa
author_additionalStr PINHEIRO JÚNIOR, Benedito Ubiratan de Sousa
format Artigo
author FERREIRA, Eraldo do Couto
title La autonomia del estudiante en la enseñanza y aprendizaje de lengua española
title_short La autonomia del estudiante en la enseñanza y aprendizaje de lengua española
title_full La autonomia del estudiante en la enseñanza y aprendizaje de lengua española
title_fullStr La autonomia del estudiante en la enseñanza y aprendizaje de lengua española
title_full_unstemmed La autonomia del estudiante en la enseñanza y aprendizaje de lengua española
title_sort la autonomia del estudiante en la enseñanza y aprendizaje de lengua española
publishDate 2024
url https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6778
_version_ 1796836744167948288
score 11.755432