/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Educação do campo, com enfoque na prática educativa em multissérie, na escola Joana de Lima Cabral, comunidade de Caju-Úna
Este trabalho discute a prática educativa em multissérie, a partir da experiência de uma professora que atua na Escola Joana de Lima Cabral, comunidade de Caju-Úna, Soure-PA, visando analisar a prática educativa desenvolvida em uma classe multisseriada na referida escola, o que perpassou por situar...
Autor principal: | NASCIMENTO, Luana Maria Ferreira |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2024
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6927 |
Resumo: |
---|
Este trabalho discute a prática educativa em multissérie, a partir da experiência de uma professora que atua na Escola Joana de Lima Cabral, comunidade de Caju-Úna, Soure-PA, visando analisar a prática educativa desenvolvida em uma classe multisseriada na referida escola, o que perpassou por situar os desafios encontrados pela professora no cotidiano escolar. O estudo abrangeu a pesquisa bibliográfica e a documental somado ao diálogo com a professora atuante na multissérie. Assim, foram bases às reflexões de autores como Caldart (2002; 2004) e Hage (2005, 2006), entre outros. Dos documentos oficiais nos utilizamos do Documento Curricular Municipal de Soure, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional em vigor e as Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas escolas do campo. Houve também a entrevista com a professora e a observação in loco, a escola mencionada. Como possível resultado, vimos que escola do campo com atuação multisseriada se encontra distante da qualidade socialmente referenciada, ou seja, com a garantia aos sujeitos do campo o atendimento de boa formação e valorização da vida no e do campo. |