/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Imagem do negro nos livros didáticos do 5º ano do ensino fundamental
O presente trabalho de conclusão de curso (TCC) apresenta como tema as imagens do negro nos livros didáticos do 5º ano do ensino fundamental, cujo objetivo principal consiste em analisar como é representado o negro, sua cultura e prática social através da linguagem visual nos livros didáticos de his...
Autor principal: | ARAGÃO, Almerinda Silva de |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2018
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/711 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-711 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-7112020-09-06T23:04:21Z Imagem do negro nos livros didáticos do 5º ano do ensino fundamental ARAGÃO, Almerinda Silva de AMARAL, Assunção José Pureza http://lattes.cnpq.br/2950887958552733 Livros didáticos Negros - Imagem Cultura afro-brasileira Ensino fundamental CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS O presente trabalho de conclusão de curso (TCC) apresenta como tema as imagens do negro nos livros didáticos do 5º ano do ensino fundamental, cujo objetivo principal consiste em analisar como é representado o negro, sua cultura e prática social através da linguagem visual nos livros didáticos de história do 5º ano do ensino fundamental. Como objetivos específicos: discutir a relação entre a implementação da Lei 10639/03 e as novas perspectivas para a Política Nacional do Livro Didático (PNLD). Observar nos livros didáticos, como a cultura africana e afro-brasileira está sendo representada a partir da Lei 10.639/03 e verificar, a partir das imagens inseridas no livro didático, o que a criança, sobretudo as negras, pode aprender sobre si, sua cultura, sua ancestralidade. A metodologia da pesquisa foi bibliográfica elaborada a partir de diversas publicações E também é documental, pois trabalha com as leis e os livros didáticos como fonte. O levantamento das informações, a análise e a interpretação dos dados pesquisados se deram através da investigação qualitativa descritiva, a partir do que tínhamos para saber como é representado o negro, sua cultura e prática social através da linguagem visual nos livros didáticos. Fundamentou-se em autores como Aguiar (2008), Albuquerque (2002), Batista (2003), Bittencourt (2009), Freitag (1987), Horikawa.; Jardilino (2017), Joly (2012), Landes (2011), Lajolo (1996), Lucci & Branco (2018), Lüdke (2003), Mattoso (2003), Moreira (2006), Munanga (/2017), Silva (2004) e outros. Apresenta-se como resultado a perspectiva de que há várias possibilidades de se ler uma imagem e não resumir em uma única e generalizante representação do espaço de atuação dos negros e a visão que se propaga sobre eles. Portanto, conclui-se que, a frequente omissão das experiências de vida do povo negro enquanto categoria social formadora da nação Brasileira, este aparece sempre na dualidade escravidão/mão de obra livre nos livros de 5º ano do Ensino Fundamental analisados. É bem nítido o escamoteamento dessa parcela da população, bem como a simplificação ou a redução da sua contribuição cultural. 2018-09-19T17:41:16Z 2018-09-19T17:41:16Z 2018-04-09 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação ARAGÃO, Almerinda Silva de. Imagem do negro nos livros didáticos do 5º ano do ensino fundamental. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/711. Acesso em:. http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/711 Acesso Aberto 1 CD-ROM |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Livros didáticos Negros - Imagem Cultura afro-brasileira Ensino fundamental CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
spellingShingle |
Livros didáticos Negros - Imagem Cultura afro-brasileira Ensino fundamental CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS ARAGÃO, Almerinda Silva de Imagem do negro nos livros didáticos do 5º ano do ensino fundamental |
topic_facet |
Livros didáticos Negros - Imagem Cultura afro-brasileira Ensino fundamental CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
description |
O presente trabalho de conclusão de curso (TCC) apresenta como tema as imagens do negro nos livros didáticos do 5º ano do ensino fundamental, cujo objetivo principal consiste em analisar como é representado o negro, sua cultura e prática social através da linguagem visual nos livros didáticos de história do 5º ano do ensino fundamental. Como objetivos específicos: discutir a relação entre a implementação da Lei 10639/03 e as novas perspectivas para a Política Nacional do Livro Didático (PNLD). Observar nos livros didáticos, como a cultura africana e afro-brasileira está sendo representada a partir da Lei 10.639/03 e verificar, a partir das imagens inseridas no livro didático, o que a criança, sobretudo as negras, pode aprender sobre si, sua cultura, sua ancestralidade. A metodologia da pesquisa foi bibliográfica elaborada a partir de diversas publicações E também é documental, pois trabalha com as leis e os livros didáticos como fonte. O levantamento das informações, a análise e a interpretação dos dados pesquisados se deram através da investigação qualitativa descritiva, a partir do que tínhamos para saber como é representado o negro, sua cultura e prática social através da linguagem visual nos livros didáticos. Fundamentou-se em autores como Aguiar (2008), Albuquerque (2002), Batista (2003), Bittencourt (2009), Freitag (1987), Horikawa.; Jardilino (2017), Joly (2012), Landes (2011), Lajolo (1996), Lucci & Branco (2018), Lüdke (2003), Mattoso (2003), Moreira (2006), Munanga (/2017), Silva (2004) e outros. Apresenta-se como resultado a perspectiva de que há várias possibilidades de se ler uma imagem e não resumir em uma única e generalizante representação do espaço de atuação dos negros e a visão que se propaga sobre eles. Portanto, conclui-se que, a frequente omissão das experiências de vida do povo negro enquanto categoria social formadora da nação Brasileira, este aparece sempre na dualidade escravidão/mão de obra livre nos livros de 5º ano do Ensino Fundamental analisados. É bem nítido o escamoteamento dessa parcela da população, bem como a simplificação ou a redução da sua contribuição cultural. |
author_additional |
AMARAL, Assunção José Pureza |
author_additionalStr |
AMARAL, Assunção José Pureza |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
ARAGÃO, Almerinda Silva de |
title |
Imagem do negro nos livros didáticos do 5º ano do ensino fundamental |
title_short |
Imagem do negro nos livros didáticos do 5º ano do ensino fundamental |
title_full |
Imagem do negro nos livros didáticos do 5º ano do ensino fundamental |
title_fullStr |
Imagem do negro nos livros didáticos do 5º ano do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Imagem do negro nos livros didáticos do 5º ano do ensino fundamental |
title_sort |
imagem do negro nos livros didáticos do 5º ano do ensino fundamental |
publishDate |
2018 |
url |
http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/711 |
_version_ |
1787154569717874688 |
score |
11.753735 |