Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Imagem do negro nos livros didáticos do 5º ano do ensino fundamental

O presente trabalho de conclusão de curso (TCC) apresenta como tema as imagens do negro nos livros didáticos do 5º ano do ensino fundamental, cujo objetivo principal consiste em analisar como é representado o negro, sua cultura e prática social através da linguagem visual nos livros didáticos de his...

ver descrição completa

Autor principal: ARAGÃO, Almerinda Silva de
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2018
Assuntos:
Acesso em linha: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/711
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-711
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-7112020-09-06T23:04:21Z Imagem do negro nos livros didáticos do 5º ano do ensino fundamental ARAGÃO, Almerinda Silva de AMARAL, Assunção José Pureza http://lattes.cnpq.br/2950887958552733 Livros didáticos Negros - Imagem Cultura afro-brasileira Ensino fundamental CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS O presente trabalho de conclusão de curso (TCC) apresenta como tema as imagens do negro nos livros didáticos do 5º ano do ensino fundamental, cujo objetivo principal consiste em analisar como é representado o negro, sua cultura e prática social através da linguagem visual nos livros didáticos de história do 5º ano do ensino fundamental. Como objetivos específicos: discutir a relação entre a implementação da Lei 10639/03 e as novas perspectivas para a Política Nacional do Livro Didático (PNLD). Observar nos livros didáticos, como a cultura africana e afro-brasileira está sendo representada a partir da Lei 10.639/03 e verificar, a partir das imagens inseridas no livro didático, o que a criança, sobretudo as negras, pode aprender sobre si, sua cultura, sua ancestralidade. A metodologia da pesquisa foi bibliográfica elaborada a partir de diversas publicações E também é documental, pois trabalha com as leis e os livros didáticos como fonte. O levantamento das informações, a análise e a interpretação dos dados pesquisados se deram através da investigação qualitativa descritiva, a partir do que tínhamos para saber como é representado o negro, sua cultura e prática social através da linguagem visual nos livros didáticos. Fundamentou-se em autores como Aguiar (2008), Albuquerque (2002), Batista (2003), Bittencourt (2009), Freitag (1987), Horikawa.; Jardilino (2017), Joly (2012), Landes (2011), Lajolo (1996), Lucci & Branco (2018), Lüdke (2003), Mattoso (2003), Moreira (2006), Munanga (/2017), Silva (2004) e outros. Apresenta-se como resultado a perspectiva de que há várias possibilidades de se ler uma imagem e não resumir em uma única e generalizante representação do espaço de atuação dos negros e a visão que se propaga sobre eles. Portanto, conclui-se que, a frequente omissão das experiências de vida do povo negro enquanto categoria social formadora da nação Brasileira, este aparece sempre na dualidade escravidão/mão de obra livre nos livros de 5º ano do Ensino Fundamental analisados. É bem nítido o escamoteamento dessa parcela da população, bem como a simplificação ou a redução da sua contribuição cultural. 2018-09-19T17:41:16Z 2018-09-19T17:41:16Z 2018-04-09 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação ARAGÃO, Almerinda Silva de. Imagem do negro nos livros didáticos do 5º ano do ensino fundamental. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/711. Acesso em:. http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/711 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Livros didáticos
Negros - Imagem
Cultura afro-brasileira
Ensino fundamental
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
spellingShingle Livros didáticos
Negros - Imagem
Cultura afro-brasileira
Ensino fundamental
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
ARAGÃO, Almerinda Silva de
Imagem do negro nos livros didáticos do 5º ano do ensino fundamental
topic_facet Livros didáticos
Negros - Imagem
Cultura afro-brasileira
Ensino fundamental
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
description O presente trabalho de conclusão de curso (TCC) apresenta como tema as imagens do negro nos livros didáticos do 5º ano do ensino fundamental, cujo objetivo principal consiste em analisar como é representado o negro, sua cultura e prática social através da linguagem visual nos livros didáticos de história do 5º ano do ensino fundamental. Como objetivos específicos: discutir a relação entre a implementação da Lei 10639/03 e as novas perspectivas para a Política Nacional do Livro Didático (PNLD). Observar nos livros didáticos, como a cultura africana e afro-brasileira está sendo representada a partir da Lei 10.639/03 e verificar, a partir das imagens inseridas no livro didático, o que a criança, sobretudo as negras, pode aprender sobre si, sua cultura, sua ancestralidade. A metodologia da pesquisa foi bibliográfica elaborada a partir de diversas publicações E também é documental, pois trabalha com as leis e os livros didáticos como fonte. O levantamento das informações, a análise e a interpretação dos dados pesquisados se deram através da investigação qualitativa descritiva, a partir do que tínhamos para saber como é representado o negro, sua cultura e prática social através da linguagem visual nos livros didáticos. Fundamentou-se em autores como Aguiar (2008), Albuquerque (2002), Batista (2003), Bittencourt (2009), Freitag (1987), Horikawa.; Jardilino (2017), Joly (2012), Landes (2011), Lajolo (1996), Lucci & Branco (2018), Lüdke (2003), Mattoso (2003), Moreira (2006), Munanga (/2017), Silva (2004) e outros. Apresenta-se como resultado a perspectiva de que há várias possibilidades de se ler uma imagem e não resumir em uma única e generalizante representação do espaço de atuação dos negros e a visão que se propaga sobre eles. Portanto, conclui-se que, a frequente omissão das experiências de vida do povo negro enquanto categoria social formadora da nação Brasileira, este aparece sempre na dualidade escravidão/mão de obra livre nos livros de 5º ano do Ensino Fundamental analisados. É bem nítido o escamoteamento dessa parcela da população, bem como a simplificação ou a redução da sua contribuição cultural.
author_additional AMARAL, Assunção José Pureza
author_additionalStr AMARAL, Assunção José Pureza
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author ARAGÃO, Almerinda Silva de
title Imagem do negro nos livros didáticos do 5º ano do ensino fundamental
title_short Imagem do negro nos livros didáticos do 5º ano do ensino fundamental
title_full Imagem do negro nos livros didáticos do 5º ano do ensino fundamental
title_fullStr Imagem do negro nos livros didáticos do 5º ano do ensino fundamental
title_full_unstemmed Imagem do negro nos livros didáticos do 5º ano do ensino fundamental
title_sort imagem do negro nos livros didáticos do 5º ano do ensino fundamental
publishDate 2018
url http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/711
_version_ 1787154569717874688
score 11.753735