Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Poéticas somáticas: processos de ensino e aprendizagem da técnica de Graham imbricada ao método GyrokinesisⓇ

The present study addresses the connection between Somatic Education, more specifically through the GYROKINESISⓇ method with Martha Graham's Modern Dance technique, the objective is to identify the contributions of the Gyrokinesis method in Graham's technical classes to the teaching and learning pro...

ver descrição completa

Autor principal: LOPES, Luana do Socorro dos Santos
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6887
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6887
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-68872024-07-03T16:06:35Z Poéticas somáticas: processos de ensino e aprendizagem da técnica de Graham imbricada ao método GyrokinesisⓇ LOPES, Luana do Socorro dos Santos FREITAS, Waldete Brito Silva de http://lattes.cnpq.br/5708316499099792 SILVA, Anicée do Carmo e http://lattes.cnpq.br/6597413505536593 Dança Moderna Educação somática Método Gyrokinesis Técnica de Graham Modern Dance Somatic education Gyrokinesis Method Graham Technique CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA The present study addresses the connection between Somatic Education, more specifically through the GYROKINESISⓇ method with Martha Graham's Modern Dance technique, the objective is to identify the contributions of the Gyrokinesis method in Graham's technical classes to the teaching and learning process, as well as to the pedagogical practice. The methods used for the study were quantitative research, qualitative research, and action -research. The procedures occurred in two moments, in the first moment it was the bibliographic research whose main authors such as Bolsanello (2011), Gonçalves (2015), Rosário (2018), Feijó (2017) and Verdun (2013) collaborated for the theoretical basis as well as for the elaboration of the field research. In the second moment, it was the execution of the field research in the format of a workshop, applied with the members of the project Dança Moderna Americana – ETDUFPA.The results collected during the workshop were analyzed by the content analysis method by Bardin (2015) in which it was identified that the connection between both body practices promotes the construction of a perceptual method which dance teachers can use as a didactic resource within their pedagogical conception. O presente estudo aborda a conexão entre Educação Somática, mais especificamente por meio do método GYROKINESISⓇ com a técnica de Dança Moderna de Martha Graham, o objetivo é identificar as contribuições do método Gyrokinesis nas aulas técnicas de Graham para o processo de ensino e aprendizagem, bem como para a prática pedagógica. Os métodos utilizados para estudo foram, a pesquisa quantitativa, a pesquisa qualitativa e a investigação-ação. Os procedemos ocorreram em dois momentos, no primeiro momento tratou-se da pesquisa bibliográfica cujos principais autores tais como Bolsanello (2011), Gonçalves (2015), Rosário (2018), Feijó (2017) e Verdun (2013) colaboraram para o embasamento teórico assim como para a elaboração da pesquisa de campo. No segundo momento tratou-se da execução da pesquisa de campo em formato de oficina, aplicada com os integrantes do projeto Dança Moderna Americana – ETDUFPA. Os resultados coletados durante a oficina, foram analisados pelo método análise de conteúdo por Bardin (2015) na qual identificou-se que, a conexão entre ambas as práticas corporais promove a construção de um método perceptivo cujo qual os professores de dança podem utilizar como recurso didático dentro de sua concepção pedagógica. 2024-03-07T14:28:25Z 2024-03-07T14:28:25Z 2023-12-13 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação LOPES, Luana do Socorro dos Santos. Poéticas somáticas: processos de ensino e aprendizagem da técnica de Graham imbricada ao método GyrokinesisⓇ. Orientadora: Waldete Brito Silva de Freitas. 2023. 82 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança) – Escola de Teatro e Dança, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6887. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6887 Acesso Aberto Via e-mail
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Dança Moderna
Educação somática
Método Gyrokinesis
Técnica de Graham
Modern Dance
Somatic education
Gyrokinesis Method
Graham Technique
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA
spellingShingle Dança Moderna
Educação somática
Método Gyrokinesis
Técnica de Graham
Modern Dance
Somatic education
Gyrokinesis Method
Graham Technique
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA
LOPES, Luana do Socorro dos Santos
Poéticas somáticas: processos de ensino e aprendizagem da técnica de Graham imbricada ao método GyrokinesisⓇ
topic_facet Dança Moderna
Educação somática
Método Gyrokinesis
Técnica de Graham
Modern Dance
Somatic education
Gyrokinesis Method
Graham Technique
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA
description The present study addresses the connection between Somatic Education, more specifically through the GYROKINESISⓇ method with Martha Graham's Modern Dance technique, the objective is to identify the contributions of the Gyrokinesis method in Graham's technical classes to the teaching and learning process, as well as to the pedagogical practice. The methods used for the study were quantitative research, qualitative research, and action -research. The procedures occurred in two moments, in the first moment it was the bibliographic research whose main authors such as Bolsanello (2011), Gonçalves (2015), Rosário (2018), Feijó (2017) and Verdun (2013) collaborated for the theoretical basis as well as for the elaboration of the field research. In the second moment, it was the execution of the field research in the format of a workshop, applied with the members of the project Dança Moderna Americana – ETDUFPA.The results collected during the workshop were analyzed by the content analysis method by Bardin (2015) in which it was identified that the connection between both body practices promotes the construction of a perceptual method which dance teachers can use as a didactic resource within their pedagogical conception.
author_additional FREITAS, Waldete Brito Silva de
author_additionalStr FREITAS, Waldete Brito Silva de
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author LOPES, Luana do Socorro dos Santos
title Poéticas somáticas: processos de ensino e aprendizagem da técnica de Graham imbricada ao método GyrokinesisⓇ
title_short Poéticas somáticas: processos de ensino e aprendizagem da técnica de Graham imbricada ao método GyrokinesisⓇ
title_full Poéticas somáticas: processos de ensino e aprendizagem da técnica de Graham imbricada ao método GyrokinesisⓇ
title_fullStr Poéticas somáticas: processos de ensino e aprendizagem da técnica de Graham imbricada ao método GyrokinesisⓇ
title_full_unstemmed Poéticas somáticas: processos de ensino e aprendizagem da técnica de Graham imbricada ao método GyrokinesisⓇ
title_sort poéticas somáticas: processos de ensino e aprendizagem da técnica de graham imbricada ao método gyrokinesisⓇ
publishDate 2024
url https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6887
_version_ 1829093036216287232
score 11.753896