Artigo

Uma reflexão sobre as práticas avaliativas de produções textuais nas aulas de língua portuguesa: desafios e perspectivas

O presente artigo evidencia uma reflexão sobre as práticas avaliativas da produção textual escrita nas aulas de Língua Portuguesa, abordando os desafios enfrentados pelos educadores e suas perspectivas. Foi realizado um estudo com o objetivo de compreender as percepções de professores sobre os métod...

ver descrição completa

Autor principal: TRINDADE, Brenna Camile Sousa
Outros Autores: NASCIMENTO, Maria Daniela da Silva
Grau: Artigo
Publicado em: 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6840
Resumo:
O presente artigo evidencia uma reflexão sobre as práticas avaliativas da produção textual escrita nas aulas de Língua Portuguesa, abordando os desafios enfrentados pelos educadores e suas perspectivas. Foi realizado um estudo com o objetivo de compreender as percepções de professores sobre os métodos avaliativos utilizados e sua eficácia na avaliação de textos escritos, bem como seus impactos no processo de ensino e aprendizagem. A metodologia utilizada adotou uma abordagem qualitativa, norteada por revisão bibliográfica da literatura baseada em pesquisas sobre avaliação no ensino básico e na área de Língua Portuguesa (LIBÂNEO, 1994; LUCKESI, 2008; HAYDT, 1998; MARCHUSCHI, 2004; 2007; SANTANA, 2005; ANTUNES, 2006; SUASSUNA, 2007) e na aplicação de questionário a professores que atuam no ensino fundamental. A pesquisa revelou informações pertinentes para a compreensão dos fatores que norteiam a avaliação de textos escritos no contexto educacional pesquisado.