Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Educação infantil do e no campo: a natureza no ensinar-e-aprender de crianças marajoaras

Este estudo versa sobre a criança e a natureza, com objetivo de investigar a prática educativa na Educação Infantil do e no campo em interface com a criança e a natureza. Dentro da abordagem qualitativa, o estudo envolveu o aprofundamento documental e bibliográfico concernente ao tema bem como foi r...

ver descrição completa

Autor principal: RABELO, Rosane da Cruz
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6855
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6855
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-68552024-02-27T03:05:54Z Educação infantil do e no campo: a natureza no ensinar-e-aprender de crianças marajoaras RABELO, Rosane da Cruz TOUTONGE, Eliana Campos Pojo http://lattes.cnpq.br/1223748500489517 https://orcid.org/0000-0002-7466-3996 Educação infantil do campo Crianças marajoaras Prática educativa Natureza CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR Este estudo versa sobre a criança e a natureza, com objetivo de investigar a prática educativa na Educação Infantil do e no campo em interface com a criança e a natureza. Dentro da abordagem qualitativa, o estudo envolveu o aprofundamento documental e bibliográfico concernente ao tema bem como foi realizada pesquisa de campo com o uso de observação, de entrevistas e do registro fotográfico. Como interlocutores contamos com as crianças de Educação Infantil, as professoras da Escola Recreio dos Passarinhos, situada na comunidade de Água Boa, município de Salvaterra-PA. Os resultados apontam que existe concretamente uma interação da criança com a natureza, assim desde antes da escola as crianças iniciam seus aprendizados ecológicos e de convivência com esta. E, talvez, impulsionado por tais práticas faz com que na escola, a continuidade desse exercício seja vivido também e relevante na aprendizagem. Ou seja, na proposta dos professores é incluído a natureza como tarefa pedagógica e da ambientação escolar, encaminhando para um desemparedamento das crianças da sala de aula. Assim, constatamos que as professoras têm uma prática de tematizar a natureza nas atividades educativas desenvolvidas dentro e fora do ambiente escolar, e as crianças apresentam uma relação orgânica e usufruem da natureza de maneira positiva. 2024-02-26T14:12:44Z 2024-02-26T14:12:44Z 2023-12-12 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação RABELO, Rosane da Cruz. Educação infantil do e no campo: a natureza no ensinar-e-aprender de crianças marajoaras. Orientadora: Eliana Campos Pojo Toutonge. 2023. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Souré, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6855. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6855 Acesso Aberto via SAGITTA
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Educação infantil do campo
Crianças marajoaras
Prática educativa
Natureza
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR
spellingShingle Educação infantil do campo
Crianças marajoaras
Prática educativa
Natureza
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR
RABELO, Rosane da Cruz
Educação infantil do e no campo: a natureza no ensinar-e-aprender de crianças marajoaras
topic_facet Educação infantil do campo
Crianças marajoaras
Prática educativa
Natureza
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR
description Este estudo versa sobre a criança e a natureza, com objetivo de investigar a prática educativa na Educação Infantil do e no campo em interface com a criança e a natureza. Dentro da abordagem qualitativa, o estudo envolveu o aprofundamento documental e bibliográfico concernente ao tema bem como foi realizada pesquisa de campo com o uso de observação, de entrevistas e do registro fotográfico. Como interlocutores contamos com as crianças de Educação Infantil, as professoras da Escola Recreio dos Passarinhos, situada na comunidade de Água Boa, município de Salvaterra-PA. Os resultados apontam que existe concretamente uma interação da criança com a natureza, assim desde antes da escola as crianças iniciam seus aprendizados ecológicos e de convivência com esta. E, talvez, impulsionado por tais práticas faz com que na escola, a continuidade desse exercício seja vivido também e relevante na aprendizagem. Ou seja, na proposta dos professores é incluído a natureza como tarefa pedagógica e da ambientação escolar, encaminhando para um desemparedamento das crianças da sala de aula. Assim, constatamos que as professoras têm uma prática de tematizar a natureza nas atividades educativas desenvolvidas dentro e fora do ambiente escolar, e as crianças apresentam uma relação orgânica e usufruem da natureza de maneira positiva.
author_additional TOUTONGE, Eliana Campos Pojo
author_additionalStr TOUTONGE, Eliana Campos Pojo
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author RABELO, Rosane da Cruz
title Educação infantil do e no campo: a natureza no ensinar-e-aprender de crianças marajoaras
title_short Educação infantil do e no campo: a natureza no ensinar-e-aprender de crianças marajoaras
title_full Educação infantil do e no campo: a natureza no ensinar-e-aprender de crianças marajoaras
title_fullStr Educação infantil do e no campo: a natureza no ensinar-e-aprender de crianças marajoaras
title_full_unstemmed Educação infantil do e no campo: a natureza no ensinar-e-aprender de crianças marajoaras
title_sort educação infantil do e no campo: a natureza no ensinar-e-aprender de crianças marajoaras
publishDate 2024
url https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6855
_version_ 1796836732117712896
score 11.675088