Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Estágio supervisionado na Educação Especial: aplicação de um planejamento educacional individualizado

Supervised internship is a crucial practical stage in Higher Education, helping many undergraduates define their area of affinity. In the Pedagogy course, supervised internship spans various areas, with a particular focus in this work on special education, from an inclusive perspective, emphasizi...

ver descrição completa

Autor principal: SILVA, Arlete Pereira da
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6918
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6918
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-69182024-11-11T16:20:16Z Estágio supervisionado na Educação Especial: aplicação de um planejamento educacional individualizado SILVA, Arlete Pereira da FARIAS, Roseane Rabelo Souza http://lattes.cnpq.br/4325824918742074 Estágio Supervisionado Educação especial Planejamento Educacional Individualizado Atendimento Educacional Especializado Supervised Internship Special Education Individualized Educational Plan Specialized Educational Assistance CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Supervised internship is a crucial practical stage in Higher Education, helping many undergraduates define their area of affinity. In the Pedagogy course, supervised internship spans various areas, with a particular focus in this work on special education, from an inclusive perspective, emphasizing the application of an Individualized Educational Plan (IEP). One of the major challenges in Specialized Educational Assistance (SEA) is the development of the IEP, a fundamental plan for connecting activities between the SEA room and the regular classroom. In light of this, the issue arose: how can the internship contribute to the development of an IEP? The aim was to present a proposal for an individualized educational planning (IEP), carried out through the experince en the supervised internship in special education and identify the theoretical and methodological aspects that support the production of an IEP. Additionally, strategies for planning, execution, evaluation of the IEP were outlined, along with a proposal for the school. The IEP was successfully implemented with the assistance of the SEA teacher. It is emphasized that to work in education, it is necessary to constantly seek training and update the curriculum to provide students with higher quality and inclusive education. O estágio supervisionado é uma das principais etapas práticas do Ensino Superior, através dele muitos graduandos definem sua área de afinidade. No Curso de Pedagogia, o estágio supervisionado perpassa por diversas áreas e, neste trabalho, destaca-se o estágio na educação especial, na perspectiva da inclusão, com foco na aplicação de um Planejamento Educacional Individualizado (PEI). Um dos grandes desafios no Atendimento Educacional Especializado (AEE) é o desenvolvimento do PEI, planejamento fundamental para o desenvolvimento de atividades que vinculem a sala do AEE e a sala comum. Diante disso, levantou-se a problemática: como o estágio pode contribuir para o desenvolvimento de um PEI? Nesse rumo, objetivou-se apresentar uma proposta de Planejamento Educacional Individualizado (PEI), realizada por meio da experiência no Estágio Supervisionado em Educação Especial e identificar os aspectos teóricos e metodológicos que embasam a produção de um PEI. Ainda, tencinou-se elencar estratégias de planejamento para a elaboração, execução, avaliação do PEI e apresentar uma proposta à escola. O PEI foi aplicado com o auxílio da professora da sala de AEE com bastante êxito. Salienta-se, que para atuar na educação é necessário sempre está em busca de capacitações e está atualizando o currículo, para assim oferecer aos alunos um ensino de mais qualidade e inclusivo. 2024-03-13T14:33:52Z 2024-03-13T14:33:52Z 2023-12-21 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SILVA, Arlete Pereira da. Estágio supervisionado na Educação Especial: aplicação de um planejamento educacional individualizado. Orientadora: Roseane Rabelo Souza Farias. 2023. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciado em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Campus Universitário de Altamira, Universidade Federal do Pará, Altamira, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6918. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6918 Acesso Aberto Disponível via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Estágio Supervisionado
Educação especial
Planejamento Educacional Individualizado
Atendimento Educacional Especializado
Supervised Internship
Special Education
Individualized Educational Plan
Specialized Educational Assistance
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Estágio Supervisionado
Educação especial
Planejamento Educacional Individualizado
Atendimento Educacional Especializado
Supervised Internship
Special Education
Individualized Educational Plan
Specialized Educational Assistance
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
SILVA, Arlete Pereira da
Estágio supervisionado na Educação Especial: aplicação de um planejamento educacional individualizado
topic_facet Estágio Supervisionado
Educação especial
Planejamento Educacional Individualizado
Atendimento Educacional Especializado
Supervised Internship
Special Education
Individualized Educational Plan
Specialized Educational Assistance
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Supervised internship is a crucial practical stage in Higher Education, helping many undergraduates define their area of affinity. In the Pedagogy course, supervised internship spans various areas, with a particular focus in this work on special education, from an inclusive perspective, emphasizing the application of an Individualized Educational Plan (IEP). One of the major challenges in Specialized Educational Assistance (SEA) is the development of the IEP, a fundamental plan for connecting activities between the SEA room and the regular classroom. In light of this, the issue arose: how can the internship contribute to the development of an IEP? The aim was to present a proposal for an individualized educational planning (IEP), carried out through the experince en the supervised internship in special education and identify the theoretical and methodological aspects that support the production of an IEP. Additionally, strategies for planning, execution, evaluation of the IEP were outlined, along with a proposal for the school. The IEP was successfully implemented with the assistance of the SEA teacher. It is emphasized that to work in education, it is necessary to constantly seek training and update the curriculum to provide students with higher quality and inclusive education.
author_additional FARIAS, Roseane Rabelo Souza
author_additionalStr FARIAS, Roseane Rabelo Souza
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author SILVA, Arlete Pereira da
title Estágio supervisionado na Educação Especial: aplicação de um planejamento educacional individualizado
title_short Estágio supervisionado na Educação Especial: aplicação de um planejamento educacional individualizado
title_full Estágio supervisionado na Educação Especial: aplicação de um planejamento educacional individualizado
title_fullStr Estágio supervisionado na Educação Especial: aplicação de um planejamento educacional individualizado
title_full_unstemmed Estágio supervisionado na Educação Especial: aplicação de um planejamento educacional individualizado
title_sort estágio supervisionado na educação especial: aplicação de um planejamento educacional individualizado
publishDate 2024
url https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6918
_version_ 1829093043933806592
score 11.753735