/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Artigo
O ensino de geometria para o aluno com surdez: um diálogo possível com a utilização de material didático acessível
Este trabalho se propõe apresentar uma análise das leis e decretos que amparam o processo educacional da pessoa com deficiência, especificamente no que se refere ao desenvolvimento da aprendizagem da pessoa surda, dito isto, percebemos a importância que o mesmo traz em apontar que a inclusão é reali...
Autor principal: | MARQUES, Richr da Silva |
---|---|
Grau: | Artigo |
Publicado em: |
2024
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6953 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6953 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-69532024-10-31T13:02:47Z O ensino de geometria para o aluno com surdez: um diálogo possível com a utilização de material didático acessível MARQUES, Richr da Silva ARRUDA, Suellen Cristina Queiroz http://lattes.cnpq.br/1203082969745385 LIMA, Reinaldo Feio http://lattes.cnpq.br/9408343501581038 https://orcid.org/0000-0003-2038-7997 Inclusão Matemática Surdez LIBRAS Aprendizagem CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA Este trabalho se propõe apresentar uma análise das leis e decretos que amparam o processo educacional da pessoa com deficiência, especificamente no que se refere ao desenvolvimento da aprendizagem da pessoa surda, dito isto, percebemos a importância que o mesmo traz em apontar que a inclusão é realizada por meio do tripé: Estado, Instituição e família, evidenciando a responsabilidade que cada um e que estas são indissociáveis. Para tanto, como complemento deste processo levanto em consideração a atual conjuntura sanitária que nos encontramos o projeto “Matemática Inclusiva: o uso de recursos digitais no ensino da matemática em LIBRAS” traz alternativas adequadas a mudanças que o processo de ensino e aprendizagem sofreu durante esse período e vêm sofrendo ao longo do tempo, contudo, podemos identificar resistência quanto a isso. 2024-04-04T13:51:45Z 2024-04-04T13:51:45Z 2023-12-22 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo MARQUES, Richr da Silva. O ensino de geometria para o aluno com surdez: um diálogo possível com a utilização de material didático acessível. Orientadora: Suellen Cristina Queiroz Arruda. 2023. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6953. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6953 Acesso Aberto Disponível na internet via correio eletrônico: SAGITTA |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Inclusão Matemática Surdez LIBRAS Aprendizagem CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
spellingShingle |
Inclusão Matemática Surdez LIBRAS Aprendizagem CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA MARQUES, Richr da Silva O ensino de geometria para o aluno com surdez: um diálogo possível com a utilização de material didático acessível |
topic_facet |
Inclusão Matemática Surdez LIBRAS Aprendizagem CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
description |
Este trabalho se propõe apresentar uma análise das leis e decretos que amparam o processo educacional da pessoa com deficiência, especificamente no que se refere ao desenvolvimento da aprendizagem da pessoa surda, dito isto, percebemos a importância que o mesmo traz em apontar que a inclusão é realizada por meio do tripé: Estado, Instituição e família, evidenciando a responsabilidade que cada um e que estas são indissociáveis. Para tanto, como complemento deste processo levanto em consideração a atual conjuntura sanitária que nos encontramos o projeto “Matemática Inclusiva: o uso de recursos digitais no ensino da matemática em LIBRAS” traz alternativas adequadas a mudanças que o processo de ensino e aprendizagem sofreu durante esse período e vêm sofrendo ao longo do tempo, contudo, podemos identificar resistência quanto a isso. |
author_additional |
ARRUDA, Suellen Cristina Queiroz |
author_additionalStr |
ARRUDA, Suellen Cristina Queiroz |
format |
Artigo |
author |
MARQUES, Richr da Silva |
title |
O ensino de geometria para o aluno com surdez: um diálogo possível com a utilização de material didático acessível |
title_short |
O ensino de geometria para o aluno com surdez: um diálogo possível com a utilização de material didático acessível |
title_full |
O ensino de geometria para o aluno com surdez: um diálogo possível com a utilização de material didático acessível |
title_fullStr |
O ensino de geometria para o aluno com surdez: um diálogo possível com a utilização de material didático acessível |
title_full_unstemmed |
O ensino de geometria para o aluno com surdez: um diálogo possível com a utilização de material didático acessível |
title_sort |
o ensino de geometria para o aluno com surdez: um diálogo possível com a utilização de material didático acessível |
publishDate |
2024 |
url |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6953 |
_version_ |
1829093037952729088 |
score |
11.753896 |