Artigo

O ensino de geometria para o aluno com surdez: um diálogo possível com a utilização de material didático acessível

Este trabalho se propõe apresentar uma análise das leis e decretos que amparam o processo educacional da pessoa com deficiência, especificamente no que se refere ao desenvolvimento da aprendizagem da pessoa surda, dito isto, percebemos a importância que o mesmo traz em apontar que a inclusão é reali...

ver descrição completa

Autor principal: MARQUES, Richr da Silva
Grau: Artigo
Publicado em: 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6953
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6953
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-69532024-04-05T03:06:17Z O ensino de geometria para o aluno com surdez: um diálogo possível com a utilização de material didático acessível MARQUES, Richr da Silva ARRUDA, Suellen Cristina Queiroz http://lattes.cnpq.br/1203082969745385 LIMA, Reinaldo Feio http://lattes.cnpq.br/9408343501581038 https://orcid.org/0000-0003-2038-7997 Inclusão Matemática Surdez LIBRAS Aprendizagem CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA Este trabalho se propõe apresentar uma análise das leis e decretos que amparam o processo educacional da pessoa com deficiência, especificamente no que se refere ao desenvolvimento da aprendizagem da pessoa surda, dito isto, percebemos a importância que o mesmo traz em apontar que a inclusão é realizada por meio do tripé: Estado, Instituição e família, evidenciando a responsabilidade que cada um e que estas são indissociáveis. Para tanto, como complemento deste processo levanto em consideração a atual conjuntura sanitária que nos encontramos o projeto “Matemática Inclusiva: o uso de recursos digitais no ensino da matemática em LIBRAS” traz alternativas adequadas a mudanças que o processo de ensino e aprendizagem sofreu durante esse período e vêm sofrendo ao longo do tempo, contudo, podemos identificar resistência quanto a isso. 2024-04-04T13:51:45Z 2024-04-04T13:51:45Z 2023-12-22 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo MARQUES, Richr da Silva. O ensino de geometria para o aluno com surdez: um diálogo possível com a utilização de material didático acessível. Orientadora: Suellen Cristina Queiroz Arruda. 2023. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6953. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6953 Acesso Aberto Via SAGITTA
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Inclusão
Matemática
Surdez
LIBRAS
Aprendizagem
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
spellingShingle Inclusão
Matemática
Surdez
LIBRAS
Aprendizagem
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
MARQUES, Richr da Silva
O ensino de geometria para o aluno com surdez: um diálogo possível com a utilização de material didático acessível
topic_facet Inclusão
Matemática
Surdez
LIBRAS
Aprendizagem
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
description Este trabalho se propõe apresentar uma análise das leis e decretos que amparam o processo educacional da pessoa com deficiência, especificamente no que se refere ao desenvolvimento da aprendizagem da pessoa surda, dito isto, percebemos a importância que o mesmo traz em apontar que a inclusão é realizada por meio do tripé: Estado, Instituição e família, evidenciando a responsabilidade que cada um e que estas são indissociáveis. Para tanto, como complemento deste processo levanto em consideração a atual conjuntura sanitária que nos encontramos o projeto “Matemática Inclusiva: o uso de recursos digitais no ensino da matemática em LIBRAS” traz alternativas adequadas a mudanças que o processo de ensino e aprendizagem sofreu durante esse período e vêm sofrendo ao longo do tempo, contudo, podemos identificar resistência quanto a isso.
author_additional ARRUDA, Suellen Cristina Queiroz
author_additionalStr ARRUDA, Suellen Cristina Queiroz
format Artigo
author MARQUES, Richr da Silva
title O ensino de geometria para o aluno com surdez: um diálogo possível com a utilização de material didático acessível
title_short O ensino de geometria para o aluno com surdez: um diálogo possível com a utilização de material didático acessível
title_full O ensino de geometria para o aluno com surdez: um diálogo possível com a utilização de material didático acessível
title_fullStr O ensino de geometria para o aluno com surdez: um diálogo possível com a utilização de material didático acessível
title_full_unstemmed O ensino de geometria para o aluno com surdez: um diálogo possível com a utilização de material didático acessível
title_sort o ensino de geometria para o aluno com surdez: um diálogo possível com a utilização de material didático acessível
publishDate 2024
url https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6953
_version_ 1796836732417605632
score 11.653393