Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Análise da aplicação da robótica educacional no ensino de física para os anos finais do ensino fundamental.

The subject, as it is well known among students, has a series of challenges, one of which is the lack of desire / motivation to learn the context of the material. Physics classes are limited in their teaching dynamics, marked by monotonous routines, with classes focused on formula theory and decorat...

ver descrição completa

Autor principal: RIBEIRO, Midiam Borges
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7000
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-7000
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-70002024-06-11T03:03:19Z Análise da aplicação da robótica educacional no ensino de física para os anos finais do ensino fundamental. RIBEIRO, Midiam Borges SILVA, Rubens http://lattes.cnpq.br/7758874670659474 Robótica educacional Ensino de física Tecnologias CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL The subject, as it is well known among students, has a series of challenges, one of which is the lack of desire / motivation to learn the context of the material. Physics classes are limited in their teaching dynamics, marked by monotonous routines, with classes focused on formula theory and decoration. Faced with these challenges, it is also the responsibility of the teacher to create an objective to encourage students and make them see the importance of this subject in their lives, in the end, physics is found in practically everything we have today, and the teacher's mission is not it comes back to just using it but also showing how learning that context is good for students and their self-knowledge. In response to these issues, one option is that teachers can employ a variety of methodologies in their classrooms whenever possible showing that physics is important and could turn out to be more interesting than imagined. With that in mind, the main objective of this study is to use Educational Robotics in Physics Teaching, in order to provide more attractive learning for 9th grade students. Thus, the study turned to address the application of educational robotics in conjunction with the discipline of physics, and in a theoretical context the methodology is based on a questionnaire applied through google and observation of students during physics and robotics classes. A matéria como é bem conhecido entre os estudantes, tem uma série de desafios, uma das quais é a falta de desejo/motivação de aprender contexto da material. As aulas de física são limitadas em sua dinâmica no ensino, marcada por rotinas monótonas, com aulas focadas na teoria e decoração de formulas. Diante destes desafios, é também responsabilidade do professor criar estratégias para incentivar os alunos e fazer com que eles vejam a importância dessa matéria em suas vidas, a final a física se encontra em praticamente tudo o que possuímos hoje, e a missão do professor não se volta em só ensinar mas também mostrar como o aprendizado daquele contexto é bom para os educandos e o seu autoconhecimento. Como resposta dessas problemáticas, uma opção é que os professores possam empregar uma variedade de metodologias em suas salas de aula sempre que possível mostrando que a física é importante e pode vir a ser mais interessante do que o imaginado. Com isso em mente, o principal objetivo deste estudo é usar a Robótica Educacional no Ensino da Física a fim de proporcionar um aprendizado mais atraente para os alunos do 9º ano. Dessa forma o estudo se voltou em abordar a aplicação da robótica educacional em conjunto com a disciplina de física, e em um contexto teórico a metodologia se baseio um questionário aplicado através do google forms e na observação dos estudantes durante as aulas de fisica e robótica. 2024-06-10T12:00:49Z 2024-06-10T12:00:49Z 2021 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação RIBEIRO, Midiam Borges. Análise da aplicação da robótica educacional no ensino de física para os anos finais do ensino fundamental. Orientador: Rubens Silva. 2021. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura em Física ) – Faculdade de Física, Instituto de Ciências Exatas e Naturais, Universidade Federal do Pará, Belém, 2021. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7000. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7000 Acesso Aberto
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Robótica educacional
Ensino de física
Tecnologias
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL
spellingShingle Robótica educacional
Ensino de física
Tecnologias
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL
RIBEIRO, Midiam Borges
Análise da aplicação da robótica educacional no ensino de física para os anos finais do ensino fundamental.
topic_facet Robótica educacional
Ensino de física
Tecnologias
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL
description The subject, as it is well known among students, has a series of challenges, one of which is the lack of desire / motivation to learn the context of the material. Physics classes are limited in their teaching dynamics, marked by monotonous routines, with classes focused on formula theory and decoration. Faced with these challenges, it is also the responsibility of the teacher to create an objective to encourage students and make them see the importance of this subject in their lives, in the end, physics is found in practically everything we have today, and the teacher's mission is not it comes back to just using it but also showing how learning that context is good for students and their self-knowledge. In response to these issues, one option is that teachers can employ a variety of methodologies in their classrooms whenever possible showing that physics is important and could turn out to be more interesting than imagined. With that in mind, the main objective of this study is to use Educational Robotics in Physics Teaching, in order to provide more attractive learning for 9th grade students. Thus, the study turned to address the application of educational robotics in conjunction with the discipline of physics, and in a theoretical context the methodology is based on a questionnaire applied through google and observation of students during physics and robotics classes.
author_additional SILVA, Rubens
author_additionalStr SILVA, Rubens
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author RIBEIRO, Midiam Borges
title Análise da aplicação da robótica educacional no ensino de física para os anos finais do ensino fundamental.
title_short Análise da aplicação da robótica educacional no ensino de física para os anos finais do ensino fundamental.
title_full Análise da aplicação da robótica educacional no ensino de física para os anos finais do ensino fundamental.
title_fullStr Análise da aplicação da robótica educacional no ensino de física para os anos finais do ensino fundamental.
title_full_unstemmed Análise da aplicação da robótica educacional no ensino de física para os anos finais do ensino fundamental.
title_sort análise da aplicação da robótica educacional no ensino de física para os anos finais do ensino fundamental.
publishDate 2024
url https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7000
_version_ 1829093048556978176
score 11.753735