Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Xadrez e análise combinatória: a matemática do jogo

The following research aims to illustrate the game of chess and Combinatorial Analysis, and to show how chess can be positively influenced in the lives of students, in the cognitive development of students, collaborating in the reduction of the damage caused to the learning of mathematics teachin...

ver descrição completa

Autor principal: NEVES, Flávio de Lima das
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7044
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-7044
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-70442024-07-12T03:02:54Z Xadrez e análise combinatória: a matemática do jogo NEVES, Flávio de Lima das NUNES, Renato Germano Reis http://lattes.cnpq.br/4662907821707953 https://orcid.org/0000-0001-7052-2152 Xadrez Análise combinatória Desenvolvimento cognitivo CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA The following research aims to illustrate the game of chess and Combinatorial Analysis, and to show how chess can be positively influenced in the lives of students, in the cognitive development of students, collaborating in the reduction of the damage caused to the learning of mathematics teaching, caused by the pandemic period, and thus substantiate the correlation between the game and Mathematics. The research was carried out in the higher elementary school, with the students of the 6th grade, of the Municipal School of Elementary Education Profª. Maria Madalena Ribeiro da Luz, in the interior of Curuçá, in the northeast region of Pará. For the methodological procedure, a qualitative approach was used, which was done through classroom observations. The students were the protagonists of this investigative study, where they were exceptional for the development of the research. The elaboration and realization of the project was thought out and minimally adapted to them, from the approach of the Game to the Combinatorial Analysis. The results are the adaptation of the students during the project, the restlessness and curiosity to learn, and the desire to teach what has been learned. This conclusion was made through conversation, perception, and questionnaire. Based on this result, the game is made as a model for the elaboration of more dynamic mathematics classes, without losing focus and with the active participation of students. A seguinte pesquisa tem por objetivo ilustrar o jogo do xadrez e Análise Combinatória, e mostrar de que forma o xadrez pode ser influenciável positivamente na vida dos estudantes, no desenvolvimento cognitivo dos estudantes, colaborando na redução dos prejuízos causados à aprendizagem do ensino da matemática, ocasionado pelo período pandêmico, e assim fundamentar a correlação do jogo com a Matemática. A pesquisa foi realizada no ensino fundamental maior, com os alunos do 6º ano, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Profª. Maria Madalena Ribeiro da Luz, no interior de Curuçá, região nordeste paraense. Para o procedimento metodológico, foi usado a abordagem qualitativa, na qual se fez através de observações em sala. Os estudantes foram os protagonistas desse estudo investigativo, onde foram excepcionais para o desenvolvimento da pesquisa. A elaboração e realização do projeto foi pensada e minimamente adaptada para eles, desde a abordagem do Jogo até a Análise Combinatória. Traz como resultados, a adaptação dos estudantes durante o projeto, a inquietação e curiosidade para aprender, e o desejo de ensinar o que se aprendeu. Essa conclusão foi feita através da conversa, percepção e questionário. Tendo como base esse resultado, o jogo se faz como modelo para a elaboração de aulas de matemáticas mais dinamizadas, sem perder o foco e tendo participação ativa dos estudantes. 2024-07-11T15:27:59Z 2024-07-11T15:27:59Z 2023-12-22 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação NEVES, Flávio de Lima das. Xadrez e análise combinatória: a matemática do jogo. Orientador: Renato Germano Reis Nunes. 2023. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Matemática, Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7044. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7044 Acesso Aberto Disponível na internet via correio eletrônico: bibufpacastanhal@gmail.com
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Xadrez
Análise combinatória
Desenvolvimento cognitivo
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
spellingShingle Xadrez
Análise combinatória
Desenvolvimento cognitivo
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
NEVES, Flávio de Lima das
Xadrez e análise combinatória: a matemática do jogo
topic_facet Xadrez
Análise combinatória
Desenvolvimento cognitivo
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description The following research aims to illustrate the game of chess and Combinatorial Analysis, and to show how chess can be positively influenced in the lives of students, in the cognitive development of students, collaborating in the reduction of the damage caused to the learning of mathematics teaching, caused by the pandemic period, and thus substantiate the correlation between the game and Mathematics. The research was carried out in the higher elementary school, with the students of the 6th grade, of the Municipal School of Elementary Education Profª. Maria Madalena Ribeiro da Luz, in the interior of Curuçá, in the northeast region of Pará. For the methodological procedure, a qualitative approach was used, which was done through classroom observations. The students were the protagonists of this investigative study, where they were exceptional for the development of the research. The elaboration and realization of the project was thought out and minimally adapted to them, from the approach of the Game to the Combinatorial Analysis. The results are the adaptation of the students during the project, the restlessness and curiosity to learn, and the desire to teach what has been learned. This conclusion was made through conversation, perception, and questionnaire. Based on this result, the game is made as a model for the elaboration of more dynamic mathematics classes, without losing focus and with the active participation of students.
author_additional NUNES, Renato Germano Reis
author_additionalStr NUNES, Renato Germano Reis
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author NEVES, Flávio de Lima das
title Xadrez e análise combinatória: a matemática do jogo
title_short Xadrez e análise combinatória: a matemática do jogo
title_full Xadrez e análise combinatória: a matemática do jogo
title_fullStr Xadrez e análise combinatória: a matemática do jogo
title_full_unstemmed Xadrez e análise combinatória: a matemática do jogo
title_sort xadrez e análise combinatória: a matemática do jogo
publishDate 2024
url https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7044
_version_ 1829093055540494336
score 11.753735