/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Artigo
Dificuldades na aprendizagem de Matemática no Ensino Básico: o que diz a literatura?
A Matemática existe na vida do homem em quase todos os momentos, e desde muito cedo aparece no nosso dia a dia. Desta forma, o presente artigo consiste em uma pesquisa bibliográfica partindo de uma busca na literatura relevante, este trabalho tem como objetivo identificar as principais dificuldades...
Autor principal: | BRITO, Ulisses Carvalho |
---|---|
Grau: | Artigo |
Publicado em: |
2024
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6847 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6847 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-68472024-02-21T03:07:01Z Dificuldades na aprendizagem de Matemática no Ensino Básico: o que diz a literatura? BRITO, Ulisses Carvalho ROZAL, Edilene Farias http://lattes.cnpq.br/8204601223905648 BRAUN, Layane Caroline Silva Lima http://lattes.cnpq.br/1476381025366033 Aprendizagem Matemática Dificuldades de Aprendizagem Ensino Básico CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA A Matemática existe na vida do homem em quase todos os momentos, e desde muito cedo aparece no nosso dia a dia. Desta forma, o presente artigo consiste em uma pesquisa bibliográfica partindo de uma busca na literatura relevante, este trabalho tem como objetivo identificar as principais dificuldades enfrentadas no processo de ensino e aprendizagem de Matemática no ensino básico ao longo da trajetória em que o índice de desenvolvimento da educação básica vem sendo calculados, bem como classificar e ordenar os trabalhos que abordam o tema. Com esse proposito buscamos na base do Google Acadêmico considerando o período de 2007 a 2023, a partir dos descritores “Dificuldade da Matemática”, “Dificuldades na Aprendizagem da Matemática”, “Dificuldades de Aprendizagem na Matemática”. Os dados encontrados revelam que as principais causas das dificuldades de aprendizagem da Matemática, envolvem professores desmotivados e desatualizados, fatores econômicos, metodologias, alunos desinteressados, pais desatentos em acompanhar o desenvolvimento dos filhos, sem contar as dificuldades ocasionadas por transtornos de aprendizagem e muitos outros. Para terminar concluímos que a Matemática pode ser bem aceita, quando é ensinada de maneira contextualizada, voltada para o cotidiano do estudante, usando a ludicidade como fator diferencial, e que sim, é possível mudar essa realidade de que a Matemática é difícil, desde que possamos olhar de maneira diferente, mais agradável e receptiva diante das dificuldades de aprendizagem. 2024-02-20T20:55:22Z 2024-02-20T20:55:22Z 2023-12-21 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo BRITO, Ulisses Carvalho. Dificuldades na aprendizagem de Matemática no Ensino Básico: o que diz a literatura? Orientadora: Edilene Farias Rozal, Coorientadora: Layane Caroline Silva Lima Braun. 2023. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo (Graduação em Matemática) – Faculdade de Matemática. Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança-PA, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6847. Acesso em: . https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6847 Acesso Aberto |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Aprendizagem Matemática Dificuldades de Aprendizagem Ensino Básico CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
spellingShingle |
Aprendizagem Matemática Dificuldades de Aprendizagem Ensino Básico CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA BRITO, Ulisses Carvalho Dificuldades na aprendizagem de Matemática no Ensino Básico: o que diz a literatura? |
topic_facet |
Aprendizagem Matemática Dificuldades de Aprendizagem Ensino Básico CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
description |
A Matemática existe na vida do homem em quase todos os momentos, e desde muito cedo aparece no nosso dia a dia. Desta forma, o presente artigo consiste em uma pesquisa bibliográfica partindo de uma busca na literatura relevante, este trabalho tem como objetivo identificar as principais dificuldades enfrentadas no processo de ensino e aprendizagem de Matemática no ensino básico ao longo da trajetória em que o índice de desenvolvimento da educação básica vem sendo calculados, bem como classificar e ordenar os trabalhos que abordam o tema. Com esse proposito buscamos na base do Google Acadêmico considerando o período de 2007 a 2023, a partir dos descritores “Dificuldade da Matemática”, “Dificuldades na Aprendizagem da Matemática”, “Dificuldades de Aprendizagem na Matemática”. Os dados encontrados revelam que as principais causas das dificuldades de aprendizagem da Matemática, envolvem professores desmotivados e desatualizados, fatores econômicos, metodologias, alunos desinteressados, pais desatentos em acompanhar o desenvolvimento dos filhos, sem contar as dificuldades ocasionadas por transtornos de aprendizagem e muitos outros. Para terminar concluímos que a Matemática pode ser bem aceita, quando é ensinada de maneira contextualizada, voltada para o cotidiano do estudante, usando a ludicidade como fator diferencial, e que sim, é possível mudar essa realidade de que a Matemática é difícil, desde que possamos olhar de maneira diferente, mais agradável e receptiva diante das dificuldades de aprendizagem. |
author_additional |
ROZAL, Edilene Farias |
author_additionalStr |
ROZAL, Edilene Farias |
format |
Artigo |
author |
BRITO, Ulisses Carvalho |
title |
Dificuldades na aprendizagem de Matemática no Ensino Básico: o que diz a literatura? |
title_short |
Dificuldades na aprendizagem de Matemática no Ensino Básico: o que diz a literatura? |
title_full |
Dificuldades na aprendizagem de Matemática no Ensino Básico: o que diz a literatura? |
title_fullStr |
Dificuldades na aprendizagem de Matemática no Ensino Básico: o que diz a literatura? |
title_full_unstemmed |
Dificuldades na aprendizagem de Matemática no Ensino Básico: o que diz a literatura? |
title_sort |
dificuldades na aprendizagem de matemática no ensino básico: o que diz a literatura? |
publishDate |
2024 |
url |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6847 |
_version_ |
1796836752752640000 |
score |
11.753735 |