/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Trans/formação no ensinar-aprender via Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP
O presente estudo objetivou analisar os movimentos formativos, tanto para os estudantes cursistas que participaram das aulas, como os monitores, futuros professores de Matemática e os professores formadores que coordenaram a monitoria visando a classificação na Olimpíada Brasileira de Matemáti...
Autor principal: | MONTEIRO, Pedro Enzo Barata |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2024
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7113 |
Resumo: |
---|
O presente estudo objetivou analisar os movimentos formativos, tanto para os estudantes
cursistas que participaram das aulas, como os monitores, futuros professores de Matemática e
os professores formadores que coordenaram a monitoria visando a classificação na Olimpíada
Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBEMP). Para isso, foram selecionados os
Monitores do Curso de Licenciatura em Matemática, Campus Universitário de Castanhal que
participaram do projeto Grupo de Ensino e Pesquisa em Olimpíada Matemática (GEPOM),
estudantes de escolas públicas de Curuçá e Castanhal-Pa e professores coordenadores do
Projeto como sujeitos da pesquisa. Para a produção dos dados, foram utilizadas as experiências
dos sujeitos em aula de Matemática, registradas por meio de observações e relatos desses. A
metodologia embasada em uma abordagem qualitativa, com enfoque nas narrativas, a partir das
quais destaquei as vozes dos sujeitos, dialogando com autores de referência. Nas análises,
evidenciou-se que o processo formativo em meio ao ensinar-aprender conteúdos matemáticos
que transitam. Foi entendido como potencializador da docência em meio a Formação Inicial |