Artigo

Barreiras na aprendizagem dos discentes na disciplina de Matemática Básica I: uma investigação no Campus Universitário de Bragança

O artigo tem por finalidade analisar as principais barreiras enfrentadas no processo de aprendizagem na disciplina de Matemática Básica I e propor estratégias que possam melhorar o processo de ensino e aprendizagem em Matemática. Relatamos que o presente trabalho tem o intuito de expor resultados ob...

ver descrição completa

Autor principal: CARDOSO, Antônia Lúcia dos Santos
Outros Autores: SILVA, Mateus do Carmo
Grau: Artigo
Publicado em: 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6846
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6846
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-68462024-02-21T03:07:10Z Barreiras na aprendizagem dos discentes na disciplina de Matemática Básica I: uma investigação no Campus Universitário de Bragança CARDOSO, Antônia Lúcia dos Santos SILVA, Mateus do Carmo ROZAL, Edilene Farias http://lattes.cnpq.br/8204601223905648 BRAUN, Layane Caroline Silva Lima http://lattes.cnpq.br/1476381025366033 Aprendizagem Matemática Discentes Dificuldades Ensino Superior CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA O artigo tem por finalidade analisar as principais barreiras enfrentadas no processo de aprendizagem na disciplina de Matemática Básica I e propor estratégias que possam melhorar o processo de ensino e aprendizagem em Matemática. Relatamos que o presente trabalho tem o intuito de expor resultados obtidos a partir de uma pesquisa de natureza qualitativa e quantitativa realizada nas turmas de Matemática do campus de Bragança-PAda Universidade Federal do Pará. No decorrer dos anos de 2020, 2021 e 2022, observou-se que os discentes do curso de Matemática, haviam desencadeado um desempenho negativo na primeira disciplina do curso. Com base nessa observação, realizou-se estudos em bibliografias pertinentes, artigos relacionados a esta temática e, posteriormente, uma pesquisa foi aplicada através de questionários disponibilizados para as turmas via WhatsApp, sendo os alunos ingressantes nos anos de 2020 a 2022 no curso de Licenciatura em Matemática, o questionário ficou disponível para as turmas durante três dias. Ao obter os resultados da pesquisa, ficou evidente que a que a transição do ensino básico para o superior, muito conteúdo para pouco tempo e o nível de complexidade que o docente conduz a aula, são os principais influenciadores do mal desempenho dos acadêmicos. O trabalho apresenta sugestões de intervenções pedagógicas que possam auxiliar os alunos a superarem suas dificuldades na disciplina de Matemática Básica I. 2024-02-20T20:46:29Z 2024-02-20T20:46:29Z 2023-12-15 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo CARDOSO, Antônia Lúcia dos Santos; SILVA, Mateus do Carmo. Barreiras na aprendizagem dos discentes na disciplina de Matemática Básica I. Orientadora: Edilene Farias Rozal, Coorientadora: Layane Caroline Silva Lima Braun. 2023. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo (Graduação em Matemática) – Faculdade de Matemática. Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança-PA, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6846. Acesso em: . https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6846 Acesso Aberto
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Aprendizagem Matemática
Discentes
Dificuldades
Ensino Superior
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
spellingShingle Aprendizagem Matemática
Discentes
Dificuldades
Ensino Superior
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
CARDOSO, Antônia Lúcia dos Santos
Barreiras na aprendizagem dos discentes na disciplina de Matemática Básica I: uma investigação no Campus Universitário de Bragança
topic_facet Aprendizagem Matemática
Discentes
Dificuldades
Ensino Superior
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description O artigo tem por finalidade analisar as principais barreiras enfrentadas no processo de aprendizagem na disciplina de Matemática Básica I e propor estratégias que possam melhorar o processo de ensino e aprendizagem em Matemática. Relatamos que o presente trabalho tem o intuito de expor resultados obtidos a partir de uma pesquisa de natureza qualitativa e quantitativa realizada nas turmas de Matemática do campus de Bragança-PAda Universidade Federal do Pará. No decorrer dos anos de 2020, 2021 e 2022, observou-se que os discentes do curso de Matemática, haviam desencadeado um desempenho negativo na primeira disciplina do curso. Com base nessa observação, realizou-se estudos em bibliografias pertinentes, artigos relacionados a esta temática e, posteriormente, uma pesquisa foi aplicada através de questionários disponibilizados para as turmas via WhatsApp, sendo os alunos ingressantes nos anos de 2020 a 2022 no curso de Licenciatura em Matemática, o questionário ficou disponível para as turmas durante três dias. Ao obter os resultados da pesquisa, ficou evidente que a que a transição do ensino básico para o superior, muito conteúdo para pouco tempo e o nível de complexidade que o docente conduz a aula, são os principais influenciadores do mal desempenho dos acadêmicos. O trabalho apresenta sugestões de intervenções pedagógicas que possam auxiliar os alunos a superarem suas dificuldades na disciplina de Matemática Básica I.
author_additional ROZAL, Edilene Farias
author_additionalStr ROZAL, Edilene Farias
format Artigo
author CARDOSO, Antônia Lúcia dos Santos
author2 SILVA, Mateus do Carmo
author2Str SILVA, Mateus do Carmo
title Barreiras na aprendizagem dos discentes na disciplina de Matemática Básica I: uma investigação no Campus Universitário de Bragança
title_short Barreiras na aprendizagem dos discentes na disciplina de Matemática Básica I: uma investigação no Campus Universitário de Bragança
title_full Barreiras na aprendizagem dos discentes na disciplina de Matemática Básica I: uma investigação no Campus Universitário de Bragança
title_fullStr Barreiras na aprendizagem dos discentes na disciplina de Matemática Básica I: uma investigação no Campus Universitário de Bragança
title_full_unstemmed Barreiras na aprendizagem dos discentes na disciplina de Matemática Básica I: uma investigação no Campus Universitário de Bragança
title_sort barreiras na aprendizagem dos discentes na disciplina de matemática básica i: uma investigação no campus universitário de bragança
publishDate 2024
url https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6846
_version_ 1796836752600596480
score 11.753735