/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Estágio supervisionado na Educação Especial: aplicação de um planejamento educacional individualizado
Supervised internship is a crucial practical stage in Higher Education, helping many undergraduates define their area of affinity. In the Pedagogy course, supervised internship spans various areas, with a particular focus in this work on special education, from an inclusive perspective, emphasizi...
Autor principal: | SILVA, Arlete Pereira da |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2024
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6918 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6918 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-69182024-11-11T16:20:16Z Estágio supervisionado na Educação Especial: aplicação de um planejamento educacional individualizado SILVA, Arlete Pereira da FARIAS, Roseane Rabelo Souza http://lattes.cnpq.br/4325824918742074 Estágio Supervisionado Educação especial Planejamento Educacional Individualizado Atendimento Educacional Especializado Supervised Internship Special Education Individualized Educational Plan Specialized Educational Assistance CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Supervised internship is a crucial practical stage in Higher Education, helping many undergraduates define their area of affinity. In the Pedagogy course, supervised internship spans various areas, with a particular focus in this work on special education, from an inclusive perspective, emphasizing the application of an Individualized Educational Plan (IEP). One of the major challenges in Specialized Educational Assistance (SEA) is the development of the IEP, a fundamental plan for connecting activities between the SEA room and the regular classroom. In light of this, the issue arose: how can the internship contribute to the development of an IEP? The aim was to present a proposal for an individualized educational planning (IEP), carried out through the experince en the supervised internship in special education and identify the theoretical and methodological aspects that support the production of an IEP. Additionally, strategies for planning, execution, evaluation of the IEP were outlined, along with a proposal for the school. The IEP was successfully implemented with the assistance of the SEA teacher. It is emphasized that to work in education, it is necessary to constantly seek training and update the curriculum to provide students with higher quality and inclusive education. O estágio supervisionado é uma das principais etapas práticas do Ensino Superior, através dele muitos graduandos definem sua área de afinidade. No Curso de Pedagogia, o estágio supervisionado perpassa por diversas áreas e, neste trabalho, destaca-se o estágio na educação especial, na perspectiva da inclusão, com foco na aplicação de um Planejamento Educacional Individualizado (PEI). Um dos grandes desafios no Atendimento Educacional Especializado (AEE) é o desenvolvimento do PEI, planejamento fundamental para o desenvolvimento de atividades que vinculem a sala do AEE e a sala comum. Diante disso, levantou-se a problemática: como o estágio pode contribuir para o desenvolvimento de um PEI? Nesse rumo, objetivou-se apresentar uma proposta de Planejamento Educacional Individualizado (PEI), realizada por meio da experiência no Estágio Supervisionado em Educação Especial e identificar os aspectos teóricos e metodológicos que embasam a produção de um PEI. Ainda, tencinou-se elencar estratégias de planejamento para a elaboração, execução, avaliação do PEI e apresentar uma proposta à escola. O PEI foi aplicado com o auxílio da professora da sala de AEE com bastante êxito. Salienta-se, que para atuar na educação é necessário sempre está em busca de capacitações e está atualizando o currículo, para assim oferecer aos alunos um ensino de mais qualidade e inclusivo. 2024-03-13T14:33:52Z 2024-03-13T14:33:52Z 2023-12-21 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SILVA, Arlete Pereira da. Estágio supervisionado na Educação Especial: aplicação de um planejamento educacional individualizado. Orientadora: Roseane Rabelo Souza Farias. 2023. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciado em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Campus Universitário de Altamira, Universidade Federal do Pará, Altamira, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6918. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6918 Acesso Aberto Disponível via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Estágio Supervisionado Educação especial Planejamento Educacional Individualizado Atendimento Educacional Especializado Supervised Internship Special Education Individualized Educational Plan Specialized Educational Assistance CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
spellingShingle |
Estágio Supervisionado Educação especial Planejamento Educacional Individualizado Atendimento Educacional Especializado Supervised Internship Special Education Individualized Educational Plan Specialized Educational Assistance CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO SILVA, Arlete Pereira da Estágio supervisionado na Educação Especial: aplicação de um planejamento educacional individualizado |
topic_facet |
Estágio Supervisionado Educação especial Planejamento Educacional Individualizado Atendimento Educacional Especializado Supervised Internship Special Education Individualized Educational Plan Specialized Educational Assistance CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Supervised internship is a crucial practical stage in Higher Education, helping many
undergraduates define their area of affinity. In the Pedagogy course, supervised internship spans various
areas, with a particular focus in this work on special education, from an inclusive perspective,
emphasizing the application of an Individualized Educational Plan (IEP). One of the major challenges
in Specialized Educational Assistance (SEA) is the development of the IEP, a fundamental plan for
connecting activities between the SEA room and the regular classroom. In light of this, the issue arose:
how can the internship contribute to the development of an IEP? The aim was to present a proposal for
an individualized educational planning (IEP), carried out through the experince en the supervised
internship in special education and identify the theoretical and methodological aspects that support the
production of an IEP. Additionally, strategies for planning, execution, evaluation of the IEP were
outlined, along with a proposal for the school. The IEP was successfully implemented with the assistance
of the SEA teacher. It is emphasized that to work in education, it is necessary to constantly seek training
and update the curriculum to provide students with higher quality and inclusive education. |
author_additional |
FARIAS, Roseane Rabelo Souza |
author_additionalStr |
FARIAS, Roseane Rabelo Souza |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
SILVA, Arlete Pereira da |
title |
Estágio supervisionado na Educação Especial: aplicação de um planejamento educacional individualizado |
title_short |
Estágio supervisionado na Educação Especial: aplicação de um planejamento educacional individualizado |
title_full |
Estágio supervisionado na Educação Especial: aplicação de um planejamento educacional individualizado |
title_fullStr |
Estágio supervisionado na Educação Especial: aplicação de um planejamento educacional individualizado |
title_full_unstemmed |
Estágio supervisionado na Educação Especial: aplicação de um planejamento educacional individualizado |
title_sort |
estágio supervisionado na educação especial: aplicação de um planejamento educacional individualizado |
publishDate |
2024 |
url |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6918 |
_version_ |
1829093043933806592 |
score |
11.753735 |