/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Artigo
Barreiras na aprendizagem dos discentes na disciplina de Matemática Básica I: uma investigação no Campus Universitário de Bragança
O artigo tem por finalidade analisar as principais barreiras enfrentadas no processo de aprendizagem na disciplina de Matemática Básica I e propor estratégias que possam melhorar o processo de ensino e aprendizagem em Matemática. Relatamos que o presente trabalho tem o intuito de expor resultados ob...
Autor principal: | CARDOSO, Antônia Lúcia dos Santos |
---|---|
Outros Autores: | SILVA, Mateus do Carmo |
Grau: | Artigo |
Publicado em: |
2024
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6846 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6846 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-68462024-02-21T03:07:10Z Barreiras na aprendizagem dos discentes na disciplina de Matemática Básica I: uma investigação no Campus Universitário de Bragança CARDOSO, Antônia Lúcia dos Santos SILVA, Mateus do Carmo ROZAL, Edilene Farias http://lattes.cnpq.br/8204601223905648 BRAUN, Layane Caroline Silva Lima http://lattes.cnpq.br/1476381025366033 Aprendizagem Matemática Discentes Dificuldades Ensino Superior CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA O artigo tem por finalidade analisar as principais barreiras enfrentadas no processo de aprendizagem na disciplina de Matemática Básica I e propor estratégias que possam melhorar o processo de ensino e aprendizagem em Matemática. Relatamos que o presente trabalho tem o intuito de expor resultados obtidos a partir de uma pesquisa de natureza qualitativa e quantitativa realizada nas turmas de Matemática do campus de Bragança-PAda Universidade Federal do Pará. No decorrer dos anos de 2020, 2021 e 2022, observou-se que os discentes do curso de Matemática, haviam desencadeado um desempenho negativo na primeira disciplina do curso. Com base nessa observação, realizou-se estudos em bibliografias pertinentes, artigos relacionados a esta temática e, posteriormente, uma pesquisa foi aplicada através de questionários disponibilizados para as turmas via WhatsApp, sendo os alunos ingressantes nos anos de 2020 a 2022 no curso de Licenciatura em Matemática, o questionário ficou disponível para as turmas durante três dias. Ao obter os resultados da pesquisa, ficou evidente que a que a transição do ensino básico para o superior, muito conteúdo para pouco tempo e o nível de complexidade que o docente conduz a aula, são os principais influenciadores do mal desempenho dos acadêmicos. O trabalho apresenta sugestões de intervenções pedagógicas que possam auxiliar os alunos a superarem suas dificuldades na disciplina de Matemática Básica I. 2024-02-20T20:46:29Z 2024-02-20T20:46:29Z 2023-12-15 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo CARDOSO, Antônia Lúcia dos Santos; SILVA, Mateus do Carmo. Barreiras na aprendizagem dos discentes na disciplina de Matemática Básica I. Orientadora: Edilene Farias Rozal, Coorientadora: Layane Caroline Silva Lima Braun. 2023. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo (Graduação em Matemática) – Faculdade de Matemática. Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança-PA, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6846. Acesso em: . https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6846 Acesso Aberto |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Aprendizagem Matemática Discentes Dificuldades Ensino Superior CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
spellingShingle |
Aprendizagem Matemática Discentes Dificuldades Ensino Superior CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA CARDOSO, Antônia Lúcia dos Santos Barreiras na aprendizagem dos discentes na disciplina de Matemática Básica I: uma investigação no Campus Universitário de Bragança |
topic_facet |
Aprendizagem Matemática Discentes Dificuldades Ensino Superior CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
description |
O artigo tem por finalidade analisar as principais barreiras enfrentadas no processo de aprendizagem na disciplina de Matemática Básica I e propor estratégias que possam melhorar o processo de ensino e aprendizagem em Matemática. Relatamos que o presente trabalho tem o intuito de expor resultados obtidos a partir de uma pesquisa de natureza qualitativa e quantitativa realizada nas turmas de Matemática do campus de Bragança-PAda Universidade Federal do Pará. No decorrer dos anos de 2020, 2021 e 2022, observou-se que os discentes do curso de Matemática, haviam desencadeado um desempenho negativo na primeira disciplina do curso. Com base nessa observação, realizou-se estudos em bibliografias pertinentes, artigos relacionados a esta temática e, posteriormente, uma pesquisa foi aplicada através de questionários disponibilizados para as turmas via WhatsApp, sendo os alunos ingressantes nos anos de 2020 a 2022 no curso de Licenciatura em Matemática, o questionário ficou disponível para as turmas durante três dias. Ao obter os resultados da pesquisa, ficou evidente que a que a transição do ensino básico para o superior, muito conteúdo para pouco tempo e o nível de complexidade que o docente conduz a aula, são os principais influenciadores do mal desempenho dos acadêmicos. O trabalho apresenta sugestões de intervenções pedagógicas que possam auxiliar os alunos a superarem suas dificuldades na disciplina de Matemática Básica I. |
author_additional |
ROZAL, Edilene Farias |
author_additionalStr |
ROZAL, Edilene Farias |
format |
Artigo |
author |
CARDOSO, Antônia Lúcia dos Santos |
author2 |
SILVA, Mateus do Carmo |
author2Str |
SILVA, Mateus do Carmo |
title |
Barreiras na aprendizagem dos discentes na disciplina de Matemática Básica I: uma investigação no Campus Universitário de Bragança |
title_short |
Barreiras na aprendizagem dos discentes na disciplina de Matemática Básica I: uma investigação no Campus Universitário de Bragança |
title_full |
Barreiras na aprendizagem dos discentes na disciplina de Matemática Básica I: uma investigação no Campus Universitário de Bragança |
title_fullStr |
Barreiras na aprendizagem dos discentes na disciplina de Matemática Básica I: uma investigação no Campus Universitário de Bragança |
title_full_unstemmed |
Barreiras na aprendizagem dos discentes na disciplina de Matemática Básica I: uma investigação no Campus Universitário de Bragança |
title_sort |
barreiras na aprendizagem dos discentes na disciplina de matemática básica i: uma investigação no campus universitário de bragança |
publishDate |
2024 |
url |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6846 |
_version_ |
1796836752600596480 |
score |
11.753735 |