/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
LIBRAS como disciplina no ensino fundamental: uma experiência na escola Antônio de Oliveira Gordo, Moju-PA
Este trabalho tem como objetivo geral analisar como os professores da escola Antônio de Oliveira Gordo entendem e enfrentam o processo de inclusão de alunos surdos na sala de aula. O local da pesquisa pertence à zona urbana do município de Moju/Pará. Como suporte teórico foram usados os trabalhos de...
Autor principal: | SOUZA, Vanda Suely Ferreira de |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2024
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6810 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6810 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-68102024-02-21T03:07:14Z LIBRAS como disciplina no ensino fundamental: uma experiência na escola Antônio de Oliveira Gordo, Moju-PA SOUZA, Vanda Suely Ferreira de COSTA, Vanessa do Socorro Silva da http://lattes.cnpq.br/2743227224359109 https://orcid.org/0000-0002-4911-8144 LIBRAS Aluno surdo Educação inclusiva Deaf student Inclusive education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL Este trabalho tem como objetivo geral analisar como os professores da escola Antônio de Oliveira Gordo entendem e enfrentam o processo de inclusão de alunos surdos na sala de aula. O local da pesquisa pertence à zona urbana do município de Moju/Pará. Como suporte teórico foram usados os trabalhos de Reis (2013), Silva (2009) entre outros que serviram de referências para as discussões sobre educação dos surdos. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo que se caracteriza pela presença de uma forte subjetividade contida nas falas dos atores sociais envolvidos no ambiente escolar. A coleta de dados foi feita através de pesquisa de campo utilizando como instrumento um roteiro para as entrevistas com docentes e outro sobre a escola pesquisada. Os resultados apresentados são interpretados e discutidos através da técnica de análise do conteúdo extraído das transcrições das entrevistas. Os resultados obtidos indicam que por unanimidade os docentes reconheceram que a escola ofertou uma formação continuada na área. 2024-02-20T11:33:44Z 2024-02-20T11:33:44Z 2016 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SOUZA, Vanda Suely Ferreira de. LIBRAS como disciplina no ensino fundamental: uma experiência na escola Antônio de Oliveira Gordo, Moju-PA. Orientadora: Vanessa do Socorro Silva da Costa. 2016. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2016. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6810. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6810 Acesso Aberto 1 CD-ROM |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
LIBRAS Aluno surdo Educação inclusiva Deaf student Inclusive education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL |
spellingShingle |
LIBRAS Aluno surdo Educação inclusiva Deaf student Inclusive education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL SOUZA, Vanda Suely Ferreira de LIBRAS como disciplina no ensino fundamental: uma experiência na escola Antônio de Oliveira Gordo, Moju-PA |
topic_facet |
LIBRAS Aluno surdo Educação inclusiva Deaf student Inclusive education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL |
description |
Este trabalho tem como objetivo geral analisar como os professores da escola Antônio de Oliveira Gordo entendem e enfrentam o processo de inclusão de alunos surdos na sala de aula. O local da pesquisa pertence à zona urbana do município de Moju/Pará. Como suporte teórico foram usados os trabalhos de Reis (2013), Silva (2009) entre outros que serviram de referências para as discussões sobre educação dos surdos. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo que se caracteriza pela presença de uma forte subjetividade contida nas falas dos atores sociais envolvidos no ambiente escolar. A coleta de dados foi feita através de pesquisa de campo utilizando como instrumento um roteiro para as entrevistas com docentes e outro sobre a escola pesquisada. Os resultados apresentados são interpretados e discutidos através da técnica de análise do conteúdo extraído das transcrições das entrevistas. Os resultados obtidos indicam que por unanimidade os docentes reconheceram que a escola ofertou uma formação continuada na área. |
author_additional |
COSTA, Vanessa do Socorro Silva da |
author_additionalStr |
COSTA, Vanessa do Socorro Silva da |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
SOUZA, Vanda Suely Ferreira de |
title |
LIBRAS como disciplina no ensino fundamental: uma experiência na escola Antônio de Oliveira Gordo, Moju-PA |
title_short |
LIBRAS como disciplina no ensino fundamental: uma experiência na escola Antônio de Oliveira Gordo, Moju-PA |
title_full |
LIBRAS como disciplina no ensino fundamental: uma experiência na escola Antônio de Oliveira Gordo, Moju-PA |
title_fullStr |
LIBRAS como disciplina no ensino fundamental: uma experiência na escola Antônio de Oliveira Gordo, Moju-PA |
title_full_unstemmed |
LIBRAS como disciplina no ensino fundamental: uma experiência na escola Antônio de Oliveira Gordo, Moju-PA |
title_sort |
libras como disciplina no ensino fundamental: uma experiência na escola antônio de oliveira gordo, moju-pa |
publishDate |
2024 |
url |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6810 |
_version_ |
1796836692874756096 |
score |
11.753735 |